Como Montar uma Vitrine de Inverno Vendedora

Em uma época em que o consumidor tem diversas opções de escolha e pode comprar no conforto do seu sofá com um clique na tela, estudar as estratégias de visual merchandising se tornou indispensável para montar uma vitrine, atrair clientes e vender mais.

A essência do visual merchandising é expor os produtos de maneira atrativa para incentivar a venda. A vitrine é uma excelente maneira de causar impacto no consumidor antes mesmo dele entrar na loja. É uma vendedora em potencial!

Neste post, vamos apresentar dicas para você atrair os olhares dos clientes e de todas as pessoas que passam perto da sua loja.

Quer saber todos os segredos para montar a melhor vitrine? Baixe nosso e-book exclusivo agora!

Renove o Cenário

O cenário que compõe a vitrine é um dos elementos mais importantes, pois é ele que emoldura os produtos disponíveis para venda. 

Não importa qual é a linha visual que a vitrine da sua loja segue: clean, minimalista, temática ou ambientada… existem alguns pontos que você precisa conferir antes de realizar periodicamente:

1 – Iluminação: todos os produtos estão iluminados de modo com que o cliente consiga visualizar os detalhes das peças? O cenário é importante, mas o foco principal sempre será os seus produtos. Confira se a iluminação favorece as texturas, acabamentos, modelagens e todos os outros benefícios que as peças do Grupo Elian possuem.

2 – Manutenção: Não vale montar um super cenário e seus manequins estarem todos arranhados ou então ter um adesivo completamente desbotado colado no vidro. Reveja todos os pequenos elementos que compõem a vitrine, tenha atenção redobrada aos pequenos detalhes.

3 – Disposição: essa terceira dica vale especialmente para lojistas do segmento infantil. Os manequins de crianças costumam ser pequenos. Para chamar a atenção, você precisa elevar os elementos ao nível dos olhos do cliente, que neste caso é a mãe, o pai, tias, avós… o adulto pagante.

4 – Elementos: Encontre maneiras de aplicar elementos como folhas e galhos secos e inclua objetos que lembrem o frio e criem uma atmosfera aconchegante, como tapetes, mantas e detalhes em madeira.

Como Escolher os Looks Para Compor a Vitrine de Inverno

A nova coleção começa a chegar e bate aquela vontade de mostrar tudo para as clientes. Abarrotar a vitrine de produtos parece tentador, mas não vamos cometer este erro. É muito mais eficaz colocar alguns itens selecionados, para que o cliente seja atraído sem causar confusão. 

Confira algumas dicas para ser eficiente na curadoria da vitrine: 

1 – Defina uma cartela de cores: Escolha dois ou três tons que combinem entre si para compor os looks da vitrine de forma harmônica, você também pode utilizar as peças da mesma família de estampa. 

O Grupo Elian faz sugestões de vitrines em todas as estações, peça para o atendimento ou seu representante o Guia de Coleção e aproveite este benefício!

2 – Mostre sobreposições: Os looks de inverno possuem mais detalhes e sobreposições. Lembre-se de otimizar o espaço que você possui disponível, por exemplo: Coloque a jaqueta aberta e aproveite para mostrar também uma básica que pode ser utilizada como segunda pele. 

Os clientes costumam ter dúvidas de combinação quando se adiciona uma terceira peça à composição. Assim você o ajuda a visualizar como se utiliza determinado produto.  

3 – Pense no estoque: procure por produtos que tenham uma boa variedade de tamanhos, é decepcionante quando você entra para comprar um produto e não tem mais disponível do seu tamanho. Faça uma otimização do que merece destaque!

Atualize com Frequência

Para chamar a atenção de quem passa, uma vitrine precisa ser atualizada com uma certa frequência. Substitua os itens em destaque para despertar a curiosidade do público. Isso não significa que é necessário trocar a vitrine inteira diariamente; essa mudança pode ser feita toda a semana, ou podem ser trocados poucos itens por dia, para criar sempre uma sensação de novidade e dar ao público mais opções.

Não se esqueça de que a vitrine tem como objetivo chegar tanto a consumidores que estão conhecendo sua loja pela primeira vez, quanto àqueles que estão familiarizados. É o caso de moradores ou pessoas que trabalham na região e passam em frente à loja todos os dias. Garanta que eles sempre tenham algo para olhar.

Coloque-se no Lugar do Consumidor

Saia da sua loja, caminhe em direção a ela e se pergunte se a forma com que sua vitrine está montada hoje chamaria sua atenção se você não a conhecesse.

Olhe ao redor e preste atenção nos olhares das pessoas. Em que direção elas olham quando estão na frente da loja? Tente medir onde fica a altura dos olhos das pessoas. É neste ponto que você deve caprichar na exposição dos produtos.

Vale ressaltar, nesse sentido, que é fundamental conhecer bem seu público-alvo. Somente assim será possível elaborar uma vitrine vendedora.

Quer trazer os melhores produtos para sua vitrine? Faça agora seu pedido da nossa coleção Primavera Verão 2022 pelo Venda Mais – a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

Escrito por Juliana Maia

Formada em Gestão de Marketing e em Produção e Design de Moda, com MBA em Gestão de Projetos. Branding, Direcionamento e Gestão de Marcas e Pesquisa de Cultura de Moda. Vivendo no mundo da comunicação e do marketing de moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *