A tecnologia 5G chegou ao Brasil e promete transformar todos os conceitos de conectividade que já estávamos acostumados.
Claro, o processo ainda está caminhando para se fixar no cenário nacional, mas o importante é que já se tornou uma realidade!
Em países como a Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, por exemplo, o 5G já está em uso, permitindo que pessoas, aplicações e equipamentos se conectem através de uma internet MUITO mais rápida.
E o que isso influencia no varejo online? Tudo!
Continue lendo a matéria e entenda mais sobre a tecnologia 5G e como ela irá impactar o desempenho do seu e-commerce!
O que muda com a conexão 5G no Brasil?
De forma bem simples, a maior mudança que acontece ao passarmos da 4G para a 5G é a maior (e põe maior nisso!) velocidade na transmissão de dados na internet.
Outro ponto bem legal da 5G é a sua baixa latência na transmissão de dados, ou seja, sua resposta mais prática e com menos atrasos de comunicação. Além disso, a internet 5G garantirá a redução nas quedas de internet. Se a conexão caiu, com certeza não é uma rede 5G!
E isso realmente irá ajudar no aumento de vendas? Sim! Ainda mais com a outra segurança que já está potencializando as vendas online: a efetivação da LGPD.
LGPD no e-commerce
Já ouviu falar em LGPD?
Hoje em dia chega a ser difícil encontrar alguém que nunca tenha se deparado com essa sigla. Mas na prática, você realmente entende sua relevância para o cotidiano do consumidor?
De forma bem resumida, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais garante a maior segurança do consumidor e de seus dados na internet, sendo uma medida de segurança e privacidade de alta relevância legal nos dias de hoje.
E o que isso interfere no seguimento de e-commerce? Tudo!
Sabe quando você vai fazer um anúncio online e faz uso do Pixel do Facebook para “rastrear” a jornada do consumidor? Com a LGPD muitos desses dados passam a ser ocultos e protegidos, aumentando a segurança desses usuários e garantindo que eles se sintam ainda mais seguros na internet.
E consumidor tranquilo é consumidor confiante ao realizar compras online!
5G no e-commerce, na prática, o que irá mudar?
Sabe quando você vai fazer uma compra online e o site trava ou seus dados móveis decidem não funcionar? Geralmente, quando isso acontece, é comum nós fecharmos o aplicativo e “deixarmos a compra para depois”.
E todo mundo sabe que esse “depois” nunca chega, porque acaba se perdendo no meio das inúmeras notificações e novos conteúdos das redes sociais.
Poder contar com uma tecnologia tão avançada, inovadora e veloz irá facilitar que situações como essa não voltem a acontecer!
E, graças ao tempo curto de resposta no carregamento de informações, será possível que as marcas adicionem ainda mais fotos e vídeos do produto, já que não haverá problemas com o carregamento dos dados.
Contar com mais recursos audiovisuais potencializará ainda mais a experiência de compra dos usuários, facilitando que eles se identifiquem com o que está sendo vendido.
Ta, que a 5G garantirá ainda mais velocidade na transmissão de dados, você já entendeu. Mas, na prática, o que irá mudar para o mundo do varejo online?
Primeiro de tudo, podemos esperar impactar ainda mais pessoas na internet. Como a 5G potencializará a qualidade da transmissão, mais e mais pessoas terão acesso à internet no seu dia a dia, o que garantirá que mais usuários possam se interessar pelo seu serviço ou produto. Segundo uma pesquisa da SingularityHub, acredita-se que até 2024 mais de oito bilhões de pessoas já tenham acesso ilimitado à internet.
Além das vantagens para o consumidor, os vendedores também terão ainda mais pontos de melhoria. Com a 5G será possível que ainda mais sistemas e plataformas auxiliares sejam utilizados para possibilitar análises, pagamentos bancários e sistemas antifraude.
E, aproveitando o gancho para falar de Internet das Coisas, com a evolução dos produtos smart, é possível que o processo de compra se torne ainda mais intuitivo para o usuário, sem que haja uma reflexão tão aprofundada sobre a necessidade de compra.
Quanto mais fácil for o processo de compra, menos será o tempo gasto pelo cérebro para decidir se aquela compra realmente é necessária. Ou seja: será ainda mais fácil atingir o consumidor com o uso de gatilhos mentais.
3 vantagens da rede 5G no e-commerce
Beleza! Agora que você já entende o que é a tecnologia 5G, já compreendeu um pouco sobre a LGPD e conferiu as mudanças que serão possíveis com o novo uso desta conexão de rede, chegou a hora de você conferir 3 vantagens que a rede 5G possibilitará para o seu negócio.
1. Maior imersão: Com a maior agilidade da rede 5G, será possível investir em realidade virtual aumentada, possibilitando que o consumidor sinta-se ainda mais imerso no universo da marca e no processo de compra.
2. Melhor atendimento: Com a 5G, o uso de mais vídeos e áudios possibilitará que problemas de comunicação entre clientes e marcas sejam resolvidos facilmente. Comunicação assertiva tende a trazer melhores resultados de vendas!
3. Mais vendas: A mais importante destas três vantagens, para nós, varejistas, com certeza é a melhor na performance de vendas. Com a maior velocidade e estabilidade de rede, será mais fácil manter a imersão do consumidor com a sua marca, concluindo mais compras por impulso e evitando o abandono de carrinhos nos e-commerces.
Curtiu esse conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários! Seu feedback nos ajuda a selecionar ainda mais conteúdos relevantes para você e para o seu negócio.
Você também pode conferir nossas outras matérias disponíveis clicando aqui.
Até a próxima!