A importância de ter uma persona e conhecer o seu público

Se o ideal é que tudo comece com um bom planejamento estratégico, por que com o varejo seria diferente? Além disso, você sabia que ter uma Persona bem definida é um dos princípios básicos para se compor boas estratégias?

Bom, talvez tudo soe familiar e você já esteja cansado de saber sobre isso, ou quem sabe esteja se perguntando: Persona, mas o que é isso? Pois saiba que se você ainda não está por dentro, chegou a hora de conhecer um pouco mais e entender a importância da persona para sua empresa. 

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que você saiba quem é o seu público, e principalmente, que você o conheça. 

Foi pensando nisso que eu trouxe esse tema tão importante. Continue a leitura do blog para saber mais.

Persona: O que é?

A persona é considerada um personagem fictício que representa um cliente ideal.

É peça chave em Campanhas e formas de criar relação com o consumidor. O principal intuito é entender pra quem de fato você vai vender. Quais redes sociais o seu público costuma utilizar? Em uma delas é interessante ter anúncios? São diversas formas que se pode estruturar a partir da coleta de dados.

Qual a diferença de Público Alvo x Persona?

Uma das principais diferenças entre público-alvo e persona, está nos detalhes. Enquanto a persona cria uma identidade bem definida, no papel de um personagem, o público-alvo se restringe a uma definição mais genérica dos consumidores. Definição mais ampla, não aborda hábitos, entre outros.

Exemplo de Público-Alvo:

Carlos, 46 anos, morador de Itajaí – SC, Engenheiro, classe média, 2 filhos, casado. 

Já a Persona, diferente do público-alvo, a representação acontece de maneira mais ampla, e com isso a Persona é direta e bem específica, com dados e detalhes que são de extrema relevância.

Exemplo de Persona:

Carlos, Engenheiro Civil, 46 anos, casado, pai de 2 filhos. Trabalha em uma Multinacional, e seu salário chega próximo de R$8.000,00. Nas horas vagas, Carlos costuma acessar o Facebook, e o Linkedin para se entreter e conversar com seus familiares que moram longe e amigos de longa data. 

Sua meta de vida é poder viajar uma vez por ano para o exterior com sua família, e poder apresentar várias culturas diferentes para seus filhos. 

Carlos é um homem vaidoso e uma de suas maiores preocupações é conseguir se manter saudável, por isso, frequenta a academia 5x na semana, e tem um cuidado especial com a alimentação.

Mas então, por que eu devo criar uma Persona?

Definir uma Persona significa se aproximar do seu cliente. E é por esse caminho que todo empreendedor deve percorrer: conhecendo seu cliente, se aproximando dele, aumentando a chance do seu negócio se tornar relevante para o seu público-alvo.

Definimos uma persona para nos auxiliar a conhecer os clientes da empresa e, a partir disso, conseguir definir estratégias para cativar o público. 

Entendemos  quais são os melhores canais de comunicação, ajustamos a linguagem e o tom de voz da marca, determinamos os tipos de conteúdo que serão compartilhados, entre outros.

Como criar uma Persona?

Existem alguns tópicos e coletas de dados que separei e que podem te ajudar nesse processo. 

Dados demográficos:

    • Qual sua idade? 
    • Qual sua escolaridade?
    • Qual o seu cargo?
    • O que você faz no seu trabalho?
    • Qual o segmento da sua empresa?

Perguntas Pessoais: 

    • Quais seus principais objetivos?
    • Quais seus maiores desafios no trabalho?
    • Quais suas responsabilidades?

Perguntas para Conteúdo:

    • Quais formatos de conteúdo você mais gosta?
    • Em quais redes você está presente?
    • Quais páginas você mais segue?
    • Que assuntos você gosta de acompanhar?

Existe uma série de perguntas que podem ser feitas para lhe ajudar a conhecer um pouco melhor o seu cliente. O mais importante é que, após elas serem respondidas, deverá ser feito a coleta desses dados juntamente de uma boa análise para poder estruturar bem a Persona. 

Então agora que você já sabe como funciona e está por dentro do que é e de toda a sua importância, que tal observar seus conteúdos, formas de abordagem nas suas vendas. Eles estão bem alinhados com os desejos dos seus clientes? Sua marca entende qual mensagem deve ser passada para atrair o público-alvo correto?

Bom, vou ficando por aqui, mas em breve retorno com mais um conteúdo que pode ser bem útil para você e seu negócio. Por isso, continue nos acompanhando e se você quiser sugerir um tema, fica à vontade aqui nos comentários, tá ok? 

Um abraço, e até o próximo!

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *