Descubra 4 tendências do mercado para 2023

A pandemia trouxe mudanças significativas, e com elas boa parte dos setores precisaram se reinventar. 

Não foi diferente para o varejo, onde se notou a necessidade de criar diferentes estratégias para conseguir acompanhar as novas demandas e a jornada de compra do consumidor, já que a percepção mudou tanto em relação a produtos quanto à experiências.

Em um mundo cada vez mais digital, dinâmico e instantâneo, conseguir prever e antecipar tendências acabou se tornando um poderoso aliado para os empreendedores.

Questões ambientais, sociais e tecnológicas foram pautas muito abordadas no decorrer do ano e, mesmo com toda a imprevisibilidade, alguns padrões puderam ser observados. 

No blog de hoje, eu trouxe um pouco mais sobre essas tendências para você conferir e evitar surpresas no ano que se inicia. Continue a leitura e acompanhe o conteúdo completo de hoje!

Tecnologia na jornada de compra

Acompanhar a jornada de compra é essencial para entender o comportamento do consumidor e alcançar sucesso com estratégias bem definidas. É importante pensar em cada etapa, e em guiar o consumidor em seu processo de compra. 

A tecnologia se torna peça fundamental para mapear e extrair dados com ferramentas de automação que ajudam no atendimento, tanto na primeira etapa quanto no pós-venda. 

Big Data e Inteligência Artificial são dois bons exemplos de tecnologias que já estão entre nós e trouxeram resultados muito assertivos.

O Big Data simplifica processos, focando na melhoria do atendimento ao cliente, oferecendo caminhos simples e inteligentes de acesso à informação, que facilitam a triagem do assunto e às vezes até solucionando a demanda completa pelo atendimento eletrônico.

Leia mais: Para que serve o Big Data no varejo?

E-commerce

Queridinho de uns, odiado por outros, o fato é que é inegável o quanto o e-commerce se mostrou um grande aliado para aumentar as vendas, ainda mais no período de pandemia, onde as vendas online dispararam. 

Não é nem de longe uma novidade, mas quem ainda não utiliza, é bom ficar atento porque a possibilidade de ano que vem você sentir essa necessidade é enorme. 

É o que mostra um estudo feito pela FIES (empresa americana de soluções em tecnologia), onde observa que o e-commerce deve crescer em média 56% até 2024. Já uma outra pesquisa realizada recentemente pela operadora de cartão Visa, é esperada uma movimentação de US$171 bilhões no Brasil com o volume das compras online. 

Tudo leva a crer que o futuro, além de estar nos detalhes, também está no e-commerce. Lojas físicas devem levar esse ponto em consideração e, caso ainda não tenha, é importante pensar em levar seus produtos para mídia on.

A presença online segue sendo crucial, e caso contrário, muitos lojistas correm o risco de perder muitos clientes,pois os mesmos estão em busca de uma compra acessível, fácil, rápida e conveniente, no conforto do lar.

Leia mais: Retenção de Clientes no e-commerce: como aumentar o ciclo de vida de seus consumidores

Marcas (e conteúdos) mais humanizados

Você já deve ter percebido que as pessoas estão começando a postar mais fotos sem filtros, mais reais, os famosos “photo dumbs”, não é mesmo? Carrosséis com mais zoom, publicações sem edição, sem mega produções, e sem grandes cenários. 

Essa é uma tendência de comportamento nosso, sem estar relacionado a marcas, porém, isso tende a cada vez mais se expandir e chegar até elas. As marcas cada vez mais precisarão criar conteúdos mais realistas. Mas isso não quer dizer que você não possa escolher algo mais elaborado, mas é sempre bom deixar bem claro que utilizar qualquer conteúdo sem conceito e estratégia, pouco irá ser útil para o branding da sua marca.

O assunto é longo, e as tendências não param por aí, mas agora que vocês já sabem um pouco mais sobre alguma delas que irão agitar o mercado em 2023, que tal se preparar e pensar em boas estratégias para aplicar no primeiro semestre do ano que vem?

Bom, eu vou ficando por aqui, mas você fique à vontade para comentar, sugerir temas e compartilhar nos comentários se você já conhecia alguma dessas tendências ou acrescentar outra que ficou de lado.

Até a próxima!

 

Escrito por Juliana Maia

Formada em Gestão de Marketing e em Produção e Design de Moda, com MBA em Gestão de Projetos. Branding, Direcionamento e Gestão de Marcas e Pesquisa de Cultura de Moda. Vivendo no mundo da comunicação e do marketing de moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *