Gerenciando conflitos, como tornar sua equipe mais unida e melhorar as vendas

Assim como o comportamento dos consumidores foi mudando através dos anos, o perfil de um chefe e de um gerente de loja também mudou.

Antes, um chefe era alguém que apenas delegava tarefas e cobrava resultados. Hoje, ao invés de um chefe, um gerente precisa ser um líder para a sua equipe. Alguém que ensina, escuta e gerencia conflitos da melhor maneira.

Quer tornar a sua equipe mais unida e melhorar as vendas? Então confira as nossas dicas!

 

Aprimore a sua Inteligência Emocional

Você sabe e o que é Inteligência Emocional? Se não, essa é a hora de entender o que é essa poderosa ferramenta para lhe ajudar a gerenciar conflitos e ser um melhor líder para a sua equipe.

©Mimi Thian

A Inteligência Emocional é, de acordo com a psicologia, a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções, além de entender e motivar os outros por meio de fatores não-intelectuais, desenvolvendo um comportamento inteligente que engloba diversos fatores.

Alguns dos principais fatores que devem ser aprimorados para a Inteligência Emocional são:

 

  • Empatia: se colocar na situação do próximo;
  • Percepção de emoções: sinais corporais, de voz e gestos que podem ajudar a entender o estado emocional de outras pessoas;
  • Controlar a emoção e usar as emoções (positivas e negativas) a seu favor;
  • Motivar a si próprio diariamente;
  • Capacidade de reagir e entender as emoções alheias
  • Habilidade em relacionamentos interpessoais: saber liderar e interagir com o grupo.

 

Um profissional calmo, que sabe lidar com as próprias e alheias emoções, que sabe ouvir e intermediar conflitos é um profissional com uma Inteligência Emocional aguçada e, consequentemente, um bom líder.

 

Estabeleça diálogo e tenha sucesso

Um dos maiores problemas nas relações profissionais é a falta de comunicação. Estabelecer um contato claro e sincero com a sua equipe é o ponto de partida para ganhar a confiança e credibilidade dos profissionais que trabalham com você.

Saiba ouvir os conflitos do dia a dia da sua equipe e também as suas ideias. Nunca faça pouco caso de alguma situação que para você pode parecer tranquila, mas que possa estar incomodando a sua equipe.

Organize reuniões com frequência para deixar sua equipe a par do planejamento da loja e também para conversar sobre conflitos, críticas e sugestões. Faça essas reuniões serem o mais informais possíveis para deixar sua equipe à vontade. Mostre-se aberto a tudo o que eles têm a falar e dê feedbacks do trabalho feito e dos resultados das ações realizadas.

©Kaleidico

Para melhorar as vendas e unir a equipe, é fundamental que você invista em ferramentas para melhorar a gestão da sua loja.

Dê voz a sua equipe

Uma das técnicas de liderança mais eficazes para unir sua equipe é mostrar o quanto cada profissional é importante. E você pode fazer isso delegando funções específicas para cada membro da equipe. Assim, não há conflitos sobre o papel de cada funcionário na loja e os mesmos se sentem mais importantes dentro da ambiente de trabalho e engajados em caminhar para o sucesso da loja.

Outro ponto muito importante é saber como construir uma equipe de sucesso. Baixe agora nosso e-book Retenção de Talentos com dicas exclusivas! 

 

Para que sua equipe tenha autonomia, é preciso investir em treinamentos constantemente, como estratégia de vendas, gerenciamento do tempo e até mesmo cursos sobre tecidos e modelagens são ótimas ideias de treinamentos. Um profissional bem capacitado é mais feliz no trabalho e traz melhores resultados para a sua loja.

 

Ofereça um bom ambiente de trabalho, traga atividades diferenciadas, estabeleça metas, recompensas e motive sua equipe diariamente. Confira mais dicas infalíveis para motivar a sua equipe de vendas! 

Além de uma equipe unida, para garantir bons resultados é preciso oferecer os melhores produtos aos seus clientes.

Já conhece a nossa novidade? O Venda Mais é a loja virtual do Grupo Elian exclusiva para lojistas que ajuda você a otimizar seu tempo e vender ainda mais!

Quer ser um revendedor de moda infantil e adulta? Converse com a nossa equipe de atendimento whatsapp: (47)99945-9234

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *