Case de Sucesso: conheça as estratégias de um empreendedor de e-commerce

No empreendedorismo, não existe fórmula mágica para atingir o sucesso. Cada negócio é único e, portanto, funcionará com estratégias diferentes. Os cases de sucesso ilustram justamente isso: quais passos e métodos foram usados e aprovados por uma empresa. Estudar as estratégias do seu concorrente é uma excelente forma de se posicionar e se destacar no mercado.

Ansioso para saber como colher os seus cases de sucesso? Conheça agora as melhores estratégias de um empreendedor de e-commerce!

©ijeab

 

O que é um case de sucesso? 

Muito usado em estratégias de marketing, os cases de sucesso são conteúdos eficientes para promover produtos e serviços. Eles mostram quais passos grandes empreendedores tomaram para chegar em um lugar de destaque.  

Também conhecido como estudo de caso, os cases são muito importantes pois trazem credibilidade ao servirem de exemplo a outras empresas que buscam aumentar seu rendimento ou marcar seu lugar no mercado.

Mas como não há fórmula que garanta a prosperidade do seu empreendimento, a regra de ouro é: evite usar um case como um manual de instruções.

Vamos mostrar aqui, no Crescer com Elian, quais as estratégias em comum que os cases de grandes empresas possuem e como aplicá-los na sua loja de roupas.

©Dragana_Gordic

 

Atendimento rápido e eficiente 

Os clientes são a base do varejo: são eles que definirão o comportamento de consumo da sua loja e é a partir desse dado que todas as estratégias devem ser construídas. A Netshoes, por exemplo, ganhou destaque sendo uma grande inspiração de empresa com foco no atendimento. Ao migrar para a internet, os sócios perceberam um aumento de 70% no faturamento do negócio. Por isso, decidiram focar somente no e-commerce, o que os transformou num grande varejista digital. 

A operação de e-commerce da Netshoes tem como maior preocupação garantir e manter a confiança do cliente, e você também deve fazer o mesmo. Vigie a reputação de sua loja na internet por meio das redes sociais e de sites como o “Reclame Aqui” e mantenha sua equipe sempre motivada. Criar alguns métodos para fidelizar os seus clientes também é uma boa pedida!

 

Confira 4 dicas que vão te ajudar a manter a ter uma equipe de vendas de sucesso. 

 

©jcomp

 

Boa logística para o e-commerce

Certifique-se de que suas entregas serão rápidas, dentro de prazos que não deixem a desejar para não desapontar o seu cliente. As entregas da Netshoes são muito ágeis e a empresa procura sempre estreitar os laços com parceiros de logística, como os Correios. 

O planejamento de logística é fundamental para evitar problemas com as entregas aos consumidores, aumento de custos, perda de produtividade e desperdícios. Uma boa estruturação nesses processos é a garantia de que o seu cliente pode encontrar os produtos que deseja, no momento, quantidade e local certo.

Baixe agora nosso e-book sobre como Vender Moda pela Internet!

Experiência de compra do cliente 

A Netshoes dedica-se muito em conhecer melhor o cliente, sendo uma das primeiras operações de e-commerce a aderir sistemas de personalização de dados com o objetivo de recomendar produtos aos seus consumidores. Com isso, as vendas aumentam e o relacionamento com o público fica mais forte. 

Para oferecer uma experiência de compra diferenciada ao seu cliente, é preciso, antes de tudo, identificar o seu perfil para que suas ações sejam bem direcionadas e assertivas. Você pode garantir isso criando conteúdos exclusivos em suas redes sociais e oferecendo promoções exclusivas aos seus clientes para que se sintam especiais e lembrados por sua loja, por exemplo.

©Freepik

 

A importância de anúncios e comunicação

Criar anúncios atrativos, com divulgação de ofertas ou descontos, por exemplo, é uma ótima forma de chamar a atenção dos seus clientes. Essa estratégia é bastante utilizada pela Dafiti, uma gigante do e-commerce brasileiro. Algumas opções para aumentar suas vendas através da internet são: 

  • Investir no Facebook Ads;
  • Gerar propaganda espontânea com pesquisas no Google;
  • Deixar o site da sua loja sempre atualizado;
  • Criar conteúdos engajadores nas redes sociais;
  • Enviar e-mail marketing.

 

Se você busca expandir sua cartela de clientes, aposte nas redes sociais. Além do Facebook, há muitas outras opções a serem exploradas em canais como Instagram e WhatsApp. Confira 3 dicas para vender moda pelas redes sociais! 

Além de colocar em prática todas essas dicas seguidas por empresas de destaque do e-commerce brasileiro, investir em uma grande variedade de produtos é fundamental para quem quer se destacar no mercado. Conheça as marcas do Grupo Elian no Venda Mais, a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

Quais estratégias acima você pode adotar na sua loja? Existe algum case de sucesso de alguma outra empresa que você admire? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *