Previsão de Vendas: o que é e sua importância para um crescimento sustentável

A previsão de vendas é uma estratégia usada para estimar a receita de uma empresa em um determinado período, visando seu crescimento de forma sustentável e sua consolidação no mercado.

Como o próprio nome sugere, é um cálculo do montante que uma empresa deseja receber em um exato momento futuro. Para isso, é preciso projetar objetivos e metas a partir da análise da realidade, para elaborar e aplicar estratégias de venda e de comunicação eficazes. 

Além disso, uma previsão de vendas bem planejada, é capaz de te mostrar, por exemplo, quais investimentos você pode fazer para aquela época e/ou os descontos mais viáveis de serem oferecidos.

O resultado é satisfatório: aumento nas vendas, redução de gastos, mais lucratividade e estabilidade financeira. Porém, é preciso estar ciente de que as informações aqui trabalhadas devem refletir as verdadeiras demandas e necessidades da empresa. 

Deve ser uma projeção real com embasamento técnico. Não se deve levar em consideração dados baseados em suposição ou achismo.

As vantagens da previsão de vendas

Além de ajudar a delinear o caminho para sua empresa alcançarmetas e objetivos, a previsão de vendas oferece uma gama de benefícios relevantes para a empresa, como:

1. Conhecer a realidade do negócio

A previsão de vendas demanda uma análise completa do histórico de vendas da organização. Com isso, é possível o gestor visualizar quais são os pontos fortes e fracos, analisando de maneira crítica a situação. 

Conhecer a realidade da empresa contribui para que os gestores possam elaborar ações mais eficazes para atingir as projeções. 

2. Crescimento corporativo sustentável

Uma das melhores vantagens da previsão de vendas é a possibilidade de vislumbrar um crescimento gradativo e sustentável da empresa.Nenhuma empresa cresce da noite para o dia. O crescimento deve ocorrer em etapas, para que possa ser consolidado.  

É nesse trabalho progressivo, que a empresa conseguirá fazer uma análise das ações bem-sucedidas e as que deram errado.

3. Conhecer o seu público 

O processo de previsão de vendas é estruturado principalmente nas necessidades dos consumidores. É o comportamento do público responsável pela eficácia das ações. Por isso, é preciso conhecê-lo bem. 

Pois, é quase impossível fazer uma previsão de vendas realista, se não houver uma análise completa da audiência e de seu comportamento.

4. Plano de contingência

Projetar situações futuras não diz respeito a somente vislumbrar resultados positivos. A previsão de vendas ajuda na identificação de eventuais problemas ou crises nos negócios, e ainda permite desenvolver um plano de contingência. 

Além desses quatro benefícios, ainda podemos afirmar que a previsão de vendas pode ser vantajoso, também para: 

    • Controle de Estoque
    • Equipe de vendas preparada e motivada
    • Ações de marketing eficientes
    • Atrair novos investidores

Com inúmeros benefícios, a previsão de vendas é capaz também de projetar situações de dificuldades e abrir oportunidades para superá-las.

Conclusão

As vendas são a parte mais importante de um negócio. Afinal, sem ela, seu produto e sua empresa não sobreviveriam por muito tempo.

A previsão de vendas é um método que permite projetar custos e investimentos,  criar ações, organizar a equipe e a empresa para alcançar os objetivos estratégicos almejados.

Com esse planejamento estratégico, é possível realizar análises que ajudem a entender o porquê um determinado produto vende mais em uma região, analisar o desempenho entre filiais da mesma região, comparar a rentabilidade de linhas de produtos diferentes, entre outros.

O resultado dessas projeções, é um crescimento exponencial de vendas em um determinado período, de forma saudável e sustentável, prevendo crises e controlando estoque. 

Para isso, existem fatores influenciadores, metodologias e cálculos para que a previsão de venda seja ainda mais assertiva e eficaz para seu negócio.

No próximo post, Previsão de Vendas: como calcular e qual melhor método para crescer sustentável, continuamos falando sobre esse planejamento norteador essencial para uma empresa que deseja se consolidar no mercado.

E você, quanto deseja ganhar e vender nesta próxima estação do ano? Quais são as ações que você projetou para ter um crescimento sustentável da sua empresa mesmo com a pandemia? Compartilha com a gente!

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *