Que tal uma metodologia capaz de definir o futuro da sua empresa? Você já ouviu falar em Objetivo e Resultados-Chave? O OKR, abreviação para Objectives and Key Results, tem como objetivo simplificar a forma de encarar os principais objetivos de uma empresa.
Embora seja prática e direta, não basta pensar em objetivos, resultados-chave e achar que a estratégia está pronta. Para garantir a efetividade desse método de gestão é preciso seguir uma série de passos importantes, que facilitam a sua adoção em qualquer tipo e tamanho de negócio.
Quer aumentar o foco, engajamento e agilidade? Neste post eu vou abordar essa poderosa ferramenta, quais seus benefícios e como implementá-la na sua loja, para que você consiga alcançar seus objetivos com maior facilidade, em um curto espaço de tempo.
O que é OKR ?
O OKR é uma técnica de gestão empresarial que ajuda os funcionários a entenderem como suas ações individuais impactam nos resultados da organização. Criada pelo ex-CEO da Intel, John Doerr, na década de 1970, essa estratégia atualmente faz parte da rotina de empresas como Google, LinkedIn, Oracle, Twitter, Sears e Netflix.
A grande diferença para os métodos tradicionais é que os OKRs são frequentemente definidos, medidos e reavaliados, na maioria dos casos trimestralmente. O objetivo é garantir que todos andem na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante.
Utilizando-se de ciclos de feedback frequentes, os times são capazes de visualizar o progresso de seu trabalho, para atingir seus objetivos, foco em resultados – e não somente em atividades. É um processo simples que envolve a perspectiva e a criatividade de cada time.
Os componentes do OKR e a fórmula de metas de Doerr
Como o próprio nome sugere, o OKR é composto por dois elementos: Objetivo (Objective) e Resultados-Chave (Key Results), e são medidos por meio de uma fórmula, criada por Doerr que contribui para estabelecer as metas.
O objetivo são descrições qualitativas do que deseja alcançar. Representa um problema a ser resolvido ou oportunidade. Eles devem ser curtos, inspiradores e envolventes, para motivar e desafiar a equipe.
Os resultados-chave são um conjunto de métricas que medem o progresso em direção ao objetivo. Para cada Objetivo, é sugerido ter um conjunto de 2 a 5 resultados principais, que representam benefícios mensuráveis para o negócio ou para o cliente.
Ou seja, os objetivos são qualitativos e devem tornar claro o que se deve buscar, além de manter todos engajados na missão em questão, e os key results devem ser quantitativos e mensuráveis para ajudar diretamente na conquista do alvo principal.
A fórmula de Doerr é a melhor maneira de explicar a estrutura de um OKR:
Eu vou {Objetivo} medido por {conjunto de Key Results}. Ou ainda:
Nós iremos {Objetivo}
Medido por
{Key Result 1}
{Key Result 2}
{Key Result n}
Note que a fórmula inclui tanto o que você deseja realizar como a forma de mensuração do atingimento. Os elementos cruciais são as palavras-chave “medido por”, uma vez que a medição é o que cria uma meta real.
Uma metodologia gerando muitos benefícios
O fato de o modelo não ser sistemático e com diversas regras inflexíveis, como comumente são as metodologias tradicionais, é o grande diferencial do OKR. Usando ciclos de metas curtos, a ferramenta permite um aprendizado mais rápido, consequentemente maior adaptação e agilidade para o negócio.
Dessa forma, as metas são mais tangíveis de alcançar e permitem que um erro seja corrigido rapidamente. Além disso, a clareza e simplicidade dos objetivos e resultados-chave são capazes de gerar um alto engajamento do time.
Para alcançar grandes resultados, é necessário grandes esforços. Mas o OKR mede os resultados, não a dedicação que a tarefa demandou. Sem contar que os times definem seus objetivos de forma alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.
De forma transparente, os times têm condições de compartilhar entre si seus objetivos. A transparência fomenta colaboração entre diferentes times, alinhamento e consequentemente ajuda na transformação da estratégia em resultados mensuráveis.
Além disso, os diretores falam claramente qual é a prioridade da empresa e como isso se desdobrará nos objetivos e resultados-chave. Tudo isso exige uma comunicação simples e clara, que seja capaz de ser compreendida por todos.
Como implementar OKRs na sua loja
De nada adianta traçar objetivos e resultados-chave e achar que a estratégia está pronta. Para ter resultados verdadeiros é preciso seguir alguns passos importantes, e se atentar a alguns erros comuns que atrapalham na busca da conclusão das metas.
Listo a seguir alguns passos para te ajudar na implementação dessa metodologia na sua loja de roupas.
1. Clareza e foco nas metas
Para elaborar OKRs eficientes é primordial ter em mente que enquanto o objetivo traz uma frase curta e engajadora que representa algo a ser melhorado, um resultado-chave deve ser mensurável.
Por isso, defina metas claras e inspiradoras, tanto para os objetivos primários quanto para os key results. Afinal, quanto mais objetivos e resultados-chave, menor o foco, e consequentemente, mais difícil de alcançar os benefícios desejados. Estabeleça entre 3 e 4 objetivos, e não mais que 5 resultados-chave.
2. Crie conversas bi-direcionais
Um ponto positivo nessa estratégia é que ela busca ouvir todos dentro da empresa, desde os gestores e líderes até os estagiários ou menor aprendiz. Ela é criada a partir de conversas bi-direcionais entre diferentes níveis na empresa.
Para obter resultados, é preciso mudar a visão de gestão e permitir que todos os colaboradores participem e contribuam na definição de metas. Quando todos trabalham juntos para criar objetivos e, em seguida, alinhá-los com a missão e as prioridades da loja, a produtividade e o engajamento aumentam.
Lembre-se que o OKR não representa o organograma da empresa! E cuidado com os silos: departamentos tradicionalmente isolados com suas próprias metas e projetos.
3. Estabeleça meta a curto prazo
Para que a metodologia seja eficaz, as metas dos OKRs não podem ser longas demais, por isso projete os objetivos para que possam ser alcançados em um curto prazo, como trimestres.
Uma dica é ter metas ambiciosas, porém, realistas. Se os objetivos são fáceis demais para alcançar seus resultados, talvez seja a hora de apostar em desafios maiores, que façam a sua loja, e seu time, desempenhar todo seu potencial.
4. Mensurar e acompanhar os resultados
Uma vez que houver equilíbrio entre metas “nem muito fácil, nem muito difícil” de atingir, é de extrema importância que os resultados sejam apresentados. Para que haja êxito, é preciso um acompanhamento constante dos resultados.
A mensuração de resultados é o ponto central na metodologia OKR. Definir metas perfeitas e não acompanhar toda semana é um dos maiores erros que observamos em iniciantes em OKR.
A transparência é um ponto importante nessa estratégia. Apesar das metas serem elaboradas com a colaboração de todos, é necessário, então garantir que elas sejam de conhecimento de todos, de que estejam visíveis e acessíveis também.
Um erro bastante comum é não organizar, armazenar e compartilhar as informações. Ao terminar cada ciclo de OKR, pode-se saber se os objetivos foram ou não atingidos através da avaliação dos Key Results.
Depois de alcançar que cada resultado for alcançado, é interessante comemorar. Reconhecer os esforços de seus colaboradores, é uma prática importante para elevar a motivação da equipe, incentivando-a a continuar dando o melhor de si.
E você? Ficou empolgado para começar a usar essa metodologia de gestão que já fez empresas virarem grandes negócios!? Compartilhe com a gente sua opinião.