Formas de pagamento indispensáveis para o seu comércio

Quem nunca teve sua atenção voltada para algum produto com um preço tentador, não é mesmo? Agora, imagine naquele exato momento, ainda se deparar com uma opção de pagamento favorável para o seu bolso. O fim dessa história, tanto eu, quanto você, assim como as respectivas faturas do cartão de crédito, conhecemos muito bem!

É por isso que oferecer boas formas de pagamento acabam sendo uma ótima forma de atrair clientes, ainda mais se eles costumam utilizar smartphone ou cartão de crédito na hora de comprar. É chegada a hora de se atualizar e entender um pouco mais quais as opções de pagamento essenciais para oferecer em sua loja. Afinal de contas, um ambiente agradável, um produto ou serviço realizado com excelência, e boas opções na hora de pagar, acaba sendo o mínimo que um cliente espera e merece. 

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto? No post de hoje, eu separei algumas opções para você estruturar e planejar suas vendas, oferecendo uma maior comodidade para o seu público.

E por que é tão importante diversificar as formas de pagamento?

A resposta é simples: quanto mais opções na hora de pagar forem apresentadas para o seu cliente, mais chances de ele realizar a compra. 

Atualmente, é cada vez mais raro clientes que costumam andar com dinheiro ou cartão de crédito por perto, por isso, flexibilizar essas opções de pagamento são essenciais para o seu negócio.

E quais seriam os meios de pagamento indispensáveis?

 

Dinheiro

O bom e velho dinheiro em espécie deve sim ser o primeiro dessa lista. Não é todo mundo que ainda anda com dinheiro no bolso, mas precisamos considerar a parcela que prefere apenas realizar uma compra à vista, no dinheiro. Nesse caminho ainda surgem os descontinhos extra para quem faz um pagamento à vista, ou a facilidade de não precisar esperar um banco autorizar a transação. 

Por outro lado, você deve sempre se atentar a dois fatores:

    • Tenha sempre uma grande variedade de cédulas no seu caixa para facilitar o troco. Convenhamos, é chato demais ficar esperando seu troco vir ou você não conseguir realizar uma compra porque o vendedor não tem o valor do troco.
    • Se atente a segurança do seu comércio. Invista em alguma medida de proteção e segurança na hora de retirar grandes volumes do estabelecimento.

Cartão de Débito ou Crédito

Uma das principais formas efetivas contra a inadimplência, além da praticidade no controle das transações, o cartão de crédito e de débito hoje em dia é quase que obrigatório. O “queridinho” na hora das compras, é um dos meios de pagamento mais utilizados e todo mundo deve imaginar o motivo. Além de prático, através do aplicativo do seu banco, você consegue acompanhar todo seu extrato, consultar e alterar seu limite, fora que as compras feitas são aprovadas na hora. Já para o lojista que recebe, pode haver um período de compensação do banco. 

Há muito tempo ele apenas era permitido para pagamento com o modelo físico, mas graças à tecnologia, hoje em dia conseguimos realizar transações totalmente online, sem a presença da “maquininha”.

Pix

Uma das opções mais recentes, mas não menos importante. Tanto é que o pix chegou tem pouco tempo, teve início apenas em 2020, mas já atraiu uma boa quantia de seguidores. Foi assim que se tornou uma das opções mais utilizadas pelos brasileiros nos últimos meses. 

Tudo isso, porque o Pix viabiliza transferências eletrônicas de qualquer valor, tanto para pessoa física quanto jurídica, e com apenas uma chave Pix ou um QR Code para pagamento. É em questão de segundos, que a mágica acontece, e o pagamento é transferido de uma conta para outra. 

Mas, para poder passar a utilizá-lo, diferente do boleto bancário, o cliente deve ter uma conta bancária cadastrada. E ele é gratuito apenas para pessoa física, para pessoa jurídica os valores acabam variando conforme taxas cobradas pelos bancos.

WhatsApp Pay

Mais que apenas um aplicativo, considerando que o WhatsApp já é uma das redes sociais mais utilizadas dos últimos anos, o recurso de pagamento WhatsApp Pay foi criado com o intuito de facilitar a vida de seus usuários, já que ele permite que sejam efetuados pagamentos dentro do próprio aplicativo do WhatsApp, sem a necessidade de entrar no aplicativo do seu banco.

O serviço não tem taxas, e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha um cartão de débito (Visa ou Mastercard). Porém, ainda não são aceitos pagamentos com cartão de crédito.

O WhatsApp Pay está liberado para modelos de celulares iOS e Android, e ainda possibilita cadastrar mais de uma conta, o que beneficia pessoas que trabalham com várias bandeiras de cartões. Ao fazer as transferências, o aplicativo aprova a escolha de qual conta usar.

Embora a cada ano que passa surjam novas opções de pagamento, sabemos que todas elas se aproximam cada vez mais do digital. Por isso, é importante ficar por dentro das tendências, estudar o público-alvo, observar os seus concorrentes, analisar prazos e as taxas de cada opção, considerar a experiência do seu consumidor, e lembrar sempre da segurança, tanto para você quanto para o seu cliente.

Apresentei apenas algumas, mas são inúmeras as opções para você tornar o processo de compra ainda mais acessível, e conforme compartilhei no post de hoje, quanto mais diversificadas forem as formas de pagamento, maiores as chances de conseguir efetuar vendas.

Agora que você já entendeu a importância de proporcionar meios de pagamento diferentes para o seu consumidor, que tal contar pra gente qual a opção que é mais utilizada no seu comércio? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários e continue de olho em nossos conteúdos. Em breve, teremos muitas novidades por aqui!

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *