Não é novidade alguma, mas os brasileiros continuam cada vez mais passando seu tempo em redes sociais. Nos últimos anos, as vendas têm se tornado ainda mais comuns nas redes sociais.
E isso se deve ao fato de cada vez mais as pessoas optarem por praticidade na hora de comprar. Basta perceber o quão confortável é efetuar uma compra de onde se está, sem precisar se locomover e enfrentar trânsito, e ainda poupar tempo nesse processo.
Pensando em fortalecer o seu negócio, é necessário observar as tendências de mercado, o estilo de vida e os hábitos de consumo do seu público.
E o importante também é criar uma rede social que seja atrativa e interessante para o consumidor. É nessa hora que muitos se perdem e precisam se atentar para otimizar o que já foi feito.
Por isso, o conteúdo de hoje foi pensando nos principais erros na hora de vender online e como podemos fazer para evitá-los. Continue nos acompanhando!
A importância da sua marca estar nas redes sociais
Podemos começar pensando quanto tempo estamos habituados a ficar no celular. Se você passa menos de 2 horas por dia, saiba que você é a exceção.
Conforme levantamento feito pela empresa NordVPN sobre os hábitos digitais dos brasileiros, os internautas passam mais de 41 anos na internet, o que equivale a 54% do tempo de vida médio da população.
Independente de você estar presente em outros meios, seja em lojas físicas, eventos, marketplaces ou sites, atualmente é necessário que o seu negócio esteja presente em alguma rede social. Afinal de contas, todo mundo está lá. E se você, lojista, quer vender ainda mais, precisa lembrar daquele velho ditado que diz “Quem é visto, é lembrado”.
E são tantas as opções de redes sociais, que você pode até escolher. Instagram, Facebook, Tiktok, Twitter, etc. É claro, tudo isso com uma boa análise de perfil do seu consumidor. Mas pode ter certeza que, em pelo menos uma delas, o seu público-alvo está.
A notícia que todo mundo gosta de ler: não custa nada. As redes sociais tem custo zero e não cobram valor algum para a criação da sua conta. Criar o perfil, pensar em uma estratégia de conteúdo, interações com os clientes, tudo isso não gera prejuízo financeiro e você consegue fazer gratuitamente. É claro que campanhas de anúncio tem custo, contratar agência de marketing especializada também, mas de modo geral, para você ter um perfil em alguma rede social você não vai gastar nada. Diferente de uma loja física onde você precisa pagar aluguel, funcionários e demais despesas.
Só que os descuidos na hora de criar uma conta ou até manter alguma que já existe, também acontecem e podem influenciar diretamente nas suas vendas.
Existem vários erros na hora de vender nas redes sociais. Listei os 5 principais e as formas de solucioná-los. Confira:
1 – Usar perfil pessoal ao invés de perfil profissional
No início, as redes sociais eram voltadas para interações e pessoas físicas. Publicava-se sobre assuntos pessoais e do cotidiano. Depois de muitas mudanças, observou-se que as redes sociais passaram a criar funcionalidades para perfis comerciais, porém, muitos lojistas não fazem essa diferenciação na hora de criar sua conta.
Tanto o Facebook quanto o Instagram te dão acesso a insights, métricas, informações do seu público e alguns recursos como, por exemplo, o Instagram Shopping.
Esses são ótimos recursos que podem ser aproveitados na hora de montar a estratégia para o seu negócio.
2 – Não estudar a concorrência
Sair criando conteúdo, promoções, lançar coleções, sem conhecer sua concorrência não é recomendado pois só irá te fazer perder tempo.
Analisar a concorrência não só é importante para você saber quais ações eles irão fazer que poderão impactar no seu negócio, como também as que você não deve fazer de forma alguma.
Lembrando que estudar e mapear a concorrência não é copiar ou criar campanhas e conteúdos iguais, é olhar como uma referência para o segmento e de forma inspiradora tentar superá-los. Observar seus erros e acertos acaba sendo fundamental. Talvez na falha de um, você consegue oferecer um serviço/produto que consiga se sobressair e atender a demanda do consumidor.
3 – Perder o “timing”
E lá vamos nós reforçar o quanto é importante conhecer seus consumidores, seus hábitos e dias e horários que mais utilizam as redes sociais para poder criar um conteúdo mais eficaz. Assim como conhecer uma pessoa boa na hora errada, receber uma mensagem ou criar uma campanha em um momento errado também acontece. E como acontece, né? Aquela mensagem 5x logo pela manhã te lembrando de uma promoção, aqueles e-mails chegando sem parar te lembrando de algum item que você deixou no carrinho.
Nesses casos, o interesse vai se perdendo aos poucos. E caso isso realmente aconteça, além da sua conta correr o risco de ter seu conteúdo silenciado, e perder alcance, você ainda pode parar de ser relevante para aquele consumidor. No caso, ele não vai mais receber o seu conteúdo porque parou de interagir.
4 – Informação dos produtos
O que mais acontece é você gostar de um produto, querer comprar, mas não ter informações de tamanho, preço, cores, disponibilidade. Nesse meio tempo você já perdeu metade do interesse, desistiu da compra, e dependendo da urgência, quem sabe foi até procurar na concorrência.
É importante deixar as principais informações do produto bem especificadas. Lembre-se que o consumidor que compra por rede social, é alguém cuja forma de consumir precisa ser ágil, prática. Dessa forma, o fácil e rápido retém a atenção.
Deixar feedbacks de clientes é uma dica bem interessante. Em muitos casos, as pessoas ficam com o famoso “pé atrás” na hora de comprar por não conhecer ou ter certeza do produto. Com os feedbacks e avaliações, geram uma maior confiança e credibilidade.
5 – Não investir em um bom atendimento ao cliente e deixar de realizar o pós-venda
Lembra daquela frase “A primeira impressão é a que fica?”. Pois bem, tanto em lojas físicas quanto nas redes sociais, é fundamental acompanhar o antes e o depois de uma compra.
Retornos não respondidos em curto tempo geram desinteresse. Por isso, seja em qualquer rede social, crie um cronograma de dias para apenas responder comentários. É fundamental criar essa rotina e mostrar ao seu consumidor a preocupação com a necessidade dele. E claro, se mostre sempre interessado em ajudá-lo. Informe sempre sobre prazos, datas e disponibilidade. Pergunte sobre como tem sido a experiência com o produto/serviço prestado e mantenha seu cliente bem informado de lançamentos e campanhas de desconto.
Leia mais sobre pós-venda: O pós-venda e seus efeitos nas lojas virtuais
A tendência é cada vez mais o consumidor realizar buscas avançadas em busca de um produto. Analisar referências, qualidade, comparativo de preços, buscar feedbacks de quem já comprou e aprovou ou não o produto, e se informar cada vez mais antes de realizar uma compra.
Com essas dicas, você pode se atentar ao processo e verificar se alguma delas você está fazendo e utilizar as sugestões de como corrigir isso.
Quer aumentar suas vendas nas redes sociais? Leia mais: 5 dicas para impulsionar suas vendas neste segundo semestre
Fique de olho em nossos conteúdos! Estou sempre em busca de compartilhar o melhor para te ajudar a alavancar as suas vendas!
Outra coisa, não esquece de comentar aqui o que você achou desse tema. Sugestão de outros assuntos também são muito bem-vindos por aqui.
Até a próxima!