Com o crescente número de pessoas cadastradas nas redes sociais, cada vez mais influenciadores digitais vêm ganhando mais visibilidade na mídia. É como um efeito bola de neve: você usa as redes sociais e acaba “adotando” um influenciador que representa os seus ideais e oferece um conteúdo meramente atrativo.
Mas hoje em dia ainda vale a pena contratar um influencer ou fazer uma parceria na internet? Já que mais e mais influenciadores de relevância são descobertos diariamente.
Nesta matéria você irá descobrir o que são influenciadores digitais, como fazer uma parceria vantajosa com eles e, por fim, se vale mesmo a pena investir sua verba em um contrato como este.
Para encontrar estas respostas, é só continuar lendo esta matéria!
O que são Influenciadores Digitais?
Sabe quando você quer comprar algum produto novo e precisa da opinião de um amigo? De forma bem resumida, um influenciador digital é exatamente isso: uma subcelebridade que influencia suas tomadas de decisões.
Claro, não são todos os influenciadores digitais que trabalham com anúncios e mais anúncios de produtos diversos, às vezes eles só curtem contar suas receitas do dia a dia ou ensinar você a usar o photoshop, por exemplo. Porém, em todas as vezes, um influenciador está ali para agregar algo para você, oferecer alguma forma de conteúdo que atraia seu público.
Erra quem pensa que influenciador digital é aquela pessoa que tem milhões e milhões de seguidores mas que nunca publica nada nas redes sociais. Quantidade de seguidores não é parâmetro para que alguém se torne um influenciador. Existem diversos influencers que contam com menos de 10 mil seguidores nas redes sociais e, mesmo assim, são relevantes no seu segmento.
Para ficar claro, pense da seguinte forma: essa pessoa consegue impactar seus seguidores e gerar uma interação genuína com eles? Desde comentários em fotos até interações nos stories.
Se a resposta é sim, então ele tem um poder de influência sobre seus seguidores, ou seja, é um influenciador digital. Pense assim: se gerou interação, conexão, persuasão e conversão, é um influenciador.
Lembrando que não existem influenciadores apenas no Instagram, ok? Todas as redes sociais contam com influenciadores, pois, se a rede social existe, é porque alguém está sempre usando sua plataforma.
Então vamos de resumão para saber se alguém é um influenciador digital:
→ Produz conteúdo? Sim!
→ É relevante para seus seguidores? Sim!
→ Possui bom ou ótimo número de interações com seus seguidores? Sim!
→ Possui regularidade na publicação de seus conteúdos? Sim!
Como contratar um influenciador?
Antes de sair contratando qualquer influencer, é preciso estar atento ao seu público-alvo. Se você trabalha em um açougue, por exemplo, não faz sentido você contratar um influenciador de receitas veganas.
Claro, foi um exemplo bem extremo, mas o contexto é esse.
Definiu qual o público que você quer atingir? Show, agora é a hora de analisar os influencers que mais se encaixem com o perfil do seu target, levando em consideração a audiência que ele atinge e a relevância de suas publicações com este consumidor.
Lembre sempre: quantidade de seguidores não é sinônimo de influenciador digital! Normalmente, contar com influenciadores que possuem uma rotina e um estilo de vida mais parecido com o do seu consumidor final, geralmente traz mais resultados que apostar em um profissional com milhões de seguidores e uma realidade diferente do target.
Então, para ficar ainda mais claro: leve SEMPRE em consideração o que é mais relevante para o seu público-alvo.
Outro ponto mega importante que é preciso ser levado em consideração antes de você contratar um influenciador digital é: saber qual o motivo desta contratação. Parece bem óbvio, mas às vezes a empolgação fala mais alto que a razão e é comum ficar perdido.
Por isso, estruture uma campanha e defina seus objetivos antes de contratar um influenciador digital.
Beleza, você decidiu o objetivo da sua campanha e qual o influenciador digital mais relevante para o seu negócio, mas como você consegue contratá-lo? A resposta é que depende.
Alguns influenciadores contam com agenciamento e agentes particulares. Nestes casos, é preciso entrar em contato através do e-mail deste profissional e solicitar o envio do mídia kit. Mídia kit é o “catálogo” de serviços, podemos dizer, onde estarão os pacotes e os serviços disponíveis para a contratação, todos já acompanhados dos preços finais.
Caso o influenciador seja menor ou só não tenha um e-mail definido para contato, você pode solicitar um orçamento através das redes sociais mesmo ou, quando estiver disponível, através do e-mail particular deste profissional.
Parece um bicho de sete cabeças, mas é só ler a bio do influenciador.
Ainda vale a pena contratar um Influenciador Digital?
Depois de tudo que já foi falado aqui, você provavelmente já sabe a resposta: com certeza! No mundo das vendas, quem é lembrado é valorizado. Isto é fato.
Contar com um ou mais influenciadores digitais para realizar uma ação ou uma campanha é sinônimo de sucesso e aproximação com seus clientes. Pense assim: você leva mais em consideração a opinião de seu amigo ou um anúncio que aparece enquanto você olhava os stories?
Vale a reflexão, né?
Curtiu este conteúdo? Aqui no blog você encontra mais matérias tão interessantes quanto esta, é só clicar aqui para acessar.
Quer saber mais sobre algum assunto específico? Comente aqui embaixo, assim sua dúvida pode aparecer por aqui em forma de conteúdo.
Até a próxima!