Google Meu Negócio: o que é e porque ele é tão importante para o seu negócio

Pode até ser que você ainda não tenha se familiarizado com o nome, mas provavelmente já precisou buscar algo no Google e se deparou com ele. 

E também parece exagero, mas sim, o Google Meu Negócio é importante demais e já já você vai entender um pouco mais o porquê disso. 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e disponível pelo Google para potencializar seu alcance próximo a região de sua atuação, onde você cadastra dados da sua empresa e consegue facilmente ser encontrado na rede de pesquisas do Google. 

Quer saber um pouco mais sobre ele? Continue a leitura e nos acompanhe em mais um conteúdo oferecido pela Elian.

O que é e como funciona o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio foi criado em 2014, com a ideia de facilitar a vida das empresas para unificar as informações, já que em apenas uma plataforma você encontra diversas informações e dados de empresas cadastradas, desde localização, horários de funcionamento, website e contato, produtos e serviços oferecidos, entre outros recursos. 

Desde então, a ferramenta segue sendo gratuita e considerada um poderoso aliado  para o comércio e também uma excelente forma de aumentar a sua presença digital, fazendo com que gere conexões e uma facilidade de ser encontrado em sua região. 

O legal disso tudo, é que sua empresa pode ser localizada tanto na Rede de Pesquisas do Google, quanto no Google Maps, por isso, é importante manter atualizada a imagem cadastrada e as informações do seu perfil, assim como localização, horários de funcionamento.

Também é importante lembrar que ela precisa estar alinhada com seu posicionamento digital, pois depende de você não deixar a conta esquecida e mantê-la sempre atualizada. Mas isso é algo que eu reforço daqui a pouco, com outros pontos importantes na hora de cadastrar ou otimizar a sua conta.

E quais as vantagens de criar um perfil no Google Meu Negócio?

Bom, aparecer no Google já deveria ser por si só, um grande motivo. Mas, uma das principais vantagens de criar sua conta é a possibilidade com que clientes em potencial encontrem sua empresa ou comércio, ainda mais quando eles estão próximos da sua loja. 

Outro ponto relevante a ser considerado, é que o Google Meu Negócio gera uma segurança maior, fazendo com que o seu público-alvo se sinta atraído, já que dentro do seu perfil é permitido que você inclua fotos da localização, produtos e serviços, assim como também existem as avaliações de quem já frequentou seu espaço ou adquiriu algum serviço, o que gera mais confiança.

E como criar uma conta no Google Meu Negócio?

Agora que ficou mais claro o porquê você deve criar sua conta, esse é o momento de observar bem as nossas dicas, finalizar a leitura desse post e ir direto criar o seu próprio perfil de negócios. É simples, e rápido. Confira agora:

    • Acesse o site do Google Meu Negócio. 
    • Clique em “Continuar”, caso você ainda não tenha o seu perfil criado por lá, nessa hora é preciso estar logado no seu e-mail 
    • Agora, comece preenchendo o nome da sua empresa ou serviço, escolha o modelo que funciona, e a segmentação. 
    • Em seguida, você vai confirmar que tem a autorização para gerenciar a empresa e o local do seu negócio. Logo será redirecionado para o seu painel de controle. 
    • Até começar a usar, você vai precisar esperar chegar um código. Há algumas formas de fazer a verificação: telefone, mensagem de texto, e-mail ou vídeo. Em alguns casos, será preciso verificar com mais de um método.
    • Depois de recebê-lo, preencha o campo com código recebido, e após a verificação concluída, você vai poder confirmar sua empresa ou serviço e, seguir os próximos passos que a própria carta enviada pelo Google orienta, lembrando de adicionar ainda mais informações em sua página.

Se ficou alguma dúvida, existem diversos tutoriais no próprio Google para te auxiliar na hora de criar sua conta.

Melhores formas de usar sua conta

Atente-se às avaliações

Mantenha um combinado de pelo menos a cada dois dias, entrar em sua conta para ver como está performando. Sim, pra quem tem Instagram, Facebook, Linkedin, Tik Tok, Twitter, e tantas outras redes sociais pra cuidar quase que diariamente, não seria diferente com o Google Meu Negócio.

Afinal, uma avaliação ruim pode ser o ponto decisivo que algum cliente deixou de contratar o seu serviço ou visitar sua loja. Com isso, é importante sempre responder as avaliações em até 48 horas. Sejam elas boas ou ruins.

Mantenha seus dados atualizados

Muita gente ainda esquece, mas na hora que você muda sua loja de local, o nome da sua empresa, ou até mesmo a segmentação, é importante que isso também seja atualizado em todas as redes sociais e ferramentas em que você possui, e isso inclui o Google Meu Negócio. 

Pensando nisso, recorda quantas vezes você já procurou uma loja que sempre comprava, mas a foto na hora de buscar no Google ainda é a da primeira localização. E detalhe, o telefone nem é mais o mesmo. Então, como você vai conseguir entrar em contato nessas horas? O jeito é torcer pra rede social estar atualizada, mas lembrando que nem todos se renderam às redes sociais, ou procurar uma outra loja do mesmo ramo.

Por isso, tanto as fotos, quanto o horário de funcionamento devem ser revistos, no mínimo, a cada seis meses. Principalmente em épocas de final de ano, em que os horários se estendem e o comércio geralmente tem um horário diferente.

Monitorando sua performance da conta

Por último, mas não menos importante: entender melhor o comportamento dos seus consumidores. Quanto mais você acompanhar a performance da sua conta, melhor será a sua compreensão para definir novas estratégias.

Cadastrar a sua loja nessa ferramenta, além de proporcionar ao negócio mais credibilidade e maior facilidade de localização, também promove a interação com outros usuários do site e melhora o relacionamento com o cliente. Ótimo aliado para auxiliar o comércio varejista com novos insights e criar autoridade para o seu negócio.

Agora que você já percebeu as inúmeras vantagens de ter sua conta no Google Meu Negócio, em pouco tempo você vai obter bons resultados utilizando essa ferramenta gratuita.

Vou ficando por aqui, mas continue de olho em nossos conteúdos! Estou sempre em busca de compartilhar o melhor para te ajudar de alguma maneira a potencializar suas vendas.

Outra coisa, não esquece de comentar aqui o que você achou, e se já conhecia esse tema. Fique à vontade para sugerir outros assuntos também, são muito bem-vindos por aqui.

Até a próxima!

Escrito por Mayana Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *