Marketplace para Varejo de moda, como funciona?

Hoje em dia, o que mais se encontra na internet são marketplaces. Amazon, Magazine Luiza e a Shopee são só alguns dos milhares de exemplos que podemos encontrar no dia a dia. 

E não é à toa, estamos 100% conectados ao mundo digital com as redes sociais, com as plataformas de notícia e, até com os jogos que os filhos vivem jogando. 

Como a vida está migrando para o digital, é comum que mais e mais marcas comecem a aderir ao meio online para alcançar ainda mais pessoas. É aí que entram os marketplaces.

Nós já falamos sobre marketplaces por aqui, mas para ficar mais claro, é melhor darmos uma recapitulada.

Características de um marketplace

Um marketplace é uma espécie de shopping center, só que com o diferencial de estar na internet.

O marketplace é uma plataforma online onde diversas marcas ofertam seus produtos e serviços, podendo, muitas vezes, estarem divulgando produtos similares (ou até iguais). 

A grande vantagem de um marketplace para o consumidor é poder fazer uma pesquisa de custo e benefício muito mais eficiente e rápida, já para o vendedor, o maior ponto de destaque está na visibilidade e no valor agregado. 

Um marketplace pode ser dividido em diversas categorias mas, a mais relevante para nós hoje, com certeza é o modelo de marketplace de venda de produtos físicos.

O mercado do varejo digital de moda

Falou em moda (principalmente em fast fashion), falou em venda online. Hoje em dia, quem não vende no digital não vende nem metade do que poderia estar vendendo. 

É extremamente complexo e difícil conquistar vendas gritantes, nos dias de hoje, sem fazer uso da mídia digital. 

E olha que não se encaixam apenas anúncios nessa informação!

Claro, isso não diz respeito à qualidade ou ao valor de um produto, necessariamente, e sim, geralmente, à falta de visibilidade da marca para o consumidor e pelo destaque na mente do mesmo. 

Agora, se pararmos para pensar que até mesmo negócios com produtos perecíveis (como alimentos) são vendidos na internet, ou seja, produtos que não podem ser produzidos em larga escala, obviamente o mercado do varejo de moda também estaria presente, vendendo produtos que não tem uma data de validade. 

Justamente por isso que o modelo de marketplace de venda de produtos físicos é o mais relevante para nós hoje.

Beleza, vender produtos de moda na internet é um verdadeiro sucesso, mas por que pagar para vender em um marketplace ao invés de investir em um site próprio? 

A resposta é: visibilidade. 

Claro, ser lembrado pelo cliente é algo legal e toda relação bem construída com ele precisa ser valorizada, mas com a visibilidade de um marketplace você pode alcançar ainda mais clientes e se tornar relevante para ainda mais pessoas. 

Em resumo: ao lidar com um mercado tão concorrido, acirrado e veloz quanto o de moda, contar com a visibilidade, o reconhecimento e com a facilidade de compra de marketplace tornará suas vendas ainda mais fáceis.

Marketplace in ou marketplace out, qual escolher?

Existem dois modelos de marketplace encontrados atualmente: o marketplace in e o marketplace out. 

O marketplace in diz respeito a uma empresa que, por já ser muito relevante e conhecida, começa o seu próprio marketplace. Esse modelo diz respeito à aquelas marcas tão grandes que, para outras marcas, é super rentável vender naquele site. Um grande exemplo de marketplace in é o site da Renner, por exemplo, já que vende as roupas e artigos de sua loja e ainda faz vendas de relógios de outras marcas que optaram por alugar um espaço em seu site. 

Já o marketplace out diz respeito a todas aquelas marcas que optam por vender seus produtos em um site terceirizado (como a Shopee, por exemplo).

Exemplos marketplaces de moda

Depois de tudo que já falamos por aqui, é fácil compreender que vender utensílios de moda em marketplaces é uma ótima ideia! Então chegou a hora de você conferir quais as melhores opções para vender sua marca de varejo de moda.

Renner 

Falou em varejo de moda, lembrou da Renner. Mesmo estando a pouco tempo de cara nova no mercado digital, a Renner com certeza já garantiu sua fatia do bolo. Com o sucesso do seu site online, a marca de fast fashion optou por transformar seu e-commerce em um marketplace in (o que deu muito certo para ela).

Riachuelo

Outra marca muito conhecida pelos brasileiros é a Riachuelo. Com mais de 300 lojas físicas integradas ao seu marketplace, esta marca com certeza é mega relevante e uma ótima opção para você levar em conta! 

C&A

De longe uma das marcas de moda mais conhecidas pelos brasileiros, a C&A é uma ótima opção para quem está desejando vender em algum marketplace de varejo de moda. Além da visibilidade de contar com um marketplace como o da C&A, anunciar no site dessa marca pode ser uma estratégia boa, não só para os vendedores de marcas de moda, já que além de roupas a marca também anuncia eletrônicos e mais produtos diversificados. 

Quer saber sobre algum assunto específico? Deixe seu pedido nos comentários! Assim nós podemos responder sua dúvida por aqui. 

Você também pode conferir nossas outras matérias disponíveis clicando aqui.

Até a próxima!

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *