Novas lojas, novas formas de comprar e novas concorrências surgem a cada dia. Com tantas opções disponíveis aos consumidores, é preciso pensar em estratégias capazes de potencializar suas vendas.

Um dos principais objetivos dos programas de fidelidade é aumentar a retenção de clientes, afinal, oferecer benefícios adicionais aos clientes é uma forma de criar um vínculo com os mesmos.

Além disso, um programa de fidelidade pode ser usado como ferramenta para conhecer seus clientes, já que com os dados coletados é possível fazer análises sobre as melhores estratégias de marketing, promoções e melhorias de atendimento.

Mas, por onde começar? Para lhe ajudar, trazemos dicas infalíveis para você criar um programa de fidelidade eficiente. Confira!

Defina a estratégia do seu programa de fidelidade

O primeiro passo é definir qual será a estratégia a ser utilizada no programa de fidelidade da sua loja, mas, antes disso, é extremamente importante fazer uma pesquisa para conhecer um pouco melhor seus clientes e analisar qual é a melhor tática para o seu público-alvo.

©Bench Accounting

Conhecendo seus clientes, é mais fácil descobrir do que eles gostam e qual programa de fidelidade eles estariam interessados em fazer parte. Nutrir o relacionamento com os seus clientes é indispensável para um bom programa de fidelidade.

Que tipo de produto o seu cliente quer? Até quanto quer pagar? Quando e como quer comprar? Essas são as perguntas que você pode começar a se fazer para definir a sua estratégia.

Outro ponto importante é criar um nome simples e criativo que desperte a curiosidade dos clientes. Com um nome que chame a atenção, os consumidores irão se interessar em conhecer os benefícios.

Estabeleça regras e funcionamento

Após definir a estratégia, é preciso que você estabeleça as regras e também como vai ser o funcionamento do seu programa de fidelidade. Esteja atento aos seguintes aspectos:

 

  • Quais serão as recompensas (descontos exclusivos, vale compras, prêmios, experiências diferenciadas).
  • Quanto vale cada ponto (quantidade de pontos X valor gasto).
  • Como será o controle dos pontos (por cartões com carimbo, cartões magnéticos, pontuação virtual, etc).
  • O prazo de validade dos pontos.
  • Como e de quanto em quanto tempo os pontos podem ser resgatados.

 

É importante que a sua loja seja o mais transparente possível com os clientes e deixe cada item extremamente explicado para não ocorrer confusões. Quanto mais visível estiver o regulamento do seu programa de fidelidade, mais atrativo ele será.

Se possível, invista na automatização do programa para que seja mais fácil a contagem de pontos e o controle de recompensas. Conheça 4 aplicativos para ajudar na gestão da sua loja

 

Faça parcerias

Uma forma de viabilizar o valor do seu programa de fidelidade e não precisar investir muito é fazer parcerias com lojas de outros segmentos.

Você pode, por exemplo, fazer parceria com uma agência de viagens e oferecer recompensas para determinados destinos, ou até com o cinema da sua cidade e oferecer ingressos gratuitos para os seus clientes.

Quanto mais parcerias você conseguir, mais opções de prêmios conseguirá oferecer aos seus clientes com diversas pontuações.

 

Engaje seus clientes

É fundamental que você divulgue o seu programa de fidelidade com muita frequência. Posts em suas redes sociais, spots na rádio e o boca a boca são essenciais para atrair mais clientes.

O alvo da comunicação deve ser o interesse dos seus clientes. Pense em uma comunicação atrativa, que realmente ofereça benefícios e facilite a vida dos consumidores.

©William Iven

Faça promoções específicas que engajem ainda mais o público-alvo, como oferecer uma pontuação bônus para quem se fidelizar ao programa em determinado dia.

Seja o tipo de loja que pensa primeiro na satisfação dos seus clientes, se destaque da concorrência com um ótimo programa de fidelidade e tenha ainda mais lucros!

Quer se destacar das concorrências? Acesse o Venda Mais e conheça nossas marcas!Ou converse com nossa equipe de atendimento pelo whatsapp:(47)99945-9234

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *