Saiba como organizar um evento em sua loja

Uma das estratégias mais eficazes para fidelizar e atrair novos clientes é oferecer eventos diferenciados na sua loja. Pode ser a inauguração de uma nova coleção, a mudança de estação, uma data comemorativa, ou até mesmo investir em um evento em época de baixo fluxo de vendas.

Apesar de parecer complicado, organizar um evento não é nenhum bicho de sete cabeças. Para o sucesso do seu evento, é preciso de um bom planejamento e focar na organização dos detalhes.

Confira as dicas do Crescer com Elian e saiba como organizar um evento na sua loja com excelência!

 

Comece pelo planejamento do seu evento

A parte mais importante para o sucesso de um evento acontece antes mesmo do evento em si, que é o planejamento.

Planejar o evento com antecedência é a segredo para conseguir economizar no investimento e garantir que todos os detalhes saiam como o esperado.

Não sabe por onde começar o planejamento? Inicie colocando todas as suas ideias no papel. Mesmo que algumas não sejam a melhor opção para o momento, quem sabe seja uma grande ideia para o futuro.

©STIL

Depois de colocar todas as ideias no papel, é hora de responder algumas perguntas:

 

  • Que cliente eu quero alcançar? (faixa etária, sexo, clientes novos ou antigos, etc)
  • Qual a melhor data? (eventos nos fim de semana tendem a ter uma melhor aceitação pelos consumidores)
  • Será disponibilizado convites ou será aberto ao público?
  • Quais são os fornecedores necessários? (comida, bebidas, atrações)
  • Qual será a identidade do evento? (nome, temática, design)
  • Qual o orçamento disponível para esse evento?
  • Qual será o formato do meu evento? (workshop, palestra, brincadeiras, dinâmicas, coquetel com música, etc)

Vale lembrar que não existe uma fórmula pronta para desenvolver um evento. Tudo depende do objetivo do seu evento e de todos os pontos citados acima. As mesmas perguntas podem servir para criar um cronograma de tudo o que você deve resolver até o dia do evento.

DICA: É preciso que o cronograma esteja claro a todos os fornecedores.

 

O mais importante é que todo o planejamento seja feito feito em torno do orçamento disponível, afinal, um evento é para trazer novos clientes e lucros futuros para a sua loja, não prejuízos.

 

Decore a loja e organize o evento

Após definir o tema e os diferenciais do seu evento, é hora de colocar em prática a decoração de loja e organizar os detalhes.

O melhor é decorar a loja após o expediente, no dia anterior à data, para gerar curiosidade e surpresa aos clientes.

Caso não seja possível, decore a loja no dia estipulado, mas comece o mais cedo possível para evitar eventuais atrasos.

Caso seu evento seja um workshop ou uma palestra, organize o ambiente e verifique se há lugares para todos os clientes inscritos sentarem. Os assentos devem estar posicionados de forma que todos tenham uma boa visão de ontem acontecerá a atração.

Se necessário, reveja o seu layout para o dia. Remova alguns balcões e expositores para que haja mais espaço na loja.

Um tapete diferenciado, balões (metalizados ou coloridos), flores ou elementos que remetam ao tema do evento finalizam a decoração.

Um ponto muito importante para o sucesso de um evento é oferecer algumas comidas e bebidas. Salgadinhos, mini sanduíches, docinhos e todo tipo de cardápio que seja fácil de comer sem a necessidade de talheres são ótimas opções. Para as bebidas, sucos, refrigerantes e até mesmo água saborizada – ótima opção para servir e decorar o ambiente.

Caso seja um lançamento de coleção, sem nenhuma atração específica, é interessante pensar em um DJ, ou selecionar uma boa playlist para tocar no dia. A música deixa o ambiente mais descontraído para os clientes.

 

Divulgue seu evento e ofereça uma experiência diferenciada

Convide clientes pelo WhatsApp, divulgue seu evento com antecedência nas redes sociais e atraia mais clientes para a sua loja. Crie um conteúdo exclusivo com teaser oferecendo um “gostinho” do que haverá no dia do evento. Por exemplo, se você vai promover uma palestra, peça para o palestrante fazer um vídeo curto para compartilhar.

Potencialize sua marca fazendo a cobertura de fotos no dia do evento. Poste Stories no Instagram, faça Live (vídeo ao vivo) e mostre o que está acontecendo para os clientes que não foram.

Outra boa estratégia é oferecer descontos, condições especiais de pagamento e entregar brindes aos convidados. Os clientes estarão envolvidos com a experiência, sendo uma ótima oportunidade para gerar mais vendas.

Se na sua loja as compras podem ser feitas em 4x, por exemplo, no dia do evento estenda para 10x, ou dê um desconto maior à vista. Condições únicas geram um sentimento de exclusividade.

 

©Square

Sabe qual o melhor método para ter sucesso no seu evento? Oferecer peças de qualidade aos consumidores! O Venda Mais é a loja online do Grupo Elian que otimiza seu tempo e o ajuda a vender mais. Faça seu pedido agora!

Tenha um atendimento rápido para atacadista!Entrando em contato com nossa equipe pelo whatsapp: (47)99945-9234

 

Escrito por Juliana Maia

Formada em Gestão de Marketing e em Produção e Design de Moda, com MBA em Gestão de Projetos. Branding, Direcionamento e Gestão de Marcas e Pesquisa de Cultura de Moda. Vivendo no mundo da comunicação e do marketing de moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *