Dicas de abordagem ao cliente, como realizar uma boa venda

O consumidor atual busca cada vez mais uma experiência de compra diferenciada. Assim, os lojistas precisam buscar estratégias para oferecer muito mais que preços e produtos aos clientes.

Além de uma decoração atrativa e produtos de qualidade, é preciso estar atento à abordagem ao cliente para realizar uma boa venda e fidelizar clientes. Confira agora nossas dicas exclusivas!

 

A maneira correta de abordar um cliente

Muito se fala sobre como abordar um cliente de uma forma atrativa e fugir do clássico “Não preciso de ajuda, estou apenas dando uma olhada”. O primeiro passo para um bom atendimento em loja de roupa é entender que as pessoas só compram algo quando possuem uma necessidade ou querem solucionar um problema.

É preciso então que você crie um roteiro de abordagem para que o seu cliente perceba que ele tem um problema e que o seu produto pode solucioná-lo. Assim, as duas primeiras frases não podem ser oferecendo um produto, pois você precisa ganhar a confiança do cliente de forma sutil. Se você tentar sufocá-lo oferecendo produtos, sendo invasivo ou tentando mostrar que sabe mais que o cliente já no começo, a probabilidade de o cliente sair da sua loja no próximo minuto é muito grande.

©Square

Dê um tempo para o seu cliente reconhecer a loja e o seu produto. Após o reconhecimento, se apresente ao cliente falando seu nome e a sua função na loja. Mostre-se disponível e comece a fazer perguntas para conhecê-lo melhor, como “O que você procura em uma peça de roupa? Mais conforto, durabilidade ou busca alguma tendência específica?”, por exemplo.

Somente após gerar uma conversa é que você oferece algum produto ao seu cliente.

 

Ganhe a confiança do seu cliente

O vendedor que ganha a confiança de seu cliente, ganha tudo! Você precisa ter em mente que é muito importante fazer uma venda, mas é mais importante ainda que você ganhe a confiança do seu cliente para que o mesmo volte a sua loja e a indique para outras pessoas.

A forma mais eficaz de ganhar a confiança é escutar o seu cliente e respondê-lo com empatia.

E o que isso significa? Que você precisa realmente ouvir o que o cliente tem a lhe dizer e criar seu discurso de argumentação a partir do que ele tem a falar.

Depois de ouvir, você precisa responder de forma sincera e com empatia, se colocando no lugar do cliente e oferecendo soluções reais ao seu problema. Trazer uma solução falsa e momentânea somente para fazer uma venda é um erro que faz a sua loja perder a credibilidade.

Pratique o Marketing de Relacionamento com seus clientes e tenha resultados ainda melhores!

Ofereça soluções e conteúdo diferenciado

Muito provavelmente o cliente, quando entra na sua loja, já tem uma média de preços e já conferiu as redes sociais para ter uma ideia de que produtos você oferece.

Portanto, é importante que o discurso da sua equipe ofereça mais. Conteúdo de qualidade, falando sobre tecidos, caimentos, diferentes tipos de estampa e detalhes das peças podem fazer toda a diferença na decisão de compra dos consumidores.

Pense no seguinte cenário: uma mãe entra na sua loja procurando um produto que seja confortável e fácil de vestir para o seu bebê.

É mais fácil ela ser convencida a comprar o produto por um vendedor que apenas mostra as opções disponíveis na loja, argumentando que os modelos são lindos, ou pelo vendedor que explicar que a malha é mais confortável que o tecido plano, qual tecido tem mais elasticidade, que aberturas nos ombros são ótimas para vestir com mais praticidade?

Com certeza a segunda opção, certo? Por isso é tão importante investir em capacitação e treinamento da sua equipe.

Além de servir para motivar a sua equipe de vendas, cursos e treinamentos são a principal ferramenta para vender mais.

©NeONBRAND

Quer mais tempo para planejar estratégias eficazes para a sua loja? Conheça o Venda Mais, a loja online do Grupo Elian que economiza seu tempo e faz você vender ainda mais!

Mais uma oportunidade! Venda moda infantil e adulta de qualidade para seus clientes.Converse com nossa equipe de atendimento pelo whatsapp: (47)99945-9234

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *