Marketplace, como potencializar as vendas do seu e-commerce

O mundo digital está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores. Hoje é possível comprar à distância de um clique e, para aumentar as vendas, é preciso que a sua loja esteja presente também no varejo virtual.

Mas como vender online sem precisar criar um e-commerce próprio? Uma solução muito viável e lucrativa são os chamados modelos de marketplace.

Só em 2017 o setor de marketplace movimentou cerca de 8,8 bilhões de reais, sem dizer que o e-commerce no Brasil teve um crescimento de 12% em 2018 – segundo levantamento feito pelo Ebit.

Quer saber como começar? Confira nossas dicas para potencializar as vendas do seu e-commerce através do Marketplace!

 

O que é Marketplace?

O conceito de marketplace pode ser comparado aos Shoppings Centers. Enquanto os shoppings alugam salas para que as marcas possam vender seus produtos, os modelos de marketplaces disponibilizam um “espaço” para que as marcas possam vender seus produtos sem a necessidade de possuir um e-commerce próprio, cobrando uma comissão por cada mercadoria vendida.

Em alguns sites você apenas precisa cadastrar sua loja, em outros é necessários negociar preços, comissões, política de venda, etc.

©Benjamin Dada

Há sites que já nasceram com o objetivo de serem totalmente marketplace – como é o caso da OLX e do Mercado Livre, por exemplo. Já outros sites, como a Americanas, Walmart, Casas Bahia e Ponto Frio – são empreendimentos que comercializam seus próprios produtos, mas que possuem tanto tráfego em seus sites que abrem espaço para que outras marcas possam revender seus produtos.

 

Vantagens de Investir no Marketplace

Uma das principais vantagens do Marketplace é a visibilidade que seus produtos terão, já que sua loja estará em sites reconhecidos no mercado e com milhares de visualizações diárias, assim você terá maiores chances de aumentar as suas vendas.

Além disso, disponibilizar seus produtos pelo marketplace fará aparecer novos consumidores e sua loja ganhará mais credibilidade e confiança.

A taxa/comissão cobrada pelos marketplaces pode ser comparada ao custo que você teria com mídia caso optasse por um e-commerce próprio. Os marketplaces cobram geralmente entre 15 a 18% por cada produto, já com um e-commerce próprio o investimento em mídia e tráfego pode chegar a até 20% por produto.

Além disso, com uma loja virtual própria você corre o risco de investir em mídia e não vender, enquanto no marketplace você só é cobrado pela mercadoria vendida, ou seja, caso você não venda nada, você também não paga nada, tornando-se assim mais viável optar pelo modelo de marketplace.

Como aumentar as vendas com marketplace?

Seu mix de produtos deve estar alinhado ao conceito do marketplace escolhido, para aumentar a visibilidade dos mesmos. Em uma loja de roupas infantis, por exemplo, não adianta tentar utilizar canais como o Ponto Frio e a Americanas. É preciso que você escolha sites alinhados com o segmento de moda, como Dafiti, Netshoes, Kanui e Zattini para que suas vendas sejam maiores.

Ao escolher o marketplace, é importante analisar qual a quantidade de buscas pelo seu produto e categoria. Você pode fazer isso pelo próprio marketplace escolhido ou usar ferramentas como o Google Trends para mensurar a quantidade de procura por produtos na internet.

©Edho Pratama

Esteja atento também aos prazos de entrega e aos valores do frete, pontos que os consumidores levam muito em consideração ao finalizar uma compra. Quanto melhores forem as opções de frete e prazos, melhores serão as suas qualificações no site.

Se você também possui uma loja de roupas física, é preciso que você estabeleça um estoque separado para ambas as lojas. Pense que a sua loja online é uma segunda loja e que são precisos produtos separados para que o cliente jamais fique sem a peça que deseja.

Uma importante estratégia de venda online é oferecer produtos de qualidade e com preços atrativos.

Quer se destacar no mercado? Então conheça o Venda Mais, a loja online do Grupo Elian que faz você vender ainda mais!

Seja um revendedor de moda infantil e adulta! converse com nossa equipe de atendimento whatsapp: (47)99945-9234

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *