3 dicas para acabar com o estoque parado

Manter a organização e o giro do estoque é imprescindível para a constante geração de lucro da sua loja. O controle pode ser feito manualmente ou até contar com o uso de aplicativos, afinal, cada lojista sabe o que funciona para seu empreendimento. 

Já parou para pensar que cada item no seu estoque representa um investimento no seu negócio? Portanto, se o seu produto está parado, significa que o seu dinheiro não está rendendo! 

Saiba como contornar essa situação com 3 dicas que acabarão com o estoque parado da sua loja!

 

1. Planeje ofertas dirigidas

Possuir um bom conhecimento do seu público significa possuir uma grande vantagem competitiva, pois é dessa forma que você pode criar estratégias cada vez mais assertivas. Com isso em mente, é possível entender quais produtos podem ser ofertados e quais opções de descontos podem ser dadas aos consumidores. 

©Daniel Von Appen

Uma boa dica é verificar quais foram as últimas compras dos seus clientes e oferecer a eles produtos complementares por um preço especial. Se você tem produtos da coleção de verão acumulados, que tal oferecer um desconto especial aos clientes que adquiriram recentemente alguns produtos da moda praia? Assim, você gira o seu estoque parado e pode suprir uma necessidade do seu consumidor.

 

2. Crie estratégias de vendas para o estoque parado

Elaborar estratégias inteligentes também é uma ótima maneira de manter seu estoque (e suas vendas) circulando – é hora de colocar a criatividade em prática. Um exemplo simples é realizar uma grande liquidação, diminuindo consideravelmente o preço dos produtos e incentivando a compra – fique atento para que os descontos não tragam prejuízos!

©Thomas Drouault

Dúvidas na hora de precificar seus produtos? Descubra como achar o preço ideal para a sua loja! 

Realizar promoções com valor agregado o ajudará a esvaziar seu estoque parado: ofereça um desconto especial naquele item estocado  na condição de que o cliente compre outro produto relacionado a ele, que não esteja na promoção. Uma opção também é a de evidenciar a escassez de uma oferta específica – dessa forma você pode estimular a tomada de ação pelo cliente por medo de perder a oportunidade de comprar aquele produto.

Caso opere um e-commerce, você pode impulsionar as vendas das mercadorias que estão paradas ao oferecer frete assumindo parte parcial ou integral dos custos de envio. De acordo com pesquisa feita pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) juntamente com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 39% dos consumidores acreditam que o frete grátis é um grande fator atrativo na hora de fechar uma compra.

3. Busque acordo com fornecedores

Mantendo um bom relacionamento com seu fornecedor, talvez seja possível negociar a devolução das mercadorias que ficaram paradas. É importante estabelecer essa condição na hora da criação do seu plano de negócios e determinar um acordo desde o início. 

©Bruce Mars

Saiba como controlar o estoque da sua loja!

Não há problema que resista a um bom planejamento com execuções adequadas! Seguindo essas dicas, é possível reverter a situação ou até mesmo eliminar os prejuízos de um estoque parado. 

Outra sugestão para manter seu estoque sempre girando é trabalhar com produtos mais desejados e dentro das maiores tendências de moda atuais. No Venda mais, a loja virtual do Grupo Elian, você encontra moda infantil e adulta de qualidade e ótimo preço! Tenha atendimento personalizado com a nossa equipe de atendimento pelo whatsapp: (47) 99945-9234

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *