Tendências de Trade Marketing para 2020

O início de um novo ano sempre traz muitas promessas e novidades para todos os campos do mercado, principalmente para o marketing. Estar atento a cada uma delas é um diferencial para manter uma organização competitiva e aumentar cada vez mais seus números de vendas. Pensando nisso, elencamos tudo aquilo que você precisa saber para melhorar a gestão de vendas da sua loja e, assim, ganhar destaque no marketing de varejo.

Conheça agora as principais tendências de Trade Marketing para 2020!

 

As mudanças de mercado e o Trade Marketing

Se uma de suas metas para o ano que está iniciando é melhorar seu índice de vendas e conquistar um bom posicionamento no mercado de moda, contar com estratégias de Trade Marketing é fundamental nesse processo. 

©Diggity Marketing

Diferentemente do marketing tradicional, o Trade Marketing concentra sua atenção nos meios pelos quais a venda final é feita ao chamar a atenção do consumidor pelo posicionamento de produtos no ponto de venda (PDV) e assim, incentivar seu desejo de compra. 

Assim como o mercado, a forma de consumir moda do seu cliente também muda. Entender e encarar essas transformações é essencial para se manter forte num cenário tão competitivo – isso quer dizer estar um passo à frente dos seus concorrentes, além do significativo aumento das chances de vender ainda mais. 

O dinamismo do mundo dos negócios pede que você se mantenha sempre atualizado sobre as principais tendências de Trade Marketing. Conheça agora os destaques para 2020: 

 

1. Atenção aos Omnishoppers

Está enganado quem acha que “shopper” é o mesmo que consumidor! O termo em inglês se refere àquele cliente que decide a compra e é responsável pelo pagamento da mesma. Isso pode ser facilmente exemplificado com o mercado de moda infantil, no qual o consumidor é a criança, mas os compradores são os seus pais – os shoppers. 

Com o avanço da internet, surge uma nova categoria de consumidor: o omnishopper. Esse comprador realiza suas compras em ambientes online bem como em lojas físicas. Por estar muito bem adaptado à internet, ele se torna mais bem-informado e, consequentemente, mais exigente, pois costuma pesquisar profundamente sobre um produto antes de decidir comprá-lo. 

©rupixen.com

Esse termo surgiu do conceito “omnichannel”, que consiste na integração de diversos canais de venda de uma empresa (tanto online, quanto offline), sendo também uma tendência em trade marketing para oferecer uma experiência de compra melhor para o consumidor final. Com a ampliação do uso de diversos canais de venda ao longo da jornada de compras, a indústria buscará vender diretamente ao shopper com mais intensidade. É aqui que a tecnologia entra em cena ao criar novas formas e tentativas de fidelizar os omnishoppers. 

 

2. Transformação digital do Varejo 

A tecnologia é a grande aliada do mercado de varejo para desenvolver modificações na experiência de compra, que baseada na estratégia omnichannel, fundirá os universos digitais e físicos através de anúncios e pontos de venda. Dessa forma, ao realizar suas compras, o shopper terá experiências cada vez mais rápidas, práticas e personalizadas – sendo essa a estratégia do varejo tradicional de fidelizar os compradores. 

Exemplos disso são os chatbots em e-commerces (plataformas de comunicação direta com vendedores ou membros da equipe do e-commerce), um clássico emprego da Inteligência Artificial em lojas de moda virtuais. Por mais que o trade marketing ainda não seja o maior responsável pela gestão dos canais de vendas digitais da indústria, com certeza ele dominará esse espaço em breve com a ajuda dos avanços tecnológicos.

Além disso, as mídias sociais ganharão cada vez mais destaque. A tendência é que as marcas comecem a optar pela venda direta através de suas redes, escolhendo-as como principal canal de vendas. 

Pensando em criar um e-commerce? Saiba como começar!

 

3. Experiências no Ponto de Vendas

Com tantas novidades e transformações no ramo tecnológico, o desafio é unir a experiência digital à experiência física para criar impacto no consumidor, criando desejos e satisfazendo suas necessidades. Oferecer ao seu cliente um momento memorável no seu ponto de vendas é um dos principais fatores de sucesso do seu empreendimento e a tendência mais importante de todas!

©Chuttersnap

Por isso, invista em rapidez, facilidade, mas principalmente na personalização e humanização da experiência de compra. Uma das táticas mais empregadas atualmente é a de gravar o nome do cliente no produto ou embalagem, por exemplo. A ideia é que o seu consumidor tenha a materialização da experiência de consumo que teve em sua loja centrada no “eu”, criando um forte elo de ligação com a sua empresa. 

 

4. Trade Marketing no Mercado de Varejo 

Com a pressão do comércio e forte concorrência, o varejo precisa buscar varejistas buscarão estratégias que tragam mais destaque e diferenciação para as suas lojas – é aqui que entra o Trade Marketing! Será cada vez mais comum a existência de departamentos de Trade no varejo de moda. 

Conhecer as principais tendências de comportamento e consumo é de suma importância para que você esteja sempre um passo à frente dos seus concorrentes. Por isso, busque formas de se diferenciar dos demais e criar experiências de compra incríveis no seu ponto de vendas! Essa será a chave do sucesso para que você possa vender sempre mais. 

Outra dica é oferecer os melhores produtos de moda feminina e infantil em sua loja de roupas! Conheça o Venda Mais, a loja virtual para lojistas do Grupo Elian e se encante pelas nossas marcas. 

E você? Também já percebeu essas transformações no mercado de moda? Como está preparando a sua loja para as mudanças na forma de consumo? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *