O varejo de moda é um dos setores que mais lucra atualmente. Investir neste nicho pode ser uma ótima oportunidade para lucrar e ter bons resultados. 

Porém, escolher o melhor produto para os seus clientes às vezes pode não ser tão fácil como parece.

Está com dúvidas de como montar um bom estoque de peças para a sua loja? Saiba agora como e onde comprar roupas para vender!

 

Comece com um planejamento

Desde a análise do seu plano de negócios, até a pesquisa da melhor localização e do layout da loja, se você quer bons resultados tudo precisa de um planejamento.

E com o estoque não poderia ser diferente. Comprar peças sem planejar os modelos, grades e quantidades é um grande erro e pode lhe dar muita dor de cabeça.

©You X Ventures

Antes de comprar, faça uma pesquisa de que produtos seus clientes desejam, além de uma pesquisa de mercado e tendências. Coloque na ponta do lápis quanto você tem para investir, quais as peças essenciais, quais as quantidades necessárias.

Outro ponto crucial é planejar o controle de estoque da sua loja. É a partir dele que você continuará lucrando a longo prazo e não acabar com estoque parado.

 

Um olho no preço, outro no lucro

A precificação para loja pode ser um verdadeiro pesadelo para os lojistas. Se o valor de um produto não calculado da maneira correta, você não obtém lucros, ou pior, pode ter prejuízos.

É necessário sempre levar em consideração o perfil do seu consumidor e o quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto. Outro ponto importante ao definir os preços dos seus produtos é já delimitar a margem para as futuras promoções da sua loja. 

Tem dúvidas em como precificar seus produtos e ainda ter bons lucros? Confira como achar o preço ideal para a sua loja!

 

Variedade x Quantidade

Qual item é mais importante para levar em consideração na hora de comprar os produtos para a sua loja? A verdade é que não há uma resposta exata, tudo vai depender da demanda do seu público.

Seus clientes entram na sua loja de roupas para encontrar muita variedade e produtos diferenciados? Ou para encontrar itens atemporais com grande fluxo de vendas? Este é o primeiro ponto que você deve levar em consideração ao planejar o seu estoque de roupas.

Se você está começando, a sua loja ainda não possui muitos clientes fidelizados. Assim é preciso que você atraia a atenção de seus clientes de alguma maneira. Uma boa estratégia é investir em uma menor variedade de modelos, mas com maior quantidade. 

©Charles Deluvio

Por exemplo, entre comprar 10 modelos de blusa com 2 unidades cada ou comprar 2 modelos de blusa com 10 unidades cada, a segunda opção será a melhor.

E por quê é a melhor opção? Porque você precisa distribuir esse modelo em grades de tamanho, portanto é fundamental priorizar a quantidade antes da variedade. As chances de você conseguir fidelizar um cliente que entra na loja e encontra o tamanho é muito maior, principalmente no começo.

 

Escolhendo produtos na prática

Planejamento em mãos, é hora de comprar as peças para vender! Mas, para que esse processo seja o mais certeiro possível, é preciso levar em consideração algumas etapas.

 

Atenção ao mix de produtos

O Mix de Produtos diz respeito à variedade de peças disponíveis, ou seja, a quantidade de blusas, calças e casacos que você irá vender, por exemplo. Selecionar um mix de produtos ideal é importante para fidelizar o seu cliente e também investir o seu dinheiro em peças certeiras.

Para montar o seu mix de produtos, avalie o seu histórico de vendas, faça uma análise nos concorrentes e, principalmente, leve em consideração o seu público para não ir contra o seu nicho e perder a sua identidade.

 

Monte um estoque coerente

Tenha sempre em mente: a disponibilidade de peças da sua loja deve ser proporcional à demanda do seu consumidor. Isso porque um dos maiores erros dos lojistas é comprar mais peças do que é necessário, como investir em muitas peças de frio em regiões em que o inverno não é rigoroso, por exemplo.

A sazonalidade é outro ponto crucial para oferecer os produtos certos na hora certa, assim como levar em consideração o calendário de varejo para entender os aumentos de giro na loja.

 

Selecione as marcas e fornecedores

Para decidir com qual marca e fornecedor você irá trabalhar, é preciso saber exatamente o tipo de roupa que você quer, o público que vai atender e até quais os benefícios de cada um, afinal, o mais importante aqui é que a sua loja venda mais.

Você pode comprar roupas direto de fábrica, em confecções locais e também atacado – esta sendo a mais comum para o varejo de moda.

Seja qual for o  caminho que você escolher, pesquisar é fundamental. Só assim você encontra as melhores peças e o melhor parceiro para se trabalhar.

O Grupo Elian traz inúmeros benefícios para que você aumente suas vendas. Além de qualidade e comprometimento, o Grupo Elian traz uma grande variedade de peças para todos os públicos, desde a Elian e Colorittá na moda infantil, até Marialícia na moda feminina e Maelle na moda plus size.

Através da loja virtual Venda Mais você terá inúmeros benefícios para que você aumente as suas vendas, como por exemplo, maior agilidade e autonomia para o seu dia a dia. 

O Venda Mais é a loja online de moda atacado exclusiva para lojistas de todo o Brasil, por meio dela você faz pedidos como, quando e onde quiser. 24 horas por dia!

Que tal conhecer a nossa Loja Virtual? Faça um tour pelo Venda Mais!

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *