Como funciona o algoritmo do Instagram e como usá-lo a seu favor

Você faz vários conteúdos, tira foto dos seus produtos, posta quase todo dia nas redes sociais, mas não consegue fazer seu conteúdo viralizar e atrair mais clientes para a sua loja?

Então provavelmente você não está sabendo utilizar o algoritmo do Instagram da melhor maneira. Confira agora, no Crescer com Elian, como funciona o algoritmo e de que forma você pode usá-lo a seu favor!

 

O que é o algoritmo e como ele funciona?

Ao ser lançado, o Instagram trazia as suas postagens de forma cronológica (o que gera saudades em muitos criadores de conteúdos). Mas, segundo Adam Mosseri – o “chefe” do Instagram – com o crescimento da plataforma foi identificado que as pessoas perdiam cerca de 70% de todo conteúdo postado, muitas vezes só consumindo o que aparecia primeiro, mas não o que realmente interessava a cada usuário. Então, o algoritmo foi criado para melhorar essa entrega e as pessoas receberem conteúdos que realmente eram interessantes pra ela.

Assim, os algoritmos do Instagram são responsáveis por interpretar o comportamento dos usuários e sugerir postagens que sejam de maior interesse.

©Alejandro Escamilla

Existem diferentes tipos de algoritmos para os diferentes mecanismos do Instagram (stories, feed, reels), ou seja, cada um funciona de uma maneira e é entregue para os usuários de uma maneira, adaptado para cada pessoa.

No Feed e Stories, por exemplo, que são lugares em que os usuários buscam ver conteúdo dos amigos, familiares e pessoas a qual se interessam de alguma maneira (como influencers e marcas), já que são pessoas que o usuário deve “seguir” para consumir o conteúdo diariamente, a ordem como cada postagem aparece é definida a partir de alguns sinais, como:

 

  • Informações sobre a postagem: o conteúdo em si, a popularidade da postagem, quantas pessoas curtiram e compartilharam o conteúdo, se teve vídeos ou não, etc.
  • Informações sobre a pessoa: para entender o quanto a pessoa que postou um conteúdo pode ser interessante para outros usuários e o quanto as pessoas interagiram com ela nas últimas semanas.
  • Sua atividade: o que cada pessoa consome, quais posts ficam mais tempo ou são mais reproduzidos, as suas buscas, etc.
  • Sua história de interação com alguém: quanto mais uma pessoa interage com você (comenta, manda mensagem, curte), o Instagram entende que essa pessoa tem um conteúdo que lhe agrada e, assim, mostra ela com maior frequência.

 

A partir disso, já conseguimos entender que o algoritmo nada mais é do que um seletor de conteúdos, diariamente analisando o que cada pessoa vê e consome.

 

Como gerar engajamento em cada ferramenta

Já que cada mecanismo tem um tipo de algoritmo, cada conteúdo também deverá ser feito para gerar bons resultados. Confira como gerar engajamento em cada ferramenta do Instagram:

 

Stories

Entenda: stories são para criar relacionamento, não conquistar novos seguidores. 

Por ter um alcance maior que o feed (na maioria das vezes), muitas lojas fazem muitos stories por dia e deixam o feed de lado. O engajamento conquistado nos stories serve para aumentar e nutrir o relacionamento com os consumidores que já são seus clientes ou conhecem a loja, ou seja, as pessoas que já seguem o seu perfil.

O que é maravilhoso principalmente para divulgar produtos, promoções, mostrar novidades aos clientes fidelizados e até fazer vendas rápidas.

Para garantir um bom engajamento, é preciso que você – de alguma maneira – faça sua audiência interagir com você. Além das forma mais comuns que é responder o story, você precisa utilizar das ferramentas do próprio Instagram Story para gerar mais interação, como as perguntas e as enquetes. 

Uma boa estratégia é utilizar várias enquetes (várias, uma atrás da outra) a cada 10 dias em média. Isso faz aumentar consideravelmente o número de visualizações dos seus Stories. Utilize essa tática para aumentar as visualizações no dia anterior de lançar alguma promoção, ou anunciar algo importante para o seu cliente.

©Gabrielle Henderson

 

Feed

Enquanto os Stories são feitos para reter a sua audiência, vale pensar que se você busca atrair mais clientes, é importante nutrir o seu feed da mesma maneira que os stories.

Além dos pontos citados no tópico anterior, alguns sinais como horário de publicação, se estava utilizando o Instagram pelo celular ou pela Web (se o usuário viu e curtiu o seu post pelo Instagram Web, ele entende que você é muito importante para ele) e localização. 

Para ter sucesso no feed, é preciso utilizar todos os formatos de posts, pois um dos sinais que o Instagram analisa para trazer os conteúdos é se a conta utiliza vídeos nas suas publicações.

Quanto mais postar, maiores são as chances de engajamento, de acordo com essa nova forma do algoritmo. 

As interações mais importantes no feed para gerar um bom engajamento são: ver uma publicação por alguns segundos (retenção), comentar, salvar, compartilhar a publicação com outras pessoas e clicar na foto pessoa para visitar o perfil.

 

Reels e Explorar

O Reels é, sem dúvidas, um dos queridinhos do Instagram nesse momento, principalmente pela vontade que a plataforma tem de superar o famoso Tik Tok. Assim, se você traz bastante conteúdos no Reels, a probabilidade de a sua conta atingir mais pessoas é muito maior. Para esse mecanismo, foque em conteúdos rápidos, interessantes e divertidos, como dicas de moda, ideias de looks e memes.

Ir para o Explorar (aquela aba cheia de conteúdos quando apertamos o buscar) é uma ótima forma de ganhar novos seguidores e, consequentemente, clientes. Ter seu conteúdo no explorar é mais difícil e, por isso, tudo o que você criar deve ser pensado a partir do seu público, afinal, o explorar é definido através das publicações que o usuário mais comentou, salvou e curtiu. Por exemplo, uma pessoa que gosta e assiste muitos vídeos, memes e conteúdos sobre animais, é certo que o seu explorar será repleto de conteúdos sobre animais. 

É por isso que é extremamente importante criar um bom planejamento de conteúdos para conseguir ser mais assertivo e aumentar a sua audiência.

 

Entenda o que a sua audiência quer consumir

Não é o Instagram que dá preferência para um tipo de conteúdo ou outro, é a sua audiência. Então, se o Instagram da sua loja não está performando bem por muito tempo, isso não é culpa do Instagram, mas sim do conteúdo que você está oferecendo. 

Na verdade, o que importa é a preferência do usuário e é preciso que você entenda o que a sua audiência quer consumir para criar conteúdos a partir disso.

©Solen Feyissa

Seu público gosta de vídeos? Então poste mais vídeos. Gosta mais de fotos e dicas? Poste fotos e dicas. A retenção aqui é mais importante do que tudo, o que chamamos de “engajamento invisível”, ou seja, o tempo que a pessoa passa consumindo seu conteúdo. 

E como você pode conquistar essa retenção dos seus usuários? Você pode pensar em vídeos que tragam essa retenção, que os usuários assistam até o final. Outro ponto são as legendas, afinal, se uma legenda interessa o usuário, ela passa mais tempo lendo e, consequentemente, é retida mais tempo no seu perfil.

E os posts carrossel (aqueles em que conseguimos colocar até 10 elementos no mesmo post). Além de deixar a informação mais interativa e de fácil leitura, faz com que os usuários passem mais tempo na mesma publicação.

Constância de postagens, testar vários tipos de conteúdo e entender realmente o que a sua audiência quer consumir para se reter o máximo de tempo possível no seu perfil: com essas estratégias sua loja terá resultados ainda melhores pelo Instagram!

E você, que tipos de estratégias geram melhores resultados nas suas redes sociais? Compartilhe com a gente!

 

Avatar

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *