4 segredos dos grandes e-commerces que farão você vender mais

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças na forma de comportamento do consumidor. Uma das mais importantes, com certeza, foi o significativo crescimento do comércio eletrônico no Brasil. 

Em pesquisa realizada com os dados de compra no e-commerce durante o primeiro trimestre de 2021, a Neotrust comprovou um aumento de 57,4% nas vendas online, em comparação ao mesmo período do ano passado. O mês de março em 2021, inclusive, foi o segundo maior mês da história em termos de volume de vendas do e-commerce brasileiro.

A pesquisa também identificou um aumento de oferta de frete grátis e facilidades para o comprador online, o que indica a importância de trazer uma boa estratégia de vendas para ter melhores resultados na sua loja online.

Quer alavancar as vendas da sua loja de roupas online e não sabe como? Confira 4 segredos dos grandes e-commerces que farão você vender mais e melhor!

 

Tenha sucesso através da experiência do consumidor

Trazer estratégias para melhorar a jornada de compra é um poderoso instrumento para ganhar vantagem em relação aos concorrentes. Uma experiência de compra eficaz é mais do que apenas garantir que seus clientes comprem seus produtos. É também sobre a criação de relacionamento, sobre transformar os seus clientes em verdadeiros advogados da sua marca, que vão fazer divulgação espontânea dos seus produtos.

Mas, como ter excelência em uma experiência de compra online? 

©Myriam Jessier Evel

O primeiro passo é analisar o que é importante para o seu cliente. Pelo o que o seu público-alvo se atrai? Pode ser o preço, a variedade de produtos, a qualidade das peças e até mesmo a facilidade de envio e troca de mercadorias.

Antes de tudo, identifique o seu perfil do seu cliente para que suas ações sejam bem direcionadas e assertivas. Você pode garantir isso criando conteúdos exclusivos em suas redes sociais e oferecendo promoções exclusivas aos seus clientes para que se sintam especiais e lembrados por sua loja, por exemplo.

Também vale lembrar que, no ambiente online, existem inúmeras lojas boas assim como a sua. Assim, é importante pensar de que maneira você irá se diferenciar. Confira no nosso post exclusivo como fazer a experiência do consumidor ser a chave do sucesso no varejo online!

 

Ofereça um atendimento eficaz

Os clientes são a base do varejo, são eles que definem todas as suas estratégias. Eles precisam ser ouvidos, precisam se sentir especiais. E como fazemos isso? Através de um atendimento eficaz!

A Netshoes, um dos maiores e-commerces do Brasil, ganhou destaque sendo uma grande inspiração de empresas com foco no atendimento. 

Tenha como maior preocupação garantir e manter a confiança do cliente. O atendimento começa já nas suas redes sociais e na forma como você se comunica com o seu público e vai até o pós venda – tanto buscando feedbacks, quanto oferecendo descontos e benefícios para clientes fidelizados.

Em um mundo online crescente, é preciso saber como construir uma boa estratégia de vendas para a sua loja de roupas e o comércio omnichannel pode lhe ajudar nisso. É necessário uma comunicação integrada e automática, usando chat ou whatsapp. Essa conexão entre as plataformas é essencial para atrair e fidelizar os clientes. Quanto mais assertiva for a sua estratégia, mais o seu cliente irá se sentir conectado com a sua loja.

©Pickawood

Além disso, é importante criar uma boa logística. Certifique-se de que suas entregas serão rápidas, dentro de prazos que não deixem a desejar para não desapontar o seu cliente. Criar um método de devolução competente também é essencial. A Amaro, um grande nome de venda de roupas online, traz um processo de devolução fácil e prático, através de transportadora, com atendimento até via WhatsApp e que busca o produto na casa do cliente, evitando transtornos. 

Para saber se você está no caminho certo, vigie a reputação de sua loja na internet por meio das redes sociais e de sites como o “Reclame Aqui”.

 

Foque no marketing direcionado

A conta é simples: sem tráfego dentro da sua loja virtual, sem vendas. E como você pode atrair mais pessoas para a sua loja? Através de um marketing direcionado!

Esqueça as estratégias que todos estão fazendo e foque no que realmente funciona para o seu público. Tenha indicadores para analisar o processo de venda do seu cliente, faça pesquisas para entender o que os consumidores buscam da sua loja e teste diversas táticas até chegar em uma assertiva.

Tendo um marketing direcionado, você consegue se aproximar do seu cliente de um jeito muito mais fácil e rápido, aumentando consideravelmente as suas chances de conversão. Com um conteúdo mais direcionado, o seu cliente se sentirá ouvido e representado, se sentirá “fazendo parte” da sua loja.

 

O mix de produtos faz a diferença

Entenda de uma vez: os consumidores não procuram mais só o melhor preço.

Ter preços atrativos e promoções continua sendo uma grande vantagem em meio à concorrência, mas não se limita a isso. 2020 trouxe um aumento das compras online, mas também deixou o consumidor muito mais exigente. 

©Rachel Espiritu

Peças duráveis, com boa qualidade e que busquem processos mais sustentáveis estão entre as preferidas dos usuários.

A variedade – de produtos e de tamanhos – também conta e muito! E-commerces que trazem uma grande variedade de tamanhos, abrangendo um público maior, são os que melhores têm resultado no varejo, principalmente em lojas de roupas femininas.

Faça uma boa curadoria dos produtos que você irá ofertar na sua loja online e não se esqueça de ter uma quantidade de estoque assertiva. Se você conseguir ter um estoque diferente para a loja física e a loja online, melhor ainda!

As marcas do Grupo Elian combinam qualidade, variedade e claro, as melhores tendências da estação. Conheça agora os produtos das marcas Elian e Colorittá na moda infantil, Marialícia na moda feminina e Maelle na moda plus size através do Venda Mais – a nossa loja online exclusiva para lojistas!

 

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *