As melhores ofertas da Black Friday para você se inspirar

É certo: a Black Friday se tornou, ao longo dos anos, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. Com ela, uma oportunidade consolidada de aumentar as vendas e até mesmo desovar aqueles produtos que estão há tempos no estoque da sua loja de roupas.

Porém, uma data tão difundida também traz muita concorrência e é preciso se preparar muito para conseguir os melhores resultados no seu negócio. Que tal se inspirar nas campanhas de sucesso de grandes marcas para ter insights do melhor planejamento? Confira, no Crescer com Elian, as melhores ofertas da Black Friday para você se inspirar!

 

Dafiti

Desde 2018, a Dafiti vem se mostrando uma das melhores em estratégias para a Black Friday. Assim como várias marcas, a plataforma opta por estender a Black Friday para mais de um dia, sendo geralmente durante uma semana.

No caso da Dafiti, ela se destaca por seu trabalho exemplar no planejamento e execução das promoções. A plataforma faz um hotsite somente para a campanha de Black Friday, entrando no ar com meses de antecedência.

©Cardmapr

Além disso, outro ponto a ser levado em consideração é a facilidade que ela proporciona aos seus clientes. Todos os produtos são segmentados no site, como os mais visitados, os que têm maiores descontos, os menores preços, entre outros.

Sem falar na jogada de mestre que foi a semana de produtos separados por cores. White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday: cada dia oferecia descontos específicos de cores de peças conforme o dia, para quem queria compor a combinação de tons em seu armário.

 

Oqvestir

A Oqvestir é uma marca renomada no varejo de moda online, conhecida principalmente por uma incrível curadoria de marcas, mas também por trazer muito conteúdo sobre o assunto. Na Black Friday, a loja se diferenciou criando uma landing page exclusiva para a campanha, mais um exemplo de como é importante se preparar com antecedência e criar uma programação que facilite a compra do seu cliente.

Assim, no site, o consumidor poderia encontrar exatamente o que queria, dentro da promoção. O resultado dessa campanha? um aumento de 700% nas vendas em comparação com os anos anteriores.

 

Ricardo Eletro

Através de um senso de marketing extremamente bem analisado, a Ricardo Eletro apostou com tudo na Black Friday há anos atrás, enquanto a data ainda estava se consolidando no Brasil.

O diferencial da loja foi apostar em uma comunicação leve e divertida, fazendo uma brincadeira sobre a dificuldade dos brasileiros em pronunciar a data.

Campanhas em datas como a black friday são o momento certo para apostar em uma comunicação diferenciada. Lembre-se que já terão muitos concorrentes apresentando preços baixos, grandes descontos… o que você pode fazer para se diferenciar disso? A comunicação diferenciada pode ser a resposta!

©Xiaolong Wong

E se engana quem acha que a comunicação de uma boa campanha de Black Friday se inicia próximo da data. É preciso que você gere desejo de alguma maneira, que seus clientes esperem por esse momento.

 

Magazine Luiza

A campanha de Black Friday do Magazine Luiza é uma das que mais fizeram sucesso no varejo. A rede utilizou do conceito de venda no escuro – muito conhecido em outros países – para criar uma campanha que aguçava a criatividade dos consumidores.

Basicamente, durante a Black Friday, o Magazine Luiza vendeu caixas secretas, que o cliente compra sem saber o que há dentro, com a garantia de que, pelo menos, ele iria comprar algo que valesse o valor da caixa, mas também com a possibilidade de valer muito mais. 

As caixas variavam o valor entre R$29 e R$999, no qual o consumidor poderia escolher qual valor preferia e com a possibilidade de devolução do produto em até 7 dias. O resultado não poderia ser mais positivo, tendo consumidores que adquiriram notebooks e televisões por 99 reais.

Aqui, a intenção da loja não era necessariamente vender, mas sim criar desejo e curiosidade nos seus clientes, sendo destaque nas redes sociais e criando divulgação espontânea da marca. 

Agora, todos os anos, os consumidores já esperam ansiosos pela campanha de Black Friday do Magazine.

 

Amazon

A Amazon apostou com tudo no conceito de Black Friday, porém criou uma data somente para ela. Assim, enquanto todas as outras lojas e marcas estavam disputando um lugar na data propriamente dita, a Amazon criou o Prime Day em outro dia, tendo os holofotes somente para ela. Em 2020, por exemplo, a campanha faturou mais de 3,5 bilhões de dólares, somando os 19 países participantes.

©Christian Wiediger

Criar uma estratégia como essa requer um bom planejamento e muita divulgação. Além disso, é preciso mostrar de forma clara ao seu cliente que os melhores descontos não serão ofertados no dia da Black Friday, mas sim em outra data especial, que pode ser antes ou depois.

Aqui é possível até mesmo utilizar uma data especial para a loja, como o aniversário de inauguração.

Todos os cases de sucesso nos mostram a importância de um bom planejamento e também de uma estruturação consistente de marketing, baseada em criar expectativa, gerar desejo, comunicar-se com o seu cliente de forma efetiva e oferecer promoções certeiras e reais, com muita transparência.

Assim, você conseguirá não só bons resultados no dia da Black Friday, mas também na fidelização e relacionamento com seus clientes.

Quer oferecer os melhores produtos na sua campanha? Faça agora seu pedido pelo Venda Mais – a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

 

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *