Espaço Instagramável: como tornar sua loja mais interativa

Com 1,2 bilhão de usuários, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo. O aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos gratuito, que ganhou espaço no cotidiano das pessoas, também tem o poder de ditar tendências de comportamento e influenciar diretamente nos hábitos de consumo de seus usuários.

Exemplo disso é o termo “instagramável”, que surgiu lá em 2018 e que ainda não perdeu seu glamour. O que era tendência há 3 anos, continua fazendo sentido para as pessoas, para o varejo e para as marcas –  que buscam seguir a moda para gerar conteúdo, engajamento e consumo. 

Os novos consumidores em potencial, conhecida como geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) são nativos digitais e estão o tempo todo conectados à internet. É por isso que buscam, acima de tudo, produtos e serviços que proporcionem uma experiência única.

Para suprir essa demanda da juventude, que com a ajuda das redes sociais tem a tendência de transformar suas rotinas em algo atrativo, capaz de prender a atenção dos espectadores (autênticos espetáculos), os empreendimentos sentiram a necessidade de se readaptar para continuar interagindo com seus clientes. 

É aqui que os espaços instagramáveis entram e fazem a diferença! Continue lendo para saber mais e ter diversos insights para tornar a sua loja mais atrativa com um cenário especial para as pessoas tirarem fotos.

O que é um espaço instagramável?

São ambientes conceituais, criados a partir de uma temática, com design e decoração diferenciadas e originais, que tem a capacidade de despertar nas pessoas o desejo (e até mesmo a necessidade) de fotografar para compartilhar nas redes sociais, em especial no aplicativo Instagram. 

O termo é a tradução do inglês instagramability, um novo “adjetivo” criado para “aquilo que ficaria bem na foto”, literalmente. Ou seja, tudo aquilo que capta a atenção do espectador, a ponto de motivá-lo a fotografar e compartilhar nas redes sociais. 

Um espaço instagramável na sua loja pode ser um cantinho acolhedor, um corredor para o provador com jogos de espelhos, uma vitrine interativa, uma fachada com cores e formas diferentes. 

Qual a importância e os benefícios para a sua loja?

Ter um local que possa proporcionar boas imagens para o Instagram, com design impecável, ousado, bem iluminado e com cores pensadas para a foto ideal, faz toda diferença para o sucesso da sua loja, seja no engajamento com os clientes, repercussão, paixão pela sua marca, quanto na conversão em vendas.

O objetivo dessa técnica é, a grosso modo, criar experiências que valham o click, a partir de um conteúdo visual impactante que esteja alinhado com os interesses das personas da sua loja e com o próprio branding da empresa.

Ou seja, este espaço é um ambiente visualmente tão instigante a ponto de agregar valor às fotos do lead (aquelas pessoas que ainda não são seus clientes, mas que conhecem sua loja) e fazer ele avançar na sua jornada de compras e se tornar um cliente fidelizado rapidamente. 

Onde é o espaço instagramável ideal ?

Ao pensar em um espaço instagramável, o conceito é fundamental para criar a tão almejada conexão entre a marca e o seu público. Então a ideia (e o ideal) é criar algo tão atrativo a ponto de proporcionar uma experiência inesquecível para quem está lá. Então não existe limites para a construção de um ambiente assim. 

Se a estrutura da loja comporta, qualquer cantinho pode se tornar um espaço instagramável, basta soltar a criatividade (com bom gosto) para montar algo conceitual. E fique atento à periodicidade de renovação. Novidades são fundamentais para gerar impacto.

Mas, para criar esse espaço é imprescindível conhecer as tendências de consumo do seu público, para que supere as expectativas, oferecendo-lhes uma vivência única e transformadora, e de quebra, com engajamento no universo online.

E deixe sempre as redes sociais do seu negócio atualizadas, afinal, de nada adianta o seu cliente impulsionar seu espaço instagramável, se você não tem uma presença digital forte. 

Saiba mais como criar conteúdo para as redes sociais da sua loja clicando aqui

 

Como aproveitar o seu espaço e montar um ambiente interativo?

Que tal aproveitar uma reforma, ou criação de um espaço comercial novo para idealizar um cantinho instagramável e gerar mídia espontânea e gratuita, promovendo assim a sua marca e sua loja?

Separamos 5 dicas para você acertar no ambiente perfeito da sua loja. Confira:

1. Crie um conceito que faça sentido

Um erro bastante comum é criar um espaço intagramável sem planejamento, que acaba sendo mais parte da decoração, do que um ambiente que proporcione uma experiência aos visitantes. 

Portanto, não podem ser apenas espaços à parte. O local precisa conversar com os valores e com a identidade da loja, precisa fazer sentido e estar alinhado a um conceito. 

Uma dica de ouro é misturar conhecimento, diversão e experiência em um só lugar. Planejar um ambiente que, ao mesmo tempo em que convida o cliente a tirar uma foto, dissemine informação, pode ser a “cereja do bolo” para agregar valor ao espaço.

Você pode trabalhar temas, assuntos, conceitos de moda, história, datas comemorativas e ainda explorar o lúdico, as memórias afetivas, a criatividade e o desejo de consumo dos clientes, usando elementos que comuniquem a sua mensagem.

2. Cuidado com a infraestrutura

Para uma experiência real, ofereça um espaço de fácil acesso, visível às pessoas e que elas consigam se movimentar dentro desse ambiente. 

Pode ser desde a fachada da loja, a vitrine, pode estar no hot point (ponto focal), no cantinho do café, no corredor do provador. O importante é o cliente se sentir acolhido, instigado a fotografar e compartilhar com seus amigos internautas.

3. Crie uma hashtag ou frase de efeito

Uma dica que sem dúvida vai alavancar o alcance das suas estratégias é criar uma hashtag específica junto de uma campanha para o espaço instagramável. Dessa forma estimula o compartilhamento e ajuda na mensuração de resultados no pós-venda.

Escolha frases que despertem o empoderamento, a reflexão e elevem o estado emocional das pessoas, assim a conexão entre a experiência proporcionada pela sua marca será ainda mais forte.

4. Pense na foto

Um erro bastante comum é a criação de um espaço instagramável desconexo ou grande demais, que não cabe inteiro na foto. Ao montar seu ambiente, pense como será o resultado final da foto.

Se as pessoas irão fotografar sentadas ou em pé, se a frase vai ficar na altura ideal, se as letras vão ficar invertidas ou não na selfie, se os elementos decorativos estão bem alinhados. 

5. Iluminação

Muita atenção à iluminação do seu espaço instagramável. Ela não pode, em momento algum, criar zonas sombreadas nas fotos. Promova um ambiente aconchegante, que desperte a vontade de ficar ali. 

No entanto, não existe o tipo de iluminação correto para essas situações.
Neutra ou mais quente, indireta ou direta, esses são detalhes que ficam a critério do planejamento a definir. 

Mas lembre-se, tem de haver simetria com o conceito do espaço e não pode exigir conhecimentos específicos de fotografia de quem estiver fotografando para que saia uma boa foto.

Recapitulando…

Não é complicado pensar e organizar um espaço instragramável atrativo e interativo. Basta ter criatividade, vontade e planejamento. 

Os pontos principais para ter um espaço instagramável ideal são:

  • Atenção para a Infraestrutura, que deve ser acessível, visível e bem iluminada.
  • Crie hashtag para estimular o compartilhamento e frases de efeito impactantes.
  • Seja criativo: use cenas inusitadas, com bom humor, cores e brilhos, embasados em um conceito criativo.
  • Renove com periodicidade para não perder a graça.

E você? Já pensou como planejar seu espaço instagramável? Compartilhe com a gente o seu cantinho da foto!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *