Aprenda a criar conteúdo para as redes sociais da sua loja

Você quer ter bons resultados de vendas nos dias atuais? Então a sua loja precisa ter uma boa presença web. Se você ainda não tem um e-commerce, é possível construir essa presença digital através das redes sociais.

A indústria da moda foi uma das primeiras a adotar as redes sociais. Na verdade, você pode ver designers e lojas compartilhando conteúdo em plataformas como Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube e mais.

Tudo isso significa uma quantidade cada vez mais feroz de concorrência. Destacar-se e causar impacto pode ser um desafio, por isso, confira as dicas exclusivas do Crescer com Elian e aprenda a criar conteúdo para as redes sociais da sua loja!

 

Defina a persona

Não importa o que você publique, alguém sempre verá o seu conteúdo. Mas será que são as pessoas para quem você está tentando vender suas roupas?

O segredo para se conectar com seus clientes é descobrir o que funciona para eles. Para isso, é preciso que você tenha a Persona muito bem definida. Persona é um perfil fictício que representa o cliente ideal da sua loja.

©CDC

E quanto mais informações melhor: gênero, idade, escolaridade, cidade, classe social, como é a sua rotina, saber o que o seu público gosta, qual rede social mais frequenta, quais os assuntos preferidos, tudo isso é essencial para criar um conteúdo de qualidade.

Além disso, você pode se fazer algumas perguntas para entender o que seu cliente ideal deseja de você:

 

  • Por que meu cliente compra os produtos da minha loja?
  • Quais tipos de conteúdo eles gostam?
  • Com que frequência eles estão on-line e em quais horários do dia têm maior probabilidade de estar ativos?
  • Existem temas ou interesses que a maioria da minha base de clientes possa se interessar e interagir com a minha loja?

 

Quanto mais informações você conseguir levantar e quanto mais detalhado for o perfil da sua persona, mais fácil será criar conteúdos que realmente funcionem para o seu público.

 

Crie uma identidade

Ter uma persona bem definida também é essencial para que você crie uma identidade da sua loja nas redes sociais. É importante ressaltar que a forma como você se comunica deve estar de acordo com o que a sua loja acredita.

Ao possuir uma identidade visual, seu público facilmente reconhecerá a sua loja nas redes sociais, o que é imprescindível para se destacar da concorrência. 

DICA: aplicar essa identidade em todos os seus canais de marketing, distribuição e varejo para criar uma harmonia entre todo seu negócio.

Assim, você não precisa se preocupar em ganhar mais likes ou seguidores. Preocupe-se em fazer postagens de qualidade e logo os likes virão.

 

Faça um planejamento de postagens

Existe uma característica em comum em todas as marcas que possuem muita presença digital: a constância.

Oferecer conteúdo constante ao seu público é essencial para que você tenha mais engajamento e realmente crie um público fiel. Para isso, faça um planejamento das postagens que você irá compartilhar nas redes sociais. Esse planejamento pode ser feito de forma quinzenal, ou mensal, como você preferir.

©Kate Torline

Tal planejamento também pode ser utilizado para gerar desejo de compra aos seus consumidores. Por exemplo, você pode definir que em toda segunda-feira serão postadas, em tal horário, as novidades da loja. Para tornar o momento mais atrativo, você pode oferecer descontos ou benefícios de compra.

Sem planejar as suas postagens, você corre o risco de ter um conteúdo repetitivo e de não alcançar os resultados desejados. 

 

Como desenvolver conteúdos para cada rede social

Se você deseja fazer a sua loja de roupas se destacar, o seu conteúdo precisa ser original. Mas, mesmo original, o conteúdo deve ser desenvolvido de uma maneira que esteja alinhada com a identidade da sua loja. Confira agora como desenvolver conteúdo para diferentes redes sociais:

 

Instagram

O Instagram é, atualmente, um dos queridinhos de grandes marcas para criar conteúdos e garantir uma boa presença online com o público.

Nesta rede social, é preciso que você traga uma comunicação muito próxima com seus clientes, mostrando não só os produtos, mas a “vida real” da loja, principalmente através da ferramenta Instagram Stories.

Falando nisso, vídeos tendem a ter uma boa visibilidade na rede, além de prender a atenção do consumidor. Além de vídeos curtos, uma boa estratégia é compartilhar vídeos mais longos na ferramenta IGTV ou até mesmo fazer transmissões ao vivo, as famosas Lives.

O mais importante é que o Instagram deve ser uma vitrine virtual da sua loja, em que os clientes conseguem encontrar e consumir seus produtos com facilidade!

Você também pode utilizar o Close Friends para vender pelo Instagram e até mesmo criar sua loja para impulsionar as vendas!

 

Facebook

O segredo para trazer bons resultados com o Facebook, é focar na interação dos usuários. E tais interações devem ser feitas em uma página da sua loja, não em um perfil pessoal. Pensar em conteúdos que possam ser compartilhados, ou até mesmo que incentivem a ferramenta “reações” é o princípio para ter um bom engajamento nesta rede social. 

©Will Francis

Também é possível reproduzir o mesmo conteúdo desenvolvido para o Instagram também no Facebook. Aqui é preciso tomar cuidado para que os formatos de conteúdos sejam compatíveis e que você responda as interações com a mesma rapidez que no Instagram. Atualmente, o próprio Instagram já fornece a opção de compartilhar o conteúdo no Facebook, tanto das publicações, quanto dos Stories.

Quer aprimorar o seu conhecimento sobre o assunto? Conheça 3 dicas para vender moda através das redes sociais!

 

WhatsApp

O WhatsApp deve servir como um canal de relacionamento e vendas com o seu cliente. Por lá é possível ofertar produtos, mandar as novidades e até mesmo oferecer um conteúdo mais segmentado para cada perfil de clientes.

Por exemplo, se você possui uma loja infantil, você pode mandar as novidades para cada cliente pensando na idade das crianças. Assim a probabilidade de conversão de vendas é muito maior!

Seja qual for o conteúdo oferecido pelo WhatsApp, é importante que o atendimento seja ágil e o mais prestativo possível. 

Confira neste post como vender mais e melhor através do WhatsApp Business! 

Tão importante quanto criar um conteúdo de qualidade para as redes sociais, é oferecer produtos de qualidade na sua loja! No Venda Mais, a loja online exclusiva para lojistas do Grupo Elian, você encontra os melhores produtos das marcas Colorittá, Elian, Marialícia e Maelle. Confira agora!

 

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *