Ano Novo: é hora de fazer o planejamento para 2022

Ano novo, vida nova! Mesmo as coisas seguindo a sua rotina independente do mês, a virada de ano é sempre um bom motivo para renovarmos a esperança de que dias melhores virão! Superstição ou não, a sua loja precisa estar preparada para atingir todas as metas em 2022. Para isso, é preciso olhar para as ações e campanhas feitas no velho ano e projetar melhorias para o novo. 

Por mais longe que pareça, pensar em ações para todo o ano – para que você colha bons resultados – é preciso planejamento antecipado, com ideias que sejam possíveis de serem realizadas e que sejam capazes de atingir a sua meta ao final. Desde o planejamento das vitrines, seguindo o calendário do comércio, às campanhas e ações, com maior engajamento dos colaboradores, clientes e fornecedores.

Não sabe por onde começar? Reuni as melhores ideias do nosso time de Marketing para te ajudar nessa nova empreitada! Neste post vou dar dicas e sugestões para inspirar você a criar um planejamento consistente, realista e efetivo, que traga resultados positivos ao final de cada etapa!

Comece olhando para trás

Ideias novas, exclusivas e inovadoras são essenciais para um plano de marketing moderno e eficiente. Mas, antes de começar a esboçar as novas, é preciso fazer uma análise das ações e campanhas passadas. Reunir todos os resultados – positivos e negativos –  e analisar minuciosamente o que deu certo, o que não saiu como o esperado e, principalmente, o motivo da ideia não ter sido um sucesso. 

Olhar para os erros é uma parte importante do processo, pois assim você poderá mudar a estratégia e tentar novamente. Não quer dizer que só porque uma ação não deu certo, ela é uma ideia ruim. Não! Às vezes, é apenas o caminho que você escolheu que não gerou o resultado esperado. Por isso, ela precisa ser analisada e, se ainda fizer sentido para o próximo ano, é só alterar alguns detalhes e colocar no planejamento!

Planejamento de marketing no papel

Assim como qualquer planejamento da sua loja (gestão, vendas, financeiro) o planejamento de marketing não pode ficar no mundo das ideias, ele precisa ir para o papel e ser consultado constantemente para não deixar nenhum detalhe passar despercebido! 

É claro que esse plano pode (e talvez até deva) ser alterado ao longo do ano, afinal, suas receitas e gastos também poderão sofrer mudanças inesperadas e ele precisa estar de acordo com a realidade da sua loja. Como dissemos, o caminho pode ser diferente, o importante é você manter o foco nos objetivos de cada estratégia. 

Encontre o seu jeito de organizar e dispor suas ideias e metas neste planner do Marketing, uma dica é separar o ano por trimestres, estações do ano, ou ainda seguir o seu planejamento de vendas para as principais datas deste calendário de ações.

Lembre-se que mesmo que o objetivo principal da sua loja seja vender mais, é importante também focar em conquistar clientes, retê-los e fidelizá-los, aumentar o ticket médio, ter presença digital, estar onde o seu cliente está.

Focando no importante

O foco das estratégias deve ser proporcionar uma jornada de compra satisfatória para o consumidor, afinal, a mudança de comportamento de consumo e de hábitos nos mostra que as empresas que trabalham para oferecer uma experiência ao invés de apenas vender, estão se destacando no mercado. 

Embora você seja o gestor e tenha o poder de decisão, não deixe de ouvir todo o seu time de colaboradores, pois eles estão em contato direto com o consumidor e podem ajudar com informações valiosas sobre o comportamento dos seus clientes. Muitos problemas recorrentes do seu negócio podem ser solucionados ouvindo seus funcionários. 

Além desse documento ter as melhores ideias para serem colocadas em prática, ele serve como base oficial de orientação às estratégias para toda a sua equipe de RH e Marketing, e por isso deve ser completo! E mesmo não existindo uma única maneira de fazer esse planejamento, algumas etapas são essenciais para garantir que cada ação seja um sucesso e devem estar nesse documento norteador:

  • objetivos;
  • metas e indicadores;
  • metodologias;
  • públicos e personas;
  • concorrentes;
  • canais de atuação;
  • ferramentas;
  • orçamento;
  • cronogramas e prazos;
  • responsáveis.

Não se esqueça de definir as ações exclusivas para o digital: publicidades, site, redes sociais, multicanal e/ou omnichannel. Mesmo não se encaixando em todas as situações, a propaganda continua sendo a alma do negócio: divulgue em todos os canais em que seu público se encontra.

Organizando as tarefas

Ideias projetadas, chegou a hora de organizar as tarefas que serão realizadas. Para isso, um cronograma com etapas bem definidas pode evitar os indesejáveis imprevistos. A grosso modo, cada etapa deve conter:

  • a ação a ser desenvolvida;
  • o prazo (data máxima para conclusão);
  • o orçamento disponível;
  • o responsável pela etapa.

Dessa forma, você vai facilitar o trabalho da equipe, que não terá dúvidas quanto ao que deve ser feito, como e quando. Isso sem dúvidas vai reduzir erros, alinhar expectativas e você ainda terá um instrumento de controle para acompanhar o status de cada ação.

Pois é fundamental que o gestor tenha uma ferramenta para acompanhamento, só assim é possível analisar a execução, comparar o que foi planejado com o que de fato foi realizado e, então, anotar sugestões de melhoria para o próximo ano. Mensurar os resultados nessa etapa final é da mesma forma super importante!

Sucesso o ano inteiro!

Independentemente do tamanho da sua loja, ter um planejamento de marketing para todo o ano é, seguramente, ter mais resultados efetivos. Um dos grandes benefícios, é conseguir compreender de forma clara o que está sendo feito e onde sua empresa deseja chegar.

É considerado uma poderosa ferramenta para otimizar a gestão de marketing, melhorar processos, desenvolver novas ações e, inclusive, aumentar o ROI (retorno sobre investimento), além de ajudar a fazer os investimentos certos e direcionar esforços para as ações que levarão a atingir o objetivo.

Neste novo ano que inicia, o Grupo Elian deseja a você todo o sucesso, que você seja capaz de superar os desafios de empreender. Continuaremos em 2022 trazendo conteúdos que te ajudarão a conquistar sempre mais, pois queremos ver você crescendo junto com a gente! 

Quer trazer os melhores produtos para sua loja? Faça agora seu pedido da nossa coleção Tropical 2022 pelo Venda Mais – a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

E não se esqueça de compartilhar com a gente, como foi o planejamento de marketing para este novo ano da sua loja!

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *