Como montar uma vitrine para o mês da mulher

O mês de março no calendário sazonal deste ano está cheio de datas marcantes, como o feriado de Carnaval, o lançamento da coleção Primavera Verão 2022, o Dia do Consumidor e o Dia Internacional da Mulher. Uma data importantíssima para a história em que o comércio, principalmente o varejo de moda feminina, pode usar para aumentar as vendas. 

É uma oportunidade para atrair novos clientes, além de fidelizar e reter os antigos. Para isso, é preciso sair do óbvio e criar uma verdadeira conexão com suas clientes e sua equipe de colaboradores. 

Com ações nas redes sociais você pode homenagear publicando imagens delas com breves depoimentos evidenciando sua força, suas histórias, lutas e conquistas. 

Muitas lojas comemoram a data o mês inteiro, outras promovem ações, promoções e campanhas na semana que antecede o dia 08 de março. Neste ano será um pouco corrido, devido ao Carnaval, que cai no dia 01º, uma semana antes do Dia Internacional da Mulher.  

Para você conseguir se programar com a troca de decoração, neste post eu trouxe insights para você criar uma vitrine perfeita, que chame atenção, seja criativa e comunique ao mesmo tempo. Se ainda não pensou em algo, aqui vão dicas para fazer diferente e se destacar frente às concorrentes.

A vitrine é de extrema importância para os pontos de vendas físicos e online, já que é o cartão de visitas do seu comércio. Na verdade, a vitrine reflete a identidade da sua loja, e o sucesso das vendas depende muito da exposição correta dos produtos. 

Como a vitrine pode ser considerada a melhor propaganda de uma loja, convencendo as pessoas a entrarem e se sentirem motivadas a verem outros produtos. É por isso que existe uma estreita relação entre a arte de expor mercadorias e de vender. 

 

Quer saber todos os segredos para montar a melhor vitrine? Baixe nosso e-book exclusivo agora!

Contar uma história para celebrar o passado

A origem da data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher não está relacionada a um evento isolado, mas a um conjunto deles. Ao longo da história da sociedade, diversas mulheres marcaram (e continuam marcando) suas épocas, seja ocupando espaços onde tradicionalmente eram apenas ocupados por homens, seja mostrando que são donas de suas vidas, de seus corpos e de suas escolhas.

O 8 de março é tão importante que 165 anos se passaram desde o acontecimento que deu origem à data e as mulheres continuam sendo homenageadas, e principalmente continuam conquistando espaços públicos e privados, direitos civis, e apoiando outras mulheres em suas lutas diárias. Que tal trazer esse contexto histórico para a sua vitrine?

Uma vitrine com personagens marcantes na história do feminismo e da luta por igualdade e equidade de gêneros e transgeneros, pode ser uma forma bonita e delicada de homenagear as mulheres. Uma ideia é colocar uma frase como “Uma homenagem para as mulheres mais importantes do mundo” e um espelho, em que ao passar pela frente, as clientes consigam se ver, e perceber o quão especiais também são!

Lembre-se que uma bela vitrine exige planejamento criterioso. Antes de tudo, é preciso conhecer o público com o qual você trabalha para estabelecer a mensagem que deseja passar. Uma vitrine temática, como para esta data, é ainda mais importante saber com o que suas clientes gostam e se identificam.

Para contar uma história, é preciso planejar algo com começo, meio e fim. De modo geral, o ideal é chegar a um equilíbrio, evitando muita informação e a poluição visual. Opte por tons mais neutros, ou diminua o número de produtos expostos, no caso de o cenário ser colorido ou com cores mais carregadas, ou conforme a estrutura da sua vitrine.

Não esqueça os 3 pilares da vitrine perfeita

Uma certeza que tenho é de que independente do tamanho, toda loja tem condições de ter uma vitrine criativa, basta prestar atenção nos três pilares: estrutura, exposição de produtos e comunicação. 

Em caso de dúvida, lembre-se que menos é mais! Dê espaço para harmonia e simplicidade, valorizando a exposição dos produtos, com os elementos alinhados, bem posicionados e iluminados, principalmente durante a noite, permitindo a melhor visualização dos detalhes. 

Uma dica de ouro no processo de montagem da sua vitrine é sair da sua loja e observar a vitrine pelo lado de fora. Só assim você terá a percepção que os clientes têm quando olham para ela. 

Os manequins são elementos importantes para uma loja de moda feminina, mas não precisam ser os únicos. Com um tema específico em mente, que esteja relacionado a data, traga para dentro do expositor uma composição perfeita de cores, roupas, luzes, elementos cênicos e a história. 

A exposição dos produtos deve levar em consideração o posicionamento dos manequins e dos elementos de apoio no espaço em que será trabalhado. Para criar a ideia de sequência, uma sugestão é posicionar os elementos lado a lado, de forma linear. 

Para dar a impressão de movimento, alterne a altura e os planos dos elementos expostos ou use elementos de quebra, como manequins sentados, para deixar a vitrine mais dinâmica. Mas não se esqueça do ponto focal, é preciso atrair o olhar do público para determinado ponto da vitrine.

O material usado na decoração pode variar desde Diy (faça você mesmo) até uma produção com um investimento maior, isso depende de cada negócio, e da mensagem que você deseja comunicar com aquele cenário. Aqui entra a comunicação!

Um toque feminino para encantar

Com um tema e uma mensagem definidas, na hora de escolher os elementos de apoio e da decoração, fuja do óbvio! Ouse criar uma vitrine moderna e elegante, com muita criatividade. As flores dão um toque feminino, mas deixe o convencional de lado e pense em diferentes possibilidades de incrementá-las no cenário. 

Buquês de flores de papel, de origami, flores artificiais ou até mesmo (por quê, não?) naturais, podem ser usados de várias formas, em diversas posições, cores e proporções, interagindo com os manequins, ou solitárias. Tudo depende da mensagem que você deseja entregar às suas clientes. 

Contraste diferentes tamanhos e cores para harmonizar a vitrine. Uma sugestão é criar estruturas adornadas ou até mesmo arranjos pendurados quando se tem espaço. E use plantas menores em formatos crescentes, triangulares ou com pétalas menores e mais abertas em ambientes em que eles são os detalhes. As flores grandes, se usadas individualmente, também dão um efeito bonito.

E não esqueça de brincar com as cores opostas, elas podem fazer a diferença na sua vitrine! Ah, ao usar flores artificiais, lembre-se sempre das plantas de cada estação, nesta época de verão, dê preferência para cravo, camélia, copo-de-leite, lírio, girassol, hortênsia e cactos. Ou as clássicas e queridinhas de todas as estações: rosas e orquídeas. 

E se optar pelas naturais, cuidado com a exposição do sol, contato com as peças vendidas, para não acabar manchando o tecido, além do tempo de vida delas. A não ser que seja proposital, deixar flores murchas ou envelhecidas não passa uma boa imagem.

Além da vitrine

As possibilidades são muitas quando se fala em vitrine para o dia da mulher, afinal, cada mulher é um universo de infinitas qualidades. Para ajudar a compor sua vitrine, você pode fazer uma ação, envolvendo seus clientes e seguidores das redes sociais e fazer uma grande homenagem a todas elas, expondo fotos, frases ou palavras que as definam.

E no final, não esqueça de mensurar os resultados! E compartilhe como foi a sua vitrine passada e como pretende criar a desse ano?

Quer trazer os melhores produtos para sua loja? Faça agora seu pedido da nossa coleção Tropical 2022 pelo Venda Mais – a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *