3 tendências para investir no seu e-commerce em 2022

Fazer compras online é um hábito que veio para ficar. É o que mostram os vários estudos e pesquisas sobre as mudanças de comportamento e consumo nos últimos dois anos. A pandemia acelerou o processo, e para este ano, as experiências digitais estão mais fortes do que nunca. 

Se o crescimento do e-commerce já era uma tendência, imagine agora com tanta tecnologia envolvida na jornada de compra?! Com isso, claro, a competitividade do mercado aumentará, e será preciso estar ligado nas tendências para 2022 para poder se destacar diante de tantas lojas vendendo roupas na internet. 

Além do omnichannel e da experiência phygital (física e online), o voice commerce, o recommerce e a inteligência artificial fazem parte dessas novas formas de fazer negócio. 

Para te ajudar a estar um passo à frente da sua concorrência, trouxe algumas novidades que prometem movimentar o varejo online no futuro não tão distante.

A voz do comércio

A crescente demanda por podcasts e o grande volume de mensagens de voz encaminhadas no WhatsApp, por exemplo, são prova de que tudo o que agiliza o processo de comunicação e compra tende a ser muito forte entre os usuários. 

O Voice Commerce é uma prática que tem sido impulsionada pelo Google,- que ajustou seu algoritmo para entender melhor as buscas por voz – e promete ser uma das tendências para 2022, uma vez que assistentes virtuais como Alexa, Siri, estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. 

Uma pesquisa feita pela Ilumeo, mostra que as buscas por voz estão se tornando uma preferência entre os usuários. O resultado mostra que 48% dos entrevistados usam assistentes de voz ao menos uma vez por semana e 87% usam principalmente a busca por voz. 

Embora a Natura e a Domino’s já tenham desenvolvido tecnologias que tornam possível realizar todo o processo de compra por mecanismos de voz, não é preciso ir muito além para começar a usar essa tendência. 

Seguir as práticas de SEO para e-commerce, otimizando os títulos e descrições dos seus produtos, é uma forma para aparecer nos resultados de busca por voz. Basta considerar como uma pessoa faria a pergunta sobre aquela peça.

Sustentabilidade é o caminho certo

Dar um novo destino ao produto e ressignificar o processo, de forma menos agressiva ao meio ambiente e mais empática com o próximo é uma tendência que vem crescendo cada ano mais. A sustentabilidade ganhou espaço e se tornou um grande diferencial competitivo no varejo. 

A preocupação com os impactos ambientais vem pautando diversos debates internacionais relacionados com o futuro do planeta e tem influenciado a forma de consumo das pessoas. As empresas que estão engajadas em temas verdes e que promovem ações sustentáveis efetivas estão ganhando cada vez mais clientes. 

Repensar nas embalagens, no desperdício dos recursos naturais (como água, energia elétrica), além da logística, são práticas que podem começar a fazer diferença. Cuidado com ações que podem ser consideradas como greenwashing (as propagandas verdes enganosas) pois o efeito pode ser negativo para a imagem da sua empresa.

Nessa pegada ecológica, surge o recommerce, uma maneira de colocar um produto (após já ser usado por um tempo e/ou reformado), de volta no mercado. O marketplace Enjoei e os brechós online são exemplos de que usar um item e jogá-lo fora quando você não quer mais, está ultrapassado.

Quer trazer mais sustentabilidade para a sua loja? Faça agora o seu pedido dos nossos produtos de Malha Eco pelo Venda Mais – a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

A inteligência dos robôs

Desde o ano de 2020, o uso da inteligência artificial (IA) no varejo brasileiro cresceu significativamente e promete ser uma das tendências para os próximos anos. A principal vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de personalização do atendimento ao cliente, criando uma interação mais realista entre a sua loja e os consumidores. 

No entanto, a Inteligência Artificial pode ser aplicada em duas pontas do comércio: a do consumidor, usada para ações de marketing e vendas, e a do operacional, usada para planejamento, logística, estoque, etc.

Tudo isso é possível porque são máquinas e sistemas que simulam o pensamento humano por meio da tecnologia, se tornando capazes de tomar decisões, a partir do acesso aos bancos de dados dos usuários, interpretando e analisando diferentes cenários do comportamento do consumidor. 

É possível traçar o perfil dos clientes atuais e dos potenciais clientes, bem como oferecer soluções quase imediatas para a maioria dos pedidos, além de dar informações, tirar dúvidas e automatizar algumas etapas da navegação do comprador.

A IA também é capaz de auxiliar na gestão de estoque, aumentando  a eficiência do gerenciamento, facilitando a visibilidade dos produtos estocados e a compreensão da demanda. E ainda dá para otimizar as entregas, com planejamento mais inteligente de rotas para os entregadores, além da coordenação de prazos e destinos, gerando maior eficiência de recursos, economia e sustentabilidade.

Para não ficar para trás

O varejo está evoluindo rapidamente com as mudanças de hábito, de comportamento, de pensamento e de consumo da população, que tem encontrado, no digital, uma forma de se manter conectado com as marcas. Estar preparado para essas mudanças pode garantir que sua loja se mantenha sólida e competitiva no mercado. 

Com foco na experiência do consumidor, que passou a buscar por mais comodidade e praticidade, o varejo se atualiza para proporcionar a ele uma jornada de compra completa e satisfatória. 

O desenvolvimento da tecnologia é um grande aliado do comércio eletrônico, e por isso você precisa acompanhar as novidades para manter o sucesso do seu negócio, destacando-se no mercado digital. 

Para saber mais sobre como será o e-commerce em 2022, clique aqui e fique por dentro de todas as novidades e tendências do varejo online. 

E aí, você já está preparado para acompanhar o mundo dos negócios digitais? Compartilhe com a gente como tem sido a sua experiência!

 

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *