E-mail marketing ainda traz resultados?

Será que o e-mail marketing já caiu em desuso e não funciona mais? Não é o que os números mostram. Mesmo com o aumento do número de aplicativos como o whatsapp e outras formas de chat, o e-mail tem se mostrado firme, forte e consistente na interação com o público-alvo em toda a sua jornada de compra. 

Usado pela primeira vez em 1978, por Gary Thuerk, funcionário da Digital Equipment Corp, o e-mail marketing faz parte da comunicação de diversas empresas, e, com a ascensão do digital, é capaz de trazer resultados surpreendentemente positivos para sua loja. 

Porque um e-mail bem escrito, direcionado e relevante é uma das estratégias de marketing mais eficazes para se comunicar com seu consumidor, captar leads e convertê-los em potenciais clientes, além de cultivar o relacionamento com seu público. 

Como isso é possível? Neste post eu proponho mostrar a você que essa ferramenta ainda pode trazer muitos resultados positivos para a sua loja. Além disso, dou  dicas de como, quando e para quê usá-lo, para garantir uma comunicação eficaz com o @ destinatário da sua carta digital.

O que é um e-mail marketing?

O e-mail, ou correio eletrônico, como também é conhecido, é uma forma de comunicação virtual por meio de mensagem de texto. Desde a sua criação, na década de 1970, essa ferramenta foi ganhando espaço na vida das pessoas e empresas. Com isso, surgiram outras funcionalidades também!.

Ao longo dos anos, com a sua popularização, o e-mail deixou de ser restrito e se tornou universal. Por isso, é considerado uma das ferramentas mais utilizadas na comunicação entre negócios e pessoas na internet. É aqui que entra a história do e-mail marketing. 

Em 1978, somente sete anos após a criação do primeiro e-mail, um gerente de marketing de uma empresa pioneira na indústria de computadores, enviou uma mensagem eletrônica (e-mail) para 400 contatos promovendo os produtos da companhia. 

O resultado foram os 13 milhões de dólares que a atitude de Gary Thuerk gerou em vendas para a Digital Equipment Corp. Mas, foi apenas na década de 1990 que os e-mails marketing ganharam popularidade, e seguem a evolução tecnológica acompanhando as mudanças de comportamento e hábitos de seus arrobas. 

Já são mais de quatro décadas levando mensagens de propagandas, newsletters e promoções de produtos aos consumidores. Você ainda tem dúvidas de que esta é uma ferramenta extremamente eficaz? Se bem planejada traz benefícios incríveis tanto à sua loja quanto para seu público.

Afinal de contas, vale a pena enviar um e-mail?

A resposta é: sim! O e-mail é capaz de ter uma ampla cobertura, pois os internautas estão sempre de olho na sua caixa de entrada virtual em busca de algo relevante. O e-mail é um dos métodos mais confiáveis ​​para promover seu marketing de conteúdo, por exemplo.

Uma vez que o marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na formação de um público fiel por meio da criação e distribuição de conteúdos personalizados, que sejam de real interesse do cliente. 

A personalização dos conteúdos permite que sejam enviadas mensagens diferentes para grupos conforme a segmentação do seu público. Além disso, o uso da automação de e-mails garante que cada destinatário receberá o e-mail certo na hora certa. 

Sem falar que o e-mail tem um ótimo custo-benefício, e são responsivos – quando o layout é ajustado conforme a tela do aparelho pelo qual está sendo visualizado – o que garante que todos consigam ler seu conteúdo.

As respostas dessa estratégia não podiam ser diferentes

Com essa estratégia de marketing você consegue ampliar sua lista de contatos usando um formulário de inscrição, na qual estão concordando em receber ou não os seus e-mails. 

Com o e-mail marketing você vai conseguir atingir todos os seus clientes de forma diferenciada, que estarão segmentados por grupos (de idade, sexo, renda familiar, preferências, localização geográfica, etc…). Com esse atendimento personalizado, as chances do cliente finalizar a compra aumentam. 

Afinal, a personalização também elevam as chances dos clientes abrirem os e-mails e terem acesso ao seu conteúdo. Por isso, é extremamente importante conhecer a fundo seu público -alvo, para enviar além de nominado, em horários baseados nas suas rotinas. 

Outra vantagem da personalização é que você sabe o que os seus leitores querem e gostam de ler, facilitando o envio de conteúdos realmente relevantes para eles. Automatizar o envio de uma sequência de e-mails focadas podem facilitar a sua vida e alcançar resultados surpreendentes. 

E por falar em resultados… outra vantagem do e-mail marketing é que ele permite, por meio de uma ferramenta de análise, como taxas de abertura, engajamento ou geração de leads, mensurar o sucesso das suas campanhas, além de medir o impacto de pequenas alterações.

Três práticas essenciais para uma lista de e-mail de qualidade

Para que seu conteúdo não seja classificado como SPAM para seu destinatário, é preciso estar atento a alguns detalhes. Uma campanha de e-mail marketing costuma ter como objetivo a captura de leads (quem demonstra interesse em seu negócio, serviço ou produto) qualificados para conversão em potenciais clientes. 

Isso pode ser feito de três jeitos: “Opt in”, “Double Opt in” e “Soft Opt in”. A primeira prática, Opt in, é a mais comum de todas, um espaço no site da empresa com a pergunta: “quer receber nossos conteúdos, insira seu e-mail aqui”. Ou seja é a autorização necessária, dada pelo internauta, para receber informações por e-mail da sua loja. 

A segunda forma é a Double Opt in, que como o próprio nome sugere, é uma dupla confirmação do interesse do consumidor em receber email marketing. Ou seja, quando um usuário cede seu endereço de e-mail, possivelmente através de uma página de captura, ele ainda não fará parte do banco de dados qualificado. 

Isso só ocorrerá quando esse mesmo usuário confirmar a intenção de pertencer a esta lista, respondendo a um e-mail posterior. Com isso a tendência de conversão é muito maior, afinal, ele cedeu voluntariamente seu e-mail e ainda confirmou posteriormente a intenção de fazer parte da sua lista. 

Com essa prática, você até pode ter uma lista de leads menor, mas, sem dúvida, com uma qualidade muito maior. E a terceira forma é o Soft Opt in, uma prática existente e permitida legalmente, mas que não conta com uma autorização explícita do contato. 

É quando o cliente, de alguma forma, informalmente, concede o seu endereço de e-mail (geralmente em um cadastro) mas não deixa claro o interesse de receber os conteúdos, pois entende-se que o relacionamento que já existe entre as duas partes, automaticamente permite o envio de mensagens de email entre elas.

Quando, como e por quê criar campanhas de e-mail marketing

Existe um grande número de ações possíveis nessa área e seu negócio pode se beneficiar ao empregar a forma mais correta conforme o perfil e a proposta de comunicação de sua loja. Além dos e-mails automatizados, como já comentado, ainda podem ter e-mails para clientes inativos, de boas-vindas, ou específicos para seu e-commerce.

A Newsletter é um período enviado para os clientes que se cadastraram em seu site. Geralmente são usados por empresas que mantêm blogs de conteúdo atualizados, para divulgar as postagens mais recentes. 

Já os Promocionais são focados totalmente em conversão. Eles são capazes de divulgar as ofertas (às vezes exclusivas) de produtos físicos, digitais ou serviços. São feitos para levar o cliente para o funil de vendas, e são super positivos quando bem segmentados e direcionados ao público certo.

E tem também os e-mails sazonais, que são enviados em datas comemorativas do calendário comercial, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou Natal. Mas eles também servem para o aniversário do cliente, como forma de demonstrar que ele é importante para a empresa.

O interessante é criar um calendário editorial para seu email marketing que te permita programar e-mails especiais temáticos de acordo com os meses do ano ou com promoções sazonais ou, até mesmo, unindo ambos.

Para enviar suas campanhas de e-mail marketing, é preciso levar em consideração também, a utilização de conteúdos atrativos e de qualidade para engajar tráfego para o seu site, instigando seu leitor a compartilhar o conteúdo que você envia. 

Lembre-se de que quantidade não é qualidade quando se trata de e-mails, por isso uma maneira eficiente para ter bons resultados é não bombardear seus clientes com constantes tentativas de venda, mas manter uma certa frequência de envios. 

E para concluir, ao criar uma campanha, esteja ciente de que seu trabalho vai muito além de planejá-la e executá-la. Ele continua mesmo depois da campanha ter acabado e necessita de ajustes constantes.

Para isso, não esqueça de mensurar seus os resultados! Saber analisá-los é fundamental para criar campanhas de e-mail marketing cada vez melhores. E por aí, compartilhe com a gente se utiliza essa ferramenta na sua loja ou se pretende começar a usar.

Quer trazer os melhores produtos para uma vitrine irresistível? Faça agora seu pedido da nossa coleção Primavera-Verão 2022 pelo Venda Mais – a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

Escrito por Mayana Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *