Dia do Cliente: afinal, quem é o consumidor Brasileiro?

No Brasil, o Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro. A data foi criada em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores.

Além, é claro, incentivar as compras em um mês de baixa para o varejo.

Esse é um dos motivos pelos quais é fundamental inseri-la no calendário sazonal da sua  empresa. Portanto, não fique de fora do Dia do Cliente 2022 e aproveite esta chance de vender mais e investir na fidelização de clientes. 

E por isso, como forma de agradecimento pela fidelidade, o comércio promove uma série de ações, como promoções especiais e descontos, distribuição de brindes e sorteios.

No Dia do Cliente, pense exclusivamente nele!

O propósito da data já deixa claro que, neste dia, é fundamental priorizar o cliente. É hora de deixar os lucros como consequência e focar na experiência do consumidor com sua marca. 

Para isso, é fundamental planejar as ações do ponto de vista de quem vai comprar da sua loja. Assim, os resultados são muito melhores.

Conhecer o seu público, compreender os seus desejos e oferecer aquilo que ele espera encontrar é a melhor estratégia que você pode (e deve) ter para fazer toda a diferença no Dia do Cliente.

Por que investir no Dia do Cliente?

Apesar de existir desde 2013, foi somente em setembro de 2019, que o Dia do Cliente foi definido pela Câmara Federal, em Brasília. Essa comemoração vem ganhando cada vez mais popularidade e ajudando a movimentar o mercado em uma época em que o fluxo de venda é menor. 

Além da oportunidade de venda, a data comemorativa é o momento ideal para conquistar a satisfação do cliente. Um cliente satisfeito é o primeiro passo para a sua fidelização.

No entanto, a construção de um bom relacionamento entre empresa e cliente leva tempo e dá trabalho. Mas, ainda assim, vale a pena investir em campanhas e promoções específicas para o Dia do Cliente, visando a fidelização desses consumidores.  

Mas, uma coisa é certa: de nada adianta uma empresa se lembrar de seu cliente apenas no dia 15 de setembro, ou na semana que antecede a data – ainda mais se esta lembrança for motivada por um único interesse: a venda em si. 

Neste dia (e em todos do ano) invista mais nessa construção de confiança e segurança com seu cliente.

Mas, afinal, você sabe quem é o consumidor brasileiro?

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, buscou descobrir como o consumidor pensa e o que ele deseja em relação às marcas e produtos do mercado. Os dados mostram que uma geração de pessoas mais exigentes emergiu da pandemia.

Para as empresas, isso quer dizer que o desafio para dialogar com o cliente aumentou. Uma vez que o consumidor tem se mostrado mais desconfiado e consciente.

Se comparado há 10 anos, 86% dos entrevistados se dizem mais informados, 81% se veem mais desconfiados com o discurso das marcas e 81% estão mais atentos quanto à qualidade dos produtos. 

Além disso, 85% dos entrevistados afirmam que quando vão às compras, têm mais consciência de seus direitos de consumidor, e 86% dos brasileiros, criaram o hábito de pesquisar mais sobre os produtos antes de comprar. 

E quando o assunto é acesso a internet, 6 a cada 10 pessoas costumam pesquisar preços de produtos e serviços, ou seja, 58% dos entrevistados procuram informações sobre eles antes da compra. 

No entanto, o número de compras online ainda é tímido, apenas 31% dos brasileiros entrevistados já fizeram alguma compra pela internet. E 21% usou a internet para fazer reclamações de marca ou produto. 

A democratização da internet impulsionou um cenário de mudanças nos padrões comportamentais, de hábitos e atitudes dos brasileiros. A crise econômica, forçada pela pandemia do Coronavírus acelerou ainda mais essas transformações na vida das pessoas, que passaram a pensar diferente quanto às reais necessidades de consumo. 

O comércio e o varejo físico estão longe de fechar as portas e entrar no mapa da extinção. No entanto, é preciso olhar para essas mudanças e se re-adaptar aos anseios dos clientes para conseguir dialogar com eles e conquistar sua confiança.

Programas de fidelização são valorizados na pandemia

Dessa forma, diante das incertezas, os consumidores têm buscado, cada vez mais, os programas de fidelidade, que aparecem como uma oportunidade de economizar e ter benefícios em suas compras diárias.

Uma outra pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) em parceria com a Locomotiva Instituto de Pesquisa, mostra que o interesse de quem já participa de programas de fidelidade aumentou e vem despertando a vontade em quem ainda não é cadastrado. 

Segundo a pesquisa, devido à atual crise, 55% dos entrevistados passaram a dar preferência para a compra em marcas que oferecem o benefício, e 67% estão interessados em trocar seus pontos ou milhas por produtos para casa.

A oportunidade para investir em programas de fidelidade se abre para os segmentos, elencados pela intenção de adquirir daqueles entrevistados ainda não cadastrados:

1º Supermercado (92%)

2º Farmácias (84%)

3º Lojas de eletrônicos e eletrodomésticos (77%)

Lojas de vestuário (76%)

5º Cosméticos (74%) 

6º Empresas de alimentos e bebidas (72%). 

5 dicas para conquistar (ainda mais) o cliente!

Muito além dos programas de fidelidade, promoções, descontos, sorteios, e brindes, no Dia do Cliente promova ações assertivas para transformar aquele lead em um cliente real, e futuramente, um cliente fiel. 

Separamos para você, 5 dicas de ações para o Dia do Cliente, que prometem ajudar na fidelização e, por consequência, aumentar as vendas.

1. Crie campanhas de marketing específicas

Invista em ações de marketing chamativas e interativas para alcançar melhores posicionamentos nas ferramentas de busca do Google.

Use diferentes canais de comunicação, como redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing, SMS Marketing ou WhatsApp Marketing, tanto para homenageá-lo pelo Dia do Cliente, quanto para ampliar o alcance da sua loja.

Aposte no engajamento dos clientes nas redes sociais, promovendo concursos e enquetes, compartilhando depoimentos e fotos de compradores satisfeitos e até mesmo organizando um jogo ou um quiz, valendo um cupom de desconto exclusivo.

2. Recompense a fidelidade do cliente

Além de oferecer descontos em geral, invista em ações de agradecimento para clientes fiéis. É hora de usar o banco de dados que tem sobre seus clientes e preparar algo que faça aquele cliente se sentir ainda mais importante para sua empresa. 

Ofereça brindes ou descontos especiais e exclusivos para aqueles clientes que estão sempre com você. Talvez seja a hora de usar o programa de fidelidade para reafirmar a relação de parceria entre vocês.

3. Promova ações e benefícios personalizados

Tão importante quanto fidelizar antigos clientes, é a conversão de um prospect ou um lead em cliente. Fugir da mesmice das promoções convencionais, é um salto na conquista dos objetivos, em relação à concorrência.

Seja criativo para usar os dados que possui sobre os potenciais clientes para atraí-lo. Aproxime o seu público com descontos especiais conforme o gosto ou necessidade.

4. Invista em um bom atendimento

Mesmo com tantas ações no mundo digital, não esqueça que seu cliente é um humano. Entender que cada consumidor é único e singular faz com que você trate-o com mais empatia. Presencial, ou virtualmente, invista em um atendimento mais humanizado, respeitoso e gentil, todos os dias. 

Mas, nesse Dia do Cliente, em especial, trate-o com mais atenção. Faça com que ele se sinta confortável e acolhido pela sua loja, marca e/ou equipe. Assim ele se sentirá valorizado, estreitando ainda mais os laços com a empresa.

5. Lance novos produtos

Por quê não aproveitar a data comemorativa para fazer o lançamento de um novo produto? Usufrua da visibilidade da data para apresentar uma novidade da sua loja ou um item de edição limitada para o evento. Ao público fiel, aposte em um lançamento exclusivo, com desconto especial.

Mensurar resultados também é preciso

Nota-se que conhecer o perfil do seu cliente ajuda na elaboração de planos de ações de marketing mais assertivos. Pois é entendendo o consumidor que é possível dialogar com cada um deles.

Atendimento humanizado, personalizado, promoções, ofertas e descontos exclusivos que sejam de fato vantajosos para o cliente, além de homenagens e agradecimentos, é o que fará você ter sucesso em suas ações nesta data. 

E depois que o dia do cliente passar, lembre-se de mensurar os resultados. Só assim você poderá verificar a eficiência do seu plano de ações de marketing.

Sem dúvidas, analisar o que deu certo e o que não saiu como o desejado ajuda você a planejar uma campanha ainda mais assertiva para a próxima grande data do calendário do comércio.

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *