Marketplaces: como vender e quais os mais indicados?

“Dá para comprar on-line?”

É, os tempos mudaram e a compra digital já se tornou o padrão de escolha para a maioria dos consumidores, desde compras mais básicas, como roupas e sapatos até produtos com valores bem mais elevados, como computadores e móveis. 

Mesmo com a preferência pela compra on-line, alguns consumidores acabam deixando o desejo de adquirir um produto por precisarem acessar diversos e-commerces diferentes para encontrar tudo que procuram. O que poderia ser resolvido facilmente com um marketplace.

“Ué, mas como assim?” 

Para ficar mais claro, nesse post você irá descobrir tudo sobre vendas em marketplace e para conferir é só continuar lendo a matéria!

O que é um Marketplace?

Antes de aprofundar em vendas, é preciso compreender o que é um marketplace. Diferente de um e-commerce, um marketplace é um site que funciona como uma loja de varejo virtual. 

“Como assim?”

Calma que nós vamos explicar! Para ficar mais claro, imagine um shopping center. Dentro dele você encontra diversas lojas com uma diversidade ainda maior de produtos oferecidos. O shopping center é o marketplace, enquanto as lojas e os produtos oferecidos são marcas diversas. 

Essa é a diferença entre e-commerce e marketplace: enquanto o segundo possibilita que exista a venda de diversos produtos e marcas, o primeiro, geralmente, está associado a apenas uma marca e seus produtos. 

Um grande exemplo de marketplace é o site da Amazon, um dos maiores sites de vendas do mundo.

Por que vender em um marketplace ao invés de ter um e-commerce próprio?

Calma lá, ninguém disse que é preciso escolher entre um e outro, até porque o ideal é vender nos dois. 

Pensa assim: digamos que você tenha uma loja x que é conhecida apenas na sua região. Com um e-commerce você pode facilitar que mais cidades próximas a sua desejem comprar seus produtos e, aos poucos, você pode expandir ainda mais sua área de comunicação. 

Isso já é bem legal por si só, mas, quando se conta com a venda através de um marketplace, pessoas que nunca ouviram falar da sua marca poderão encontrar seus produtos, já que estarão procurando por palavras-chave que dizem respeito ao que você está vendendo ao invés de buscando pelo nome da sua marca. 

Além disso, por vender marcas maiores, o marketplace também aumenta a credibilidade de seus produtos vendidos e, justamente por isso, também é possível notar uma crescente oportunidade de vendas. 

Outro ponto muito vantajoso para vendedores de marketplace é a operação logística facilitada, como a que é oferecida pelo Mercado Livre. A gigante do marketplace argentino tem parceria com transportadoras, o que garante que o frete não sairá do bolso da marca que está vendendo e sim do próprio “acordo” entre o Mercado Livre e suas transportadoras. 

Claro, não são todos os marketplaces que oferecem esse tipo de vantagem, por isso é sempre importante pesquisar qual será o mais rentável para você.

Como funciona um marketplace?

Como um shopping center, um marketplace cede “locais para alugar”, sendo uma parceria entre lojistas e a plataforma em si. Enquanto você oferece seu produto para o consumidor, o marketplace é responsável por garantir a transação segura e o local de venda.

Além dessa vantagem, marketplaces investem MUITO alto em marketing digital, justamente por se tratar de um mercado que vende produtos que também são vendidos em outros sites. Campanhas e mais campanhas que irão alavancar suas vendas e aumentar a visibilidade da sua marca por todo o país (e, às vezes, até fora dele).

Depois que o cliente faz a compra, o vendedor separa o produto, prepara para envio, emite a nota fiscal e faz o envio pelo transporte do marketplace. A facilidade também está presente em todas as etapas, até mesmo na hora de “pagar o aluguel da sua loja”. E, pensando em facilitar, o valor desse aluguel já estará descontado na hora em que o valor da compra cair na conta do lojista.

Quanto custa e como vender em um marketplace?

Geralmente não existe um valor fixo para pagamento e sim uma porcentagem sobre o valor vendido, mas também é possível encontrar marketplaces que oferecem uma assinatura mensal fixa. Tudo depende de qual marketplace você irá vender. 

Para vender em um marketplace é bem simples, na maioria das vezes, sendo preciso apenas preencher um formulário e fazer o cadastro de vendedor no site. Outro ponto que vale a pena mencionar é que você não precisa ter um e-commerce próprio para vender em um marketplace

Todos os produtos que você irá vender serão adicionados diretamente na plataforma, mas, caso você tenha um e-commerce, é possível apenas “integrar” as operações entre os dois canais (tanto de vendas quanto de estoques da loja). 

Vale lembrar que marketplaces são bem concorridos, já que permitem que diversas marcas vendam os mesmos produtos. 

E como se destacar? Capriche em descritivos de site bem elaborados e técnicas de comunicação na hora de falar do seu produto na descrição da plataforma. 

Outro ponto bem importante sobre a venda em marketplaces é a de prezar pelo atendimento 5 estrelas. Na internet, ainda mais quando existem diversas opções, o consumidor tende a expor suas experiências com os demais, principalmente se elas forem negativas. 

Trate bem seus clientes e ofereça produtos de qualidade, assim você possibilita que sua marca cresça e ganhe maior visibilidade.

O que vender em um marketplace?

Antes de subir seus produtos e valores em um marketplace vale a pena fazer uma pesquisa aprofundada sobre demanda e concorrência

A maioria dos marketplaces atualizam frequentemente quais produtos estão sendo mais comprados dentro do site, o que facilita na hora de você decidir sobre qual produto ofertar primeiro. 

E, por fim, na hora de decidir valores, leve em consideração o que as marcas concorrentes estão oferecendo. Quanto custa o produto? Quanto custa o frete? Quais as condições de pagamento? Quantas estrelas essa marca tem nas avaliações? As fotos do produto são verdadeiras? Quais produtos essa marca oferece? 

Sim, é preciso pesquisar um bocado de tópicos, mas tendo essas respostas você pode potencializar ainda mais suas vendas, alcançando um número cada vez maior de conversões.

Como decidir em que marketplace vender?

Atualmente você pode encontrar inúmeros marketplaces na internet para se cadastrar e vender seus produtos, mas qual trará maiores resultados para o seu negócio? 

Aquele que mais se encaixar no perfil do seu target

Até parece um clichê falar de que é necessário conhecer seu consumidor, mas, infelizmente, ainda existem muitos vendedores que desconhecem essa informação. 

Por isso, é sempre bom contar com um planejamento comunicacional antes de entrar no mundo competitivo das vendas por varejo on-line

Existem no mercado on-line, marketplaces que se encaixam em todos os estilos e perfis, aprenda a identificar o do seu consumidor e aposte no que mais fizer sentido para ele.

Lembre: seu cliente geralmente compra através do mesmo site, vale a pena entender e descobrir qual o seu preferido.

Os maiores marketplaces

Chegou a hora de você conhecer nossas cinco indicações de marketplaces: o Mercado Livre, a Amazon, a Shopee, o Magazine Luiza e o AliExpress.

Mercado Livre

Com mais de 12 milhões de vendedores parceiros em toda a América Latina, o Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil. As maiores vantagens de vender nessa plataforma são: transporte para frete através de parceiros do Mercado Livre; grande visibilidade para venda; e a grande reputação do site.

Amazon

Além de um grande marketplace, sendo referência no mundo todo, a Amazon também é uma marca consolidada com produtos de alta qualidade, o que potencializa ainda mais a relevância e a confiabilidade do site.

Shopee

Durante a pandemia do Covid-19 a Shopee recebeu muita atenção, oferecendo produtos baratos e cupons de frete grátis. Mesmo com a volta da rotina, a Shopee manteve-se como a queridinha dos brasileiros, sendo uma possibilidade com grandes chances de resultar em conversões.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza já se consolidou como um marketplace de alta qualidade, segurança e com prazo de entrega curtíssimo (o que atrai muitos consumidores). Esse marketplace cobra uma taxa de comissão de 16% por produto vendido, mas também oferece milhões de visitantes de todo o país.

AliExpress

Uns anos atrás o AliExpress ainda era pouco considerado pelos brasileiros, já que apenas era possível comprar produtos estrangeiros na plataforma, o que aumentava o frete, o período de entrega e a incerteza de que o produto iria ou não parar na alfândega. Porém, em 2021 a gigante do marketplace mundial passou a aceitar vendedores brasileiros, cobrando comissão que varia entre 5 e 8%. 

E, aí? Já decidiu em qual marketplace você irá vender seus produtos? Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse tema? Comenta aqui em baixo! Sua opinião é sempre muito bem-vinda!

 

Escrito por Mayana Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *