Customer Centric x Customer Focus: entenda os dois conceitos que irão acelerar suas vendas

Vender deixou de ser uma tarefa simples e realizada apenas no boca a boca. Com a quantidade de produtos e serviços e com a variedade de marcas oferecendo o mesmo produto, o “vender” passou a ser altamente desafiador e complexo. 

Já foi comprovado que mais de 80% das pessoas deixam de comprar de uma marca devido a uma experiência negativa, assim como a relação entre consumidor e vendedor impacta na hora de fechar uma venda. 

E como podemos nos adequar para atingir este consumidor? Pesquisando e evoluindo nossas estratégias de venda constantemente. Pensando nisso, nesta matéria você irá aprender tudo sobre Customer Centric e Customer Focused. 

Para descobrir, continue acompanhando nosso tema de hoje.

O que é Customer Centric?

E o que é este tal Customer Centric? 

Customer Centric (ou Cliente no Centro) é uma metodologia de gestão que busca colocar a opinião do cliente no centro de todas as estratégias da empresa. Você deve estar se perguntando o que esta cultura tem de diferente de tudo que já vimos por aqui, mas pode ficar tranquilo que logo já ficará bem claro. 

O Customer Centric tem o objetivo de valorizar as decisões que trarão um melhor benefício ao cliente, garantindo uma adequação constante para alcançar os objetivos de venda. 

Para ficar mais claro, vamos pensar em uma sorveteria. Você, dono da sorveteria, sempre vendeu sorvetes hipercalóricos e teve grandes lucros com isso, porém, percebeu que suas vendas têm caído drasticamente durante o inverno. 

Ao fazer uma pesquisa de mercado, você descobriu que seus clientes estão optando por marcas lights de sorvetes para cuidar do corpo para o verão. 

Caso você ignore esta informação e continue vendo seus sorvetes normalmente, estará negando uma demanda latente do seu cliente e, muito provavelmente, perderá sua relevância. 

Teimosia durante a gestão de clientes não é mais uma opção ou uma estratégia de venda, é um descuido bem perigoso para o bem do seu negócio. 

Customer Centric é o oposto disto.

E Customer Focus, o que é?

Na mesma direção do conceito Customer Centric, o Customer Focus também coloca a opinião do cliente em evidência. 

Porém, além de levar em consideração a opinião do cliente, com o Customer Focus o objetivo é direcionar as ações da marca para que elas atendam as necessidades do consumidor para gerar fidelização

A ideia do Customer Focus é identificar os desejos reais do consumidor e ultrapassá-los. 

A ideia é, além de ouvir os problemas de seu cliente, oferecer para ele os “remédios” necessários para tratar o problema e, ainda, entregar um “pirulito” ao fim da consulta. 

Claro, isto foi um exemplo, mas o princípio é o mesmo.

Como incorporar Customer Centric e Customer Focus no varejo?

Beleza, agora que você já sabe o que é Customer Centric e Customer Focus, chegou a hora de tratarmos do que realmente importa: como incorporar Customer Centric e Customer Focus no varejo? 

Para ficar mais claro, separei alguns pontos bem legais que podem ajudar você a criar uma boa estratégia com Customer Centric e Customer Focus.

1. Touchpoints humanizados

Focar em touchpoints, que são os momentos da jornada de compra do consumidor desde que ele realmente entra em contato com a marca, é importante para garantir uma estratégia eficaz de venda. 

Quanto menos mecanizado for este processo de compra, mais o cliente se sentirá acolhido e envolvido com o seu negócio. 

Algumas dicas que são legais para esta etapa são: chamar o cliente apenas pelo primeiro nome; ser mais próximo e informal com a forma de se comunicar; e não seguir um roteiro de atendimento.

2. Dados realmente analisados

Esta dica é infalível e, infelizmente, é pouco levada em consideração no dia a dia. 

O que adianta gastar com pesquisas de mercado e anúncios de teste se você não levará em consideração os dados coletados? 

Por isso, sempre que possível, tire um tempo para realmente estudar os dados coletados do seu cliente. 

É interessante até investir em uma equipe dedicada apenas a análise de dados.

3. Criatividade e tecnologia fazem diferença

Vá além! Nem só de Facebook e Instagram se vive nos dias de hoje e, com certeza, seu cliente não é uma exceção. 

Vídeos no YouTube? Pode ser, mas pense mais! 

Para se destacar da concorrência, você precisa estar atento às novidades do mundo da tecnologia. 

Uma dica: siga portais de comunicação e de tecnologias nas redes sociais para sempre estar por dentro.

Por hoje era “só” tudo isso! Percebeu como é fácil colocar em prática técnicas de Customer Centric e Customer Focus no dia a dia da sua empresa? E, consequentemente, como isso poderá ajudar você com suas vendas? 

Fique sempre ligado nos conteúdos que eu falo por aqui, assim você se mantém por dentro de tudo!

E lembrando: não esqueça de comentar o que você achou deste conteúdo e se tem interesse em saber sobre algum tema específico. 

Até a próxima!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *