Como montar o estoque ideal para a sua loja de roupas

Imagine uma loja de roupas de sucesso. Quais são os principais diferenciais desta loja? Vários elementos podem ser considerados: uma boa equipe de vendas, uma vitrine impecável, produtos nas melhores tendências.

Porém, mesmo com todos os diferenciais possíveis, nenhuma loja alcançará bons resultados a longo prazo sem um estoque que faça sentido para o público-alvo.

Segundo pesquisas, 43% dos varejistas classificaram o gerenciamento de estoque como o desafio número um do dia-a-dia, por isso, ter um estoque adequado às necessidades dos clientes é a base de um negócio de varejo que funciona bem. 

Quer saber como lucrar mais? Confira como montar o estoque ideal para a sua loja de roupas!

 

Gestão de estoque: qual a sua importância?

A gestão de estoque é o alicerce da longevidade da sua loja. Quando seu estoque é organizado adequadamente, o restante do gerenciamento de loja se encaixa. Sem isso, você corre o risco de uma série de erros, como falta ou excesso de estoque, furos no faturamento, má escolha do mix de produtos, etc.

Todo sistema de controle de estoques deve responder a duas questões: quando se deve comprar o item (uma data) e quanto se deve comprar do item (uma quantidade).

©Alexander Kovacs

Assim, quando bem executado, um bom estoque pode fazer você obter vantagem de custos em relação aos concorrentes, oferecer melhores opções, além de ter mais flexibilidade para mudar e se adaptar ao que os clientes procuram.

 

Como saber o nível de estoque ideal da loja

Uma dos principais itens em montar o estoque é saber o nível de estoque ideal da loja. O investimento não pode ser muito alto, nem muito baixo, deve-se saber as quantidades de grades de cada produtos e isso pode gerar grandes transtornos.

Ao planejar o seu estoque, é preciso ir além e pensar no giro de produtos, na demanda do seus clientes e no seu fluxo de vendas para saber calcular o nível de estoque da maneira correta. 

 

  • Giro de Produtos

O primeiro passo para entender o nível ideal de estoque é identificar o giro de produtos, ou seja, a quantidade de produtos que a sua loja é capaz de vender em determinado período de tempo. Ou seja, se você vendeu 10 itens em 5 dias, por exemplo, o giro de produto diário é de 2 peças, semanal de 14 peças e mensal de 60 peças.

Calcular o giro de produtos é essencial para descobrir o nível ideal de estoque.

 

  • Calculando o nível de estoque ideal

Com a média do giro de produtos em mãos, é hora de calcular o nível do seu estoque. Na prática, o cálculo pode ser feito da seguinte maneira:

 

Exemplo:

 

Produto: A

Venda Mensal: 150 unidades

Tempo de reposição (o tempo que seu fornecedor leva para entregar o pedido): 90 dias

Giro diário: 150/ 30 dias = 5 unidades

Giro semanal: 5 x 7 dias = 35 unidades

 

É hora de calcular o nível de estoque!

 

Tempo de reposição: 90 dias

Giro diário: 5 unidades

Estoque mínimo: 5 unidades x 90 dias = 450 peças.

 

Ou seja, a quantidade mínima do produto A que você deve ter na sua loja é 450 peças para não ter falta de estoque. Uma boa tática é somar uma porcentagem de 10% a 15% na quantidade de peças para ter uma margem a mais caso haja um aumento no fluxo (também a ser consideração em datas comemorativas e alta nas vendas).

 

3 métodos para montar estoque de loja

Mesmo com o nível adequado de peças para o estoque em mente, o bom funcionamento da sua loja só se dará através de uma boa gestão de estoque.

©Kelly Sikkema

Existem algumas metodologias que podem lhe ajudar a controlar o estoque da sua loja, porém, é sempre imprescindível que você faça uma análise estratégica do seu modelo de negócio, a realidade de mercado e as necessidades do seu público, para só depois escolher o melhor método. Confira alguns deles:

 

  • PEPS 

Uma maneira eficaz e segura de gerenciar o estoque da sua loja é a metodologia PEPS, que significa “Primeiro a entrar, primeiro a sair”.

Basicamente, neste modelo o estoque funciona como uma fila simples, ou seja, os produtos que chegam primeiro são vendidos primeiro. E os que chegam por último, são vendidos por último. 

Este modelo de gestão garante que o seu estoque esteja sempre organizado e previne o combate de perdas, além de facilitar a gestão em logística.

 

  • UEPS

UEPS é justamente a metodologia contrária da PEPS, ou seja, “último a entrar, primeiro a sair”. Assim, neste método, o último produto a chegar é o primeiro a ser disponibilizado às vendas. 

Essa é uma boa estratégia principalmente se a sua loja foca em tendências como destaque de vendas. Assim é possível garantir uma boa demanda de novidades na loja, porém é preciso ficar atento para não ficar com produtos antigos encalhados na loja.

 

  • Curva ABC

A curva ABC se baseia em três aspectos para entender a importância da reposição de cada produto no estoque. São eles: o giro, o faturamento e a lucratividade.

Produtos A: possuem giro razoável, alta lucratividade e faturamento, sendo muitos importante ter estoque destes produtos.

Produtos B: possuem um giro alto, contribuindo muito para o faturamento, mas que não alcançam tanto lucro quanto os produtos A. São os que devem corresponder a maior parte do estoque. 

Produtos C: giro mais baixo e representam uma fatia pequena do faturamento. Devem corresponder a pequenas quantidades, apenas para eventuais demandas.

A Curva ABC é uma metodologia muito eficiente para entender como comprar roupas para vender na sua loja (link post “Como e onde comprar roupas para vender”).

 

 

Escolhendo os produtos do estoque

Além de escolher o mix ideal de peças, selecionando a proporção de cada item no seu estoque – se ele será composto por mais blusas ou calças, mais peças masculinas ou femininas em uma loja infantil, por exemplo – é importante escolher bons fornecedores que agreguem praticidade ao dia a dia da loja, como rápidos prazos de entrega, variedade de produtos, facilidade de pagamentos e flexibilidade nos processos.

©Artem Beliaikin

Pensando em otimizar o seu tempo e facilitar a sua rotina, o Grupo Elian traz o Venda Mais, a loja online exclusiva para lojistas de todo brasil, onde você pode comprar moda 24 horas por dia, de onde estiver.

No Venda Mais você encontra a Elian e Colorittá – nossas marcas infantis – além da Marialícia de moda feminina e Maelle de moda plus size. Tudo isso de um jeito fácil e prático.

Faça seu pedido agora e conheça todos os benefícios de ter o Grupo Elian na sua loja!

Que tal planejar o seu estoque através da nossa Loja Online Venda Mais?

Julia Zamoner

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *