Dedique-se à organização financeira da sua loja

Em tempos de crise, como estamos vivendo devido às proporções da pandemia do COVID-19, é necessário manter a calma e estruturar a sua loja para evitar prejuízos muito grandes.

 

O principal processo a ser gerenciado neste momento é, sem dúvidas, a gestão financeira. Por mais que o cenário é preocupante, você pode utilizar esse momento de baixa nas vendas – ou de loja fechada – para pensar na saúde financeira do seu negócio, colocar em prática análises pendentes e também para planejar os próximos passos, caso a crise perdure.

Saiba agora, no Crescer com Elian, como se dedicar a organização financeira da sua loja devido à crise pelo Coronavírus!

 

Faça novos planejamentos

A primeira atitude que você deve tomar em frente à crise é ter projeções realistas para a sua loja. Não seja pessimista demais, mas também não ache que a sua loja passará ilesa desta crise. É importante ter consciência que todos serão impactados e que as projeções feitas no início do ano já não estão mais valendo a partir de agora.

O certo então é fazer novos planejamentos e focar nas estratégias a serem seguidas daqui por diante. Através de um bom planejamento, é possível minimizar as perdas e manter resultados satisfatórios quando tudo isso passar (e vai passar).

©Isaac Smith

Os controles financeiros são essenciais neste momento. Lembre-se que, tão importante quanto controlar os gastos já existentes, é evitar novas dívidas. 

Alguns pontos que você pode analisar para que as contas não saiam do controle e ajudar a atravessar a crise:

 

  • Tomar providências para cobrar valores em atraso de clientes.
  • Fazer um novo de estoque e planejando o novo estoque para os próximos meses;
  • Organizar as planilhas de fluxo de caixa, cobranças, estoque e todos os processos da loja;
  • Estudar novas ferramentas de gestão que o auxiliem nesse momento. Há várias instituições, como o SEBRAE e a FGV oferecendo cursos gratuitos de gestão que vale a pena conferir;
  • Organizar informações sobre os funcionários – inclusive analisar as férias de cada um;
  • Analisar estratégias de marketing para o momento de crise;
  • Se planejar em um panorama geral para o próximo trimestre.

 

A partir do novo planejamento, é possível desenhar as próximas estratégias e ações para a sua loja.

 

Sua loja em tempos de crise: dicas fundamentais

Não é fácil pensar em um planejamento para este momento, já que não sabemos quando será encerrado esse ciclo de crise e pandemia. Porém, algumas iniciativas são fundamentais para manter a sobrevivência da sua loja. 

 

Corte radical de gastos

Mesmo que isso limite parcialmente a sua capacidade de atuação ou que mude temporariamente o jeito que a sua loja era mantida, a orientação fundamental é diminuir ao máximo todos os custos da sua loja, desde gastar menos energia, até a compra de novos produtos para o estoque. 

©Kelly Sikkema

Aqui é importante também que você reduza o custo fixo da sua empresa, como vendendo algum veículo da loja, por exemplo. É hora de dar um passo para trás e garantir a saúde financeira do seu negócio, além de garantir um capital de giro por um tempo.

 

Interrompa a venda de produtos que não geram margem

Sabemos que uma loja de roupas precisa de um bom mix de produtos para oferecer diversidade aos seus clientes. Porém, neste momento de contenção, é preciso que você foque em vender (seja de modo online, ou com um sistema de delivery) os produtos que realmente geram lucro para a sua loja. Até mesmo nas redes sociais, foque em divulgar os produtos que realmente geram margem.

 

Renegocie com seus fornecedores

E quando  falamos nesse ponto, queremos dizer renegociar com todos os fornecedores, seja os de produtos, quanto os de suprimentos. Todos estão entendendo a situação, então tente renegociar prazos e formas de pagamento. 

 

Inove

O principal elemento que fará com que você consiga manter uma boa organização financeira é se diferenciar dos demais, mais do que nunca. Pense em um novo jeito de vender, de oferecer seus produtos, trabalhe o delivery ou monte algum serviço em que seus clientes consigam comprar e receber seus produtos. Outro ponto de inovação importante é focar nas parcerias. Todos do varejo estão sofrendo as consequência da pandemia, então, ao invés de conquistar inimigos e mais concorrentes, que tal pensar em parcerias para que todos possam manter seus negócios? 

Talvez aquilo que não traz margem para a sua loja, quem sabe possa ser a salvação de outra loja. A colaboratividade é essencial!

 

Checklist para a organização financeira na crise COVID-19

O objetivo é que você possa, ao máximo, minimizar os impactos da pandemia na sua loja. Com as estratégias certas e serenidade, coloque em prática as ações e tenha sempre em mente o checklist:

©Glenn Carstens-Peters

  • Controlar e manter o fluxo de caixa
  • Controlar as contas a receber
  • Controlar e rever as contas a pagar
  • Controle de estoques e o mix de produtos, dando foco para as mercadorias que dão mais rentabilidade. 
  • Projeção de vendas futuras e seus prazos de recebimentos.
  • Levantamento dos pagamentos aos fornecedores revisão de despesas operacionais mensais.
  • Levantamento do capital de giro existente para o período atual e dos próximos meses.
  • Levantamento e cobranças dos pagamentos atrasados de vendas já feitas.
  • Levantamento da necessidade de compras e reposição de estoques.

 

Quanto antes você montar o novo planejamento para a organização financeira, melhores serão seus resultados e mais fácil será manter a saúde da sua loja. Coloque em prática nossas dicas e lembre-se: estamos juntos nessa!

 

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *