Instagram: Como usar o Close Friends a favor da sua loja

O Coronavírus chegou ao Brasil e, com ele, uma paralisação na economia do país, incluindo o varejo de moda. Com o comércio fechado em grande parte do Brasil – que também pode estar acontecendo na sua loja – como minimizar os prejuízos, manter a saúde do seu negócio e ainda manter o relacionamento com os seus clientes?

Definitivamente, essa não é uma tarefa fácil. Por isso, aqui, no Crescer com Elian, você encontra dicas exclusivas para vencer e se manter firme perante a crise do COVID-19.

Um dos primeiros passos nessa caminhada é conseguir estar próximo do seu cliente, mesmo longe. Com a população em quarentena e cada vez mais conectados, é hora de você utilizar as redes sociais para gerar relacionamento com seu público.

Quer atrair clientes e os mantê-los fidelizados? Saiba como utilizar o Close Friends do Instagram a favor da sua loja!

 

O que é o Close Friends e como utilizá-lo?

Lançado em Novembro de 2018, o recurso chamado Close Friends – podendo ser traduzido como “Melhores Amigos” – é uma funcionalidade do Instagram que permite que usuários publiquem conteúdos para uma lista exclusiva de pessoas. 

Ao postar uma história no Instagram, os usuários poderão diferenciar entre postar para todos ou para as pessoas da lista do Close Friends.

©Katka Pavlickova

Em um perfil comercial, como o da sua loja, é possível utilizar o Close Friends para divulgar os produtos e aumentar o relacionamento aos seus clientes. É a chance para você conseguir mais engajamento com seu público, principalmente agora em tempos de pandemia do COVID-19, que os usuários estão mais efetivamente nas redes sociais.

A ideia dos Melhores Amigos no Instagram é realmente ser um número seleto de pessoas, para que as mesmas se sintam privilegiadas. Para tal, você pode criar critérios para inserir clientes na sua lista de Close Friends, como frequência de compra, média de ticket médio, localização dos clientes, entre outros.

 

O Close Friends pode ser utilizado, basicamente, de duas formas:

  • Conteúdo gratuito: oferecendo dicas, mostrando os produtos de forma exclusiva, apresentando novidades, ou seja, entregando valor aos clientes.
  • Conteúdo pago: gerando negócio através da ferramenta ao oferecer pequenos cursos, conteúdo com Consultora de Estilo, dicas exclusivas de moda e tendência, etc.

 

Como oferecer o Close Friends aos seus clientes

Por meio do Close Friends, você cria uma lista específica de pessoas que recebe conteúdos personalizados, porém, é preciso tomar muito cuidado na forma que você oferece esse serviço ao seu público.

Estamos vivendo uma crise e, por isso, a maioria dos consumidores está receoso em fazer gastos além dos itens essenciais. Assim, é preciso que você descubra o melhor jeito de divulgar a lista de Close Friends, sem parecer invasivo, ou oportunista.

Não existe uma fórmula certa! O que você deve fazer é ter muito alinhado o perfil dos consumidores da sua loja e, a partir disso, decidir o jeito de divulgar o serviço. Você pode pensar em fazer uma enquete para descobrir a receptividade do público, pode fazer uma live explicando, pode oferecer através do WhatsApp para clientes mais seletos. Existem vários meios, porém é importante que o escolhido seja o que funciona para os clientes da sua loja.

 

Traga benefícios exclusivos aos integrantes do Close Friends

O recurso do Close Friends funciona como um meio de distinguir seguidores e proporcionar um tratamento VIP aos mesmo. Dessa maneira, é importante que, através dos Melhores Amigos, você traga benefícios exclusivos para seus clientes.

As recompensas podem ser desde descontos exclusivos (principalmente se você tem uma loja virtual), campanhas especiais para esse público ou até mesmo vale-compras.

©Kate Torline

 

Outra dica interessante é fazer conteúdos específicos com dicas e ideias do que fazer na época de quarentena, montar looks diferenciados, sanar dúvidas de forma mais personalizada e mostrar em detalhes as novidades ou peças de destaque na loja, por exemplo. A vantagem de ter uma lista de Close Friends é que fica mais fácil criar conteúdo direcionado para o público.

 

DICA: mesmo com a lista de Close Friends, não se esqueça de criar conteúdo exclusivo para todos os seguidores da suas redes sociais. É muito importante criar relacionamento com todos os seus seguidores.

 

Tais benefícios transmitem a sensação de exclusividade e faz com que mais usuários queiram pertencer ao grupo.

 

Ofereça consultorias personalizadas

Com sua lista de Close Friends criada, aproveite para oferecer aos seus clientes conteúdo aprofundado por lá, como cursos, webinários, consultorias, entre outros.

Você pode contratar profissionais específicos, como uma Consultora de Estilo ou de Finanças, por exemplo, para apresentar um conteúdo de alto valor.

Por exemplo, nas histórias públicas do Instagram você mostra alguns looks coloridos, com dicas básicas para os seus seguidores. Em paralelo, no Close Friends você chama uma Consultora de Estilo para ensinar seus clientes a combinarem cores, trazendo dicas exclusivas e respondendo eventuais dúvidas. Percebe o valor agregado e o relacionamento que você pode fazer através do recurso? 

Assim, muito mais pessoas irão querer participar do Close Friends da sua loja. 

 

Na prática: como uma lista de melhores amigos no Instagram? 

Você selecionou os clientes que farão parte da sua lista, ou até mesmo divulgou nas suas redes sociais que vai começar a utilizar o novo recurso na sua loja.
Mas, e agora? Como criar uma lista de Close Friends no Instagram da prática?

Se você nunca utilizou esse recurso e não sabe por onde começar, confira, a seguir, o passo a passo!

 

  1. Faça login no aplicativo do Instagram com o usuário e senha da sua loja;
  2. Clique na aba “perfil” no canto inferior direito da tela (identificado com a foto de perfil da sua loja);
  3. Clique no menu superior à esquerda 
  4. Selecione “melhores amigos”;
  5. Vá no campo “explorar”  ou clique na aba “sugestões” e encontre um amigo para adicionar na lista. 
  6. Para remover alguém do close friends, clique em “remover” ao lado da foto e do nome do perfil.

 

E como compartilhar conteúdo no Close Friends? O processo é basicamente o mesmo que você faz para publicar os Stories normalmente, em foto, vídeo ou o formato de sua preferência. A diferença é que, ao enviar, ao invés de clicar em “Seu Story” na parte inferior da tela, você irá clicar no ícone verde com uma estrela branca, escrito “Close Friends” ou “Melhores Amigos”.

 

 

E pronto! Agora é só colocar em prática as dicas do Crescer com Elian e aproveitar a potencialidade do Instagram como ferramenta de venda e relacionamento com os seus clientes!

Aplique a estratégia em sua loja e nos conte como foi, será um prazer acompanhá-lo. Estamos juntos nessa!

 

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *