Dicas para ampliar seus conhecimento sobre o varejo

A queda no fluxo de pessoas nas lojas devido às recomendações de segurança globais pelo COVID-19 é uma realidade que todos do varejo estão vivendo.

A forma como você encara a crise vai influenciar diretamento a relação com os seus consumidores no futuro. Por isso, é necessário que você aplique todas as estratégias possíveis para se manter e recuperar os prejuízos nos próximos meses.

Conhecimento é poder e, para os varejistas, o conhecimento pode significar mais vendas. Aproveite este momento e confira as dicas do Crescer com Elian para ampliar seus conhecimentos sobre o varejo!

 

O Marketing Digital é importante

Toda loja precisa lucrar para permanecer no mercado, certo?

Pensando dessa maneira, de quem é a responsabilidade de convencer os clientes a entrarem na sua loja e adquirirem seus produtos?

A resposta poderia ser você lojista ou também a sua equipe de vendas. Mas, a verdade é que o maior responsável pelas vendas da sua loja é o marketing. Seu produto precisa ser visto, para ser comprado.

©Artificial Photography

E atualmente, mais do que nunca, esse conhecimento de marketing deve ser ainda afunilado ao Marketing Digital. À medida que a Internet se entrelaça com tudo o que fazemos, a importância do Marketing Digital está se tornando clara.

O marketing digital permite às empresas menores a capacidade de manter uma posição de topo, competindo até mesmo com grandes nomes do mercado varejista.

Assim, é preciso que você faça o seu dever de casa e busque o máximo de conhecimento sobre Marketing Digital que conseguir. A FGV (Fundação Getúlio Vargas) traz cursos gratuitos, incluindo de Fundamentos de Marketing. Além disso, o Sebrae oferece um curso gratuito de Marketing Digital para empreendedores.

 

Foque no Visual Merchandising 

O Visual Merchandising é a prática de tornar os espaços de varejo mais atraentes e agradáveis para os clientes, atrair tráfego de pedestres e incentivar a compra. Se feito da maneira correta, é uma ótima estratégia para atrair e manter os seus clientes fidelizados.

©Alexander Kovacs

Aproveite este momento de crise para ampliar o máximo possível o seu conhecimento sobre Visual Merchandising para levar a uma experiência de compra positiva e aumentar o número de vendas.

Aprenda agora tudo o que você saber sobre Visual Merchandising para a sua loja se destacar. Baixe o nosso e-book exclusivo! 

 

Aprimore seus conhecimentos sobre gestão de loja

Ter um entendimento completo do controle do estoque e fluxo de caixa pode permitir que um varejista use diferentes técnicas e métodos de apresentação do produto aos clientes. 

Habilidades de comunicação mais fortes permitirão que você reconheça e adapte uma apresentação de vendas para os vários tipos de clientes. Já o conhecimento sobre finanças e organização vão lhe ajudar a manter a saúde do seu negócio mesmo neste momento de crise.

Assim, buscar aprimoramento nos seus conhecimentos sobre gestão de loja é essencial para que você volte a ter bons resultados após a crise. Com o atual cenário, várias instituições estão oferecendo cursos gratuitos para a população. Alguns exemplos são a FGV com cursos de finanças, o SEBRAE com cursos em diversos setores, como finanças organização e o SENAI com cursos de empreendedorismo. 

 

Busque o associativismo

Em um momento de incertezas, como esse vivido através da crise do COVID-19, a cooperação é uma forma de conseguir se manter no mercado. Por meio de parcerias, é possível fortalecer o poder de compras, compartilhar recursos, combinar competências, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades e oferecer melhores produtos, atendimento e serviços.

©Campaign Creators

Aproveite este momento para procurar alguma instituição associativa na sua cidade, focada em empreendedorismo. Tais associações promovem encontros para discutir problemas (muito válido para o cenário vivido agora), buscar soluções e até mesmo trazer profissionais para dar palestras e ensinar sobre assuntos específicos do dia a dia de um empreendedor.

Se associar à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também é uma ótima oportunidade de ampliar seus conhecimentos, além de ter acesso a diversas ferramentas, cursos e palestras para lhe ajudar na gestão da sua loja. Ao disponibilizar uma gama completa de soluções práticas e inteligentes, a Câmara de Dirigentes Lojistas facilita o dia a dia de seus associados, além de oferecer serviços especializados para atender as necessidades do lojista, equipe e clientes.

 

Use várias ferramentas e métodos de aprendizado

Na maioria das vezes, as pessoas aprendem e retêm melhor as informações quando estão usando vários aspectos do cérebro simultaneamente. Nesse sentido, utilizar mais de uma forma de aprender aumenta a capacidade de você aprender e reter as informações.

Para garantir que seu você possa internalizar o que está sendo ensinado, utilize vários métodos de aprendizado. Por exemplo, se você estiver aprendendo sobre a organização financeira da sua loja ou controle de estoque, é melhor investir em cursos que você pode ter acesso mais de uma vez, aulas no Youtube ou até mesmo adquirir livros específicos que você possa consultar sempre que necessário.

Da mesma maneira, é necessário fazer anotações – que inclusive podem ser repassadas a sua equipe – e o mais importante, colocar o aprendizado em prática. Treinar e testar novas estratégias é a melhor maneira para que elas realmente funcionem.

É tempo de monitorar as tendências dos consumidores e o surgimento de novos espaços de demanda, além de ter empatia com seus consumidores e se preparar para o próximo trimestre. 

E você, o que está fazendo para minimizar os impactos da crise do Coronavírus? Compartilhe com a gente!

 

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *