Como manter os times alinhados nesse momento de crise?

O cenário econômico do país pede cautela. Mesmo em meio à pandemia, nos resta esperança, principalmente pelo Brasil ser conhecido pela capacidade de superação e adaptação da população. 

Nunca pareceu tão urgente focar em união, empatia e comprometimento, isso em todos os setores e níveis sociais. 

Em meio à pandemia do COVID-19, o Grupo Elian conversou com especialistas de diversas áreas, trazendo conteúdos exclusivos para ajudar você a passar por esse momento com mais assertividade. 

Se você é gestor, o seu papel é de ajudar e contribuir com a sua equipe. Confira agora, no Crescer com Elian, dicas para manter os times alinhados nesse momento de crise, com a especialista em Evolução e Estratégia, Janaina Manfredini!

 

Foque na liderança à distância, não na chefia

No cenário atual, se sobressai quem estiver disposto a se recriar e a testar um novo jeito de trabalho. Estes irão encontrar oportunidades de fazer e entregar melhor ainda, na sua loja e também para a sua equipe.

Para Janaina, especialista em Evolução e Estratégia, é hora de você, como gestor, ser um verdadeiro líder para a sua equipe.

A chefia está muito ligada ao sentimento de que se não estiver junto, observando de perto, o trabalho não acontece. Já a liderança funciona a partir do momento que o gestor ajusta seu time e traz as melhores soluções para o dia a dia da equipe. Um bom líder faz com que todos saibam que caminho estão percorrendo, o que é preciso ser feito e como é entregue, havendo apoio mesmo à distância.

Hoje um gestor precisa manter a rotina que ele já tinha com a equipe. Por exemplo, se eram feitas reuniões semanais em conjunto para avaliar os desafios da equipe, essas reuniões precisam continuar sendo feitas, adaptadas na realidade do momento.

A comunicação “one to one” com as pessoas diretas do time serão mais importantes do que nunca, principalmente para avaliar como está o rendimento da equipe individualmente e, assim, pensar nas melhores estratégias para cada membro da equipe.

O maior cuidado que você deve ter nesse momento é não aumentar a pressão e diminuir o rendimento da equipe. As pessoas já estão em um momento de ansiedade e insegurança devido à pandemia e o seu objetivo aqui é minimizar a carga da sua equipe.

 

Como alinhar os objetivos e organizar o time

Por se tratar de um ambiente e uma rotina que ainda não estamos adaptados, trabalhar em casa pode ser um desafio para gestores e equipe. Segundo Janaina, “…muito mais do que o tempo que vamos disponibilizar ao trabalho, é preciso que fique muito clara a missão neste momento. É papel dos gestores rever as atividades, criar prioridades e compartilhá-las com tranquilidade com o seu time, para que todos saibam o que precisa ser feito e entregue”. 

O diálogo, elemento já tão importante no dia a dia de uma equipe, será ainda mais importante agora para realinhar as rotinas. Afinal, não será possível manter a mesma rotina que era mantida no escritório, por exemplo. 

©John Schnobrich

Crie uma pré-agenda com todas as atividades e demandas a serem entregues. Crie também o hábito de conversar com a equipe alguns minutos por videoconferência, no começo ou ao final do dia para alinhar objetivos. É preciso levar em consideração que sua equipe, mesmo em casa, está trabalhando. Então ela também precisa do momento de descanso. 

Outro ponto a ter cautela é na cobrança – no WhatsApp por exemplo – fora do horário de trabalho. A rotina aqui deve funcionar da mesma maneira e nos mesmos horários de quando o time estava junto.

 

Novas soluções e o networking

Mais do que nunca, os gestores precisam pensar em novos jeitos de comandar sua equipe, de lojistas implementarem novas formas de vender e também dos representantes pensarem em novas soluções para seus clientes continuarem vendendo em meio à crise.

©NeONBRAND

É hora de se recriar, de investir em relacionamento, tanto com a equipe, quanto com toda a rede de contatos. De mostrar novas formas de empreender, de trazer resultados. Para a especialista, agora é a hora ideal para testar, de inovar. Às vezes o que para você pode parecer o mínimo de mudança, pode fazer toda a diferença no jeito que você vende o seu produto, ou coordena a sua equipe.

E qual o conselho de Janaina para colocar essas dicas em prática? Acalmar a mente e focar em parcerias e manter o networking, buscando juntos as melhores alternativas para passar pelas dificuldades e enfrentar desafios. “A nossa responsabilidade neste momento, por si só, já deve nos motivar”, conclui a especialista.

Não esqueça de acompanhar dicas e informações em tempo real no Instagram do Grupo Elian!

E você, está conseguindo manter sua equipe engajada? Compartilhe os seus resultados com a gente!

 

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *