Inverno chegando: estratégias para alavancar as vendas

Em meio às semanas de incertezas, a chegada do outono e do frio em grande parte do país dá aos varejistas um dose de fôlego para conseguir alavancar suas vendas.

Mesmo com o comércio fechado devido à pandemia do COVID-19, é possível encontrar saídas para continuar vendendo e atraindo o seu público com as novidades das coleções de Outono Inverno.

Procurando um jeito de manter o faturamento do seu negócio? Confira no Crescer com Elian estratégias para alavancar as vendas com o frio chegando!

 

Ofereça combos e kits personalizados

Quer conseguir aumentar o ticket médio de vendas e também acabar com as peças paradas no estoque da sua loja? Então uma boa tática é criar combos e kits personalizados para os seus clientes, focando nas vendas de inverno.

O segredo está em montar kits para diferentes público e necessidades. Crie kits com duas, três e quatro peças. Um bom jeito de montar o kit é escolher uma parte de baixo – como uma legging – com mais duas blusas, por exemplo. Ou também fazer uma seleção de blusas básicas coloridas, blusas e casaco, entre outros. 

Antes de montar os kits, é importante que você analise qual será mais atrativo ao seu público. Você pode até mesmo fazer uma enquete no Instagram da sua loja para saber a opinião dos seus clientes.

©Leticia Ribeiro

Você também pode criar kits de acordo com a sazonalidade da sua região e também por etapas da estação, por exemplo criando kits de leggings e blusas de manga longa para a época de outono, ou combos com casacos mais pesados e tricôs para as épocas de frio mais intenso.

Para realizar essa ação, você deve escolher 2 ou mais produtos no kit e definir um preço fixo que seja menor do que se comprassem as peças separadas. Uma boa dica é que os kits sejam de 15% a 20% mais baratos do que comprados separadamente. 

Outra estratégia é tentar fazer a venda casada de produtos. Crie uma promoção com preços especiais para produtos específicos, como 50% de desconto para o segundo item selecionado. Por exemplo, o seu cliente comprar uma blusa, se pode levar um cachecol pela metade do preço. Para este tipo de ação, é importante que os produtos participantes estejam bem especificados para evitar transtornos.

 

Crie uma comunicação atrativa

A regra é clara: quem não comunica, não vende! Os consumidores estão recebendo diariamente um fluxo extremo de informações, então é necessário que você foque intensamente na comunicação para oferecer os produtos e ações diferenciadas.

Faça posts específicos, além de vídeos nos Stories do Instagram para vender e explicar as ações ao seu público. Mostre os diferenciais dos produtos, detalhes e também a versatilidade para montar looks.

como-montar-um-e-commerce-saiba-por-onde-comecar

©picjumbo.com

Na comunicação, para gerar mais desejo, coloque o valor das peças se compradas separadamente e o preço total do combo, mostrando a diferença de valor e quanto irão economizar. Especialmente nesse momento de crise e com a redução de custos na economia, mostrar ao seu cliente que ele pode economizar na sua loja é essencial.

 

Venda consignado

Seus clientes estão em casa, o que significa que você precisa se reinventar para vender da mesma maneira. Além de um serviço de delivery de produtos, você pode criar um programa de venda consignada para clientes já fidelizados.

Desenvolva uma ação em que seus clientes podem escolher de 10 a 20 peças para provarem em casa. A seleção dos produtos pode ser através de catálogo, de fotos no WhatsApp ou até mesmo através de um atendimento personalizado por vídeo chamada com um de seus vendedores.

Após a seleção, é feita a entrega do pedido, em que seus clientes podem provar as peças no conforto de sua casa. É importante deixar claro ao cliente o tempo de devolução do pedido. Você pode deixar as peças 24h na casa de um cliente, buscando no dia seguinte. Outro ponto a ser considerado são as condições de pagamento, que devem ser muito atrativas neste momento.

©Rupixen.com

Ainda é possível aproveitar a oportunidade para divulgar a sua loja. Incentive os seus clientes a provarem as peças e gravarem vídeos marcando a loja nas redes sociais para que você reposte os vídeos nas suas redes. Isso gera maior engajamento, aproximação com o seu cliente e, de quebra, mídia espontânea para divulgar a sua ação.

 

DICA: apesar de uma ótima oportunidade de venda, é necessário que você esteja atento à logística e também a cobrança deste tipo de venda.

 

Para clientes especiais, você pode enviar a ação com o benefício de frete grátis, algum desconto específico ou voucher para a próxima compra.

 

Faça parcerias e aumente as chances de vendas

Em uma economia em crise, com uma população cada vez mais focada em compartilhar e colaborar, as parcerias no varejo representam uma estratégia importante. Agora, mais que nunca, firmar parcerias permite aumentar o faturamento e inovar no relacionamento com o cliente.

Faça uma pesquisa de lojas de categoria complementar que se encaixa aos valores da sua loja, como uma loja de calçados, de pantufas, ou até de brinquedos.

©Dan Gold

A ideia para a parceria é que você monte os kits com produtos complementares, aumentando ainda mais as chances de vender neste inverno, como um look da sua loja com um calçado, look básico com algum brinquedo para as crianças brincarem em casa, ou até pijamas com pantufas. A criatividade é a chave do sucesso para conseguir vender!

A dica do Crescer com Elian é que você analise as melhores estratégias para o seu negócio e, antes de colocá-las em prática, faça o levantamento do seu estoque para entender quais as melhores opções para os combos de inverno.

Você pode conferir mais conteúdos exclusivos no Instagram e Linkedin do Grupo Elian!

Quais estão sendo as suas ações para continuar vendendo mesmo com a crise? Compartilhe com a gente!

 

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *