Como lidar com a ansiedade e fazer acontecer

A pandemia do COVID-19 trouxe à sociedade uma realidade que ninguém estava pronto para viver e, com ela, o sentimento coletivo de ansiedade que sendo vivenciado por todos. 

Além da ansiedade e preocupação com a saúde e o bem-estar, autônomos, empresários e diversos profissionais vivem outro desafio: a angústia de um futuro incerto, economicamente falando.

A saúde mental, nesse momento, merece extrema atenção. Pensando nisso, a Psicóloga Clínica e Coach de Carreira, Flávia Zagroda, traz dicas para lidar com a ansiedade e fazer acontecer mesmo com a quarentena!

 

O que é ansiedade e como identificá-la?

Para lidar com a ansiedade, o primeiro passo é entender o que ela é. Segundo a Psicóloga e Coach de Carreira Flávia Zagroda, a maioria das pessoas vê a ansiedade como algo negativo. Porém, ela é um mecanismo de autoproteção. Tanto o medo, quanto a ansiedade – se vividos na dose certa – servem para nos auxiliar em desafios.

Porém, o problema está quando a ansiedade e o medo são sentidos de maneira além do normal, quando podem gerar patologias ou determinadas situações crônicas que nos geram sofrimento.

©Dan DeAlmeida

E como saber se os níveis de ansiedade estão normais ou prejudicando? A especialista explica que a ansiedade é normal – e saudável – quando ela surge em algum momento específico, como a espera por uma entrevista de trabalho, por exemplo, em que a pessoa utiliza desse sentimento para se preparar, não se atrasar, etc.

Já quando ela se torna fonte de sofrimento, a ansiedade se faz presente por um grande período de tempo, sem a existência de um evento ou motivo específico, acarretando até em sentidos físicos, como tremores, irritação constante, falta de concentração, insônia ou até mesmo desmaios. 

“Ansiedade todos nós temos. Quanto maior o nível de ansiedade e preocupação, maior é a tendência de se paralisar diante de um problema. Ao mesmo tempo, quanto mais uma pessoa conhece esse próprio traço, mais condições ela tem de administrar”.

 

O que fazer para lidar com a ansiedade e o medo

Esse é um momento de extrema vulnerabilidade, em que a população está tendo que desenvolver a capacidade de conviver com incertezas.

Assim, é preciso focar em alcançar um equilíbrio emocional para conseguir se comunicar tanto na sua vida pessoal, quanto com a sua equipe.

O primeiro passo que a psicóloga ensina para começar a lidar com a ansiedade e o medo é se questionar de forma realista, buscando os meios de tornar a preocupação algo viável de ser resolvido.

Vivemos um momento de bombardeio de informações, então é preciso que, antes de tudo, a pessoa se conecte com ela mesma. Para fazer isso, Flávia cita algumas perguntas para serem feitas:

©Ahmad Gunnaivi

  • O que eu posso fazer para ficar melhor? 
  • O que está me deixando com medo?
  • Que postura eu preciso ter neste momento?
  • O que estou sentindo de verdade? É medo? Tristeza?
  • Por qual situação eu estou me sentindo assim? É algo que eu possa resolver?

 

Flávia ainda sugere escolher um momento específico do dia para praticar a autoescuta, como no banho, antes de dormir, ao acordar.

 

Dicas práticas para vencer a ansiedade e fazer acontecer

O COVID-19 surge para acionar três áreas da nossa vida: a saúde física, a econômica e a emocional. Para um empreendedor, a saúde física é muito importante, mas é compreensível que o emocional e a situação econômica sejam as que mais estão em conflito. É preciso então analisar o que é possível realizar para a curto prazo para amenizar os danos nesses dois itens e, assim, estar mais produtivo e focar em minimizar os impactos da pandemia no seu negócio.

Se você estiver muito inseguro, você irá passar o sentimento para toda a equipe, que inconscientemente reagirá a esse estímulo negativamente. Tudo está conectado e você, como gestor, deve manter a calma para manter o seu time alinhado no momento de crise.

©NeONBRAND

Confira algumas dicas práticas para fazer acontecer:

 

  • Pare, reflita e entenda o que a ansiedade está sinalizando, só assim é possível pensar em como superá-la.
  • Liste quais ações podem ser feitas para lhe tranquilizar, como conversar com fornecedores para negociar prazos, por exemplo.
  • Selecione e resolva uma preocupação de cada vez. Isso deixa o processo mais fluido e você não fica ainda mais ansioso por não ter resolvido nada.
  • Desfoque para focar! Reserve um momento do seu dia para fazer algum hobbie, ou apenas descansar. Parar e relaxar é essencial para lidar com as situações de forma mais clara.

 

Se você está totalmente paralisado, sem conseguir focar em nada, Flávia diz que é o melhor caminho é fazer um passo a passo, listando os problemas, as possíveis soluções e o que você precisa fazer para solucionar isso. “Às vezes, estamos tão imersos no problema que não conseguimos ver uma solução que está na nossa frente”, explica Flávia. Assim, o passo a passo lhe dará o direcionamento certo para o momento.

E vale lembrar que para todo desafio, há sempre um ensinamento. Aproveite para fazer uma retrospectiva de tudo o que esse momento já trouxe de positivo, fez você reavaliar e lhe mostrou de oportunidades. 

Com paciência e consciência, e possível fazer acontecer! Compartilhe com a gente as suas estratégias de vendas e também para se manter produtivo no momento de crise!

 

 

Avatar

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *