Saiba como atrair clientes para a sua loja de roupa

Estamos vivendo um momento de incertezas e o varejo está sendo muito impactado. Com retornos cada vez menores e muita concorrência, muitos varejistas estão procurando saídas para continuar vendendo e atraindo clientes para a loja. 

Você pode reinventar seu negócio para prosperar, apesar das condições econômicas existentes. Como proprietário de uma loja de roupas, seu maior desafio é atrair clientes para sua loja. 

Descubra como atrair clientes com dicas e truques de varejo do Crescer com Elian!

 

A primeira impressão é a que fica

Seus clientes devem se sentir atraídos pelo o que a sua loja tem a oferecer e, para isso, é preciso que a primeira impressão seja a melhor possível. 

E o que isso quer dizer? Que tanto o layout da sua loja, quanto a vitrine devem ser pensados exatamente para chamar a atenção dos seus consumidores. 

Quando falamos na vitrine, é importante que a mesma traga produtos de destaque, ou peças que gerem desejo de compra. Também é preciso focar em vitrines temáticas para datas comemorativas, lançamentos de coleção e trocas de estação.

©Charles Deluvio

A forma como você irá dispor os produtos dentro da loja também pode fazer toda a diferença para trazer melhores resultados de vendas. A entrada da loja, por exemplo, deve ser uma zona de destaque, já que vai ser o primeiro contato do consumidor com as mercadorias que você oferece. Assim, é essencial colocar perto da entrada as tendências da estação, ou produtos com ótimo custo benefício, além de poder ser utilizada para divulgar alguma promoção.

Para saber como criar o melhor layout para a sua loja de roupas, baixe agora nosso e-book exclusivo com dicas exclusivas de Visual Merchandising! 

 

Invista em Styling

No século passado, a relação entre varejo e consumidor era definida por muita procura e pouca disponibilidade de variedade. Porém, o cenário hoje é totalmente diferente. A cada dia, surgem novas marcas e novas lojas oferecendo produtos com variedade e preços atrativos. 

O seu maior desafio então, é se destacar da concorrência. Uma boa estratégia é pensar em investir no “styling” dos looks que você monta, tanto na vitrine, quanto nos expositores e também redes sociais. 

O “styling” nada mais é do que a forma como você monta os looks que oferece aos clientes. Pense em novas maneiras de combinar cores, coloque acessórios, mostre ao seu cliente as diferentes formas de usar a mesma peça. O objetivo aqui é apresentar inúmeras possibilidades e o quanto o seu produto irá agregar na vida do consumidor. 

Para que o resultado seja ainda mais certeiro, você pode contratar um Visual Merchandiser ou uma Consultora de Imagem para lhe ajudar e também treinar a sua equipe.

 

Monte uma vitrine virtual

Atualmente, os consumidores estão com sua atenção voltada para as redes sociais e, por esse motivo, divulgar a sua loja em redes sociais como o Instagram é uma ótima estratégia para atrair mais clientes e o melhor: com quase nada de investimento.

Assim, as redes sociais precisam ser uma vitrine virtual da sua loja. Utilize o Instagram para divulgar os produtos, novidades e também para falar de tendências e das diversas formas de uso das peças. No Feed, utilize fotos de boa qualidade e seja criativo nas legendas. Já nos Instagram Stories, faça vídeos e compartilhe fotos que mostrem os produtos de um jeito mais real. Os consumidores querem ter a certeza de que o que eles estão comprando realmente vale a pena.

©Yunming Wang

Um ponto importante a se destacar é a necessidade de interação entre a sua loja e os clientes, fazendo uso de imagens, textos e vídeos para divulgar produtos ou promoções.

Outras ferramentas também podem ser utilizadas para atrair mais clientes. Confira 5 dicas de como conquistar clientes pelo WhatsApp!

 

Elabore ações de marketing

O marketing é um grande responsável pelas vendas da sua loja de roupas. Aqui, o ditado “quem não é visto, não é lembrado” faz todo sentido e é preciso que você coloque em prática algumas ações para atrair cliente e mais, para fidelizá-los.

Confira, a seguir, algumas estratégias que você pode elaborar na sua loja:

 

  • Parcerias com micro influencers ou lojas de produtos complementares para divulgar produtos
  • Promoções e campanhas nas redes sociais
  • Programas de fidelidade e descontos para clientes
  • Conteúdo personalizado com dicas que facilitem o dia a dia do seu cliente
  • Ofereça uma experiência de compra personalizada.

DICA: antes de realizar uma ação de marketing, é preciso que você analise quais são as estratégias que mais impactam o perfil do seu público-alvo.

 

Inverno chegando e não sabe como atrair mais clientes? Veja estratégias para alavancar as suas vendas na estação! 

 

O segredo está no atendimento

Antes de querer conquistar clientes, é preciso que você conquiste o seu time, afinal, todos os seus esforços serão anulados se você não tiver uma equipe de vendas engajada na sua loja. O atendimento e a boa relação entre vendedor e consumidor é o grande segredo para o sucesso de uma loja de roupas. 

Busque treinamento frequente para a sua equipe, além de um plano de carreira que os motive diariamente. 

Além de saber as principais técnicas de vendas, seus vendedores precisam de um bom conhecimento sobre modelagens, tecidos e até tendências para oferecer o melhor aos seus clientes. 

©Kaleidico

É a boa experiência de compra que irá gerar divulgação espontânea e atrair ainda mais clientes para a sua loja.

Mesmo em tempos de crise, com comprometimento e criatividade é possível atrair novos clientes e manter um bom fluxo de vendas. No Instagram e Linkedin do Grupo Elian você confere mais dicas em primeira mão!

 

Avatar

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *