3 estratégias para aumentar as vendas no Dia dos Namorados

Em virtude da situação econômica atual, atingir as metas de vendas é um dos maiores desafios dos varejistas no momento. As datas comemorativas podem ser grandes aliadas para aumentar as vendas e atrair clientes para a sua loja.

Com o Dia dos Namorados chegando, dedique um tempo pensando em suas metas, produtos e clientes ao elaborar sua campanha. 

Confira agora, no Crescer com Elian, como aumentar as vendas no Dia dos Namorados com 3 estratégias de marketing!

 

Crie a promoção certa para o seu público

Cada consumidor é diferente e é essencial que você crie uma promoção que faça sentido para o seu público. Para isso, você deve se fazer algumas perguntas:

 

  • Por qual tipo de promoção o meu cliente é atraído?
  • Que tipo de conteúdo meu público gosta de consumir?
  • Como consigo fazer meu cliente lembrar da minha loja?

 

Há clientes que são atraídos por promoções de descontos, outros que preferem uma experiência de compra diferenciada. Qual é o seu cliente? 

Tendo isso em mente, fica muito mais fácil criar uma promoção de Dia dos Namorados.

©David Travis

Use a data para encontrar oportunidades de receita. Se isso faz sentido para os seus negócios, faça um estoque de produtos normalmente comprados para o dia dos namorados, como cartões, doces ou flores, para adicionar como brinde juntamente aos produtos comprados na loja. Também é importante se preparar para a data com embalagens diferenciadas para presente.

Que tal aproveitar o seu sistema de delivery criado neste momento de pandemia para criar um sistema de entrega de presentes? Muitos casais não estão se vendo por causa da quarentena, então você pode entregar o presente diretamente para a pessoa – podendo até ser um serviço gratuito acima de um determinado valor de compra.

Seja qual for o caso, descubra o melhor tipo de promoção para seus produtos e implemente-o em sua loja.

 

Saia do mais do mesmo

A concorrência está grande. Todos estão tentando aumentar suas vendas e, para se diferenciar, é preciso que você saia do “mais do mesmo”, ou seja, busque se comunicar de forma diferente com seu público.

Também é importante lembrar que o Dia dos Namorados não é apenas sobre “coisas”. Muitos consumidores tendem a presentearem com experiências como um jantar especial a ser entregue na casa da pessoa, ou um voucher para uma futura viagem. Então por que não fazer uma promoção em que o prêmio seja uma experiência diferenciada?

Com isso em mente, considere fazer parcerias com lojas de outros segmentos.

©Adam Kring

Uma loja de roupas não necessariamente oferece produtos românticos, o que pode ser um problema para alguns varejistas. Mas, para você, pode ser uma oportunidade!

Encontre uma maneira especial para comercializar os seus produtos no Dia dos Namorados. Ao invés de tentar vender presentes “típicos” da data, como flores, posicione seu produto como um presente exclusivo e não clichê para a data com uma comunicação diferenciada, como “melhor que chocolate” ou “presentes que vestem de amor”. Aqui, a criatividade é fator muito importante!

 

Invista no amor próprio

O amor próprio é outro excelente tema para o dia dos namorados. A cada ano, fica mais forte o posicionamento das marcas para trabalharem o Dia dos Namorados como uma comemoração não só para quem tem um relacionamento, mas também para o amor por si próprio.

Você pode, por exemplo, oferecer mercadorias personalizadas e incentivar os clientes a se darem um merecido mimo. Assim você alcança um público maior e ainda agrega valor a sua loja com uma campanha de empoderamento.

Na coleção de Outono Inverno 2020 da Marialícia, foi desenvolvida uma campanha exclusiva pensando justamente no amor próprio.

Outra campanha que vem ganhando cada vez mais destaque é a de promover o amor em suas mais diferentes formas. Você pode pegar inspirações e referências das campanhas de “Valentine’s Day”, que existe nos Estados Unidos e representa não só o amor entre um casal, mas também entre amigos, família e muito mais. 

Seja qual for a sua campanha, é preciso sempre pensar como personalizar produtos e práticas para promover uma experiência de compra única ao seu cliente. Claramente, seus clientes estão procurando um acordo. Por isso, é de seu interesse apresentar uma promoção para o Dia dos Namorados para atrair pessoas para sua loja e aumentar as vendas.

E você? Quais será o posicionamento da sua loja neste Dia dos Namorados? Compartilhe com a gente!

Para ver mais conteúdos exclusivos, não deixe de seguir o Grupo Elian no Instagram e Linkedin.

 

Juliana Maia

Escrito por Juliana Maia

Formada em Gestão de Marketing e em Produção e Design de Moda, com MBA em Gestão de Projetos. Branding, Direcionamento e Gestão de Marcas e Pesquisa de Cultura de Moda. Vivendo no mundo da comunicação e do marketing de moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *