8 dicas para fazer vendas pelo WhatsApp

Qual a melhor forma para vender? Esta é uma frase que muitos varejistas têm se feito nesse momento delicado de pandemia. Mais do que nunca, é necessário se reinventar e pensar em novas formas de vender para continuar lucrando com uma loja de roupas.

As vendas online já são uma realidade essencial e algumas ferramentas podem ajudar – e muito – nesse processo. Confira 8 dicas do Crescer com Elian para fazer vendas pelo WhatsApp!

 

1. Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business foi desenvolvido para atender às necessidades de varejistas e proprietários de pequenas empresas. O aplicativo vem com uma série de recursos que podem ajudá-lo a automatizar, classificar, responder rapidamente às mensagens e oferecer aos clientes uma experiência estelar de compras pelo WhatsApp. 

No WhatsApp Business, você pode usar etiquetas para organizar facilmente clientes e bate-papos por novo cliente, novo pedido, pedidos não pagos, pedidos concluídos ou criar um novo rótulo personalizado para otimizar o atendimento com o seu cliente.

©Allie Zru

Além disso, é possível salvar respostas rápidas para as suas perguntas mais frequentes. Esse recurso funciona bem para explicar coisas como métodos de pagamento aceitos, entregas, política de devolução, etc.

Também é importante que você crie mensagens automatizadas para responder ao cliente assim que ele enviar a mensagem. Você pode definir uma mensagem ausente quando não estiver no horário de expediente e também pode criar uma mensagem inicial. 

 

2. Não se esqueça de pedir a autorização dos seus clientes

Um ponto muito importante – que alguns varejistas esquecem de implementar – é um limite entre a divulgação da sua loja e a invasão da privacidade do seu cliente.

Um conteúdo invasivo pode não só gerar uma má reputação, como seu cliente pode até tirar print e denunciar a sua loja ao Procon.

Ao solicitar o número de telefone do seu cliente – seja após uma compra na loja, ou em um contato pelas redes sociais, por exemplo – é importante que você peça autorização para enviar conteúdos, promoções e divulgar produtos. 

Se possível, ao entrar em contato pelo WhatsApp com o cliente, peça novamente a autorização, assim você tem um registro por escrito na própria ferramenta.

 

3. Organize seus clientes

Um dos segredos para continuar tendo bons resultados ao vender pelo WhatsApp é fazer a segmentação dos seus clientes. Organizando os clientes por “categorias”, é possível enviar um conteúdo mais assertivo, ofertar produtos com maior possibilidade de vendas, além de fazer campanhas de marketing específicas para cada grupo. Ao segmentar os consumidores, não só você irá conseguir vender mais, como conseguirá mantê-los fidelizados.

©Blackcreek Corporate

Em uma loja de roupas infantis você pode organizar seus clientes pela faixa etária das crianças, pelo segmento feminino ou masculino, por crianças que já estão na escola e precisam de roupas básicas como uniforme e muito mais. Já em uma loja de roupas femininas, é possível segmentar pelo estilo da cliente, pelos tamanhos dos produtos, as clientes que compram com maior frequência, etc.

 

4. Crie um cronograma de mensagens

Assim como nas redes sociais, criar um planejamento no WhatsApp é essencial para reter seus clientes, além de facilitar a constância do seu conteúdo.

Para não ficar confuso, definir a mensagem para cada segmentação de clientes e também para evitar enviar a mesma mensagem mais de uma vez, crie um cronograma de mensagens a serem enviadas semanalmente.

Tal cronograma irá facilitar a sua rotina, engajar seus contatos e trará uma eficácia maior no atendimento dos clientes.

 

5. Ofereça conteúdo de qualidade

Um dos maiores erros dos varejistas é utilizar o WhatsApp para tentar vender o tempo todo. Ao invés de só oferecer produtos, crie e divulgue conteúdos de qualidade para o seu público. 

Você pode, por exemplo, criar mensagens com dicas de moda, como versatilizar o guarda-roupa, dicas de cores, montagem de looks e muito mais.

Além disso, você pode fazer vídeos ou áudios com informações úteis aos clientes ou até para explicar sobre tecidos, ou as modelagens dos seus produtos.

Em tempos de COVID-19, você também pode oferecer conteúdos para a nova rotina dos clientes, dicas úteis para a quarentena ou até brincadeiras para fazer com as crianças (em lojas de roupas infantis).

 

7. Crie um número direto do seu WhatsApp

Essa dica pode parecer simples, mas é muito importante! É essencial que você tenha um número direto do WhatsApp da sua loja e que compartilhe com os seus clientes tanto após uma venda, quanto nas redes sociais ou site.

©Christian Wiediger

Seus clientes precisam ter um fácil acesso a este número para entrar em contato sempre que necessário e facilitar o atendimento e, consequemente, as vendas.

Além de tornar o atendimento mais profissional, ter um número exclusivo para a loja evita transtornos e determina regras de contato com a sua loja, como com relação ao horário.

 

8. Use e abuse dos gatilhos mentais

Ao divulgar os seus produtos ou até mesmo no atendimento personalizado com cada cliente, utilizar de gatilhos mentais é uma ótima estratégia para conseguir vender mais.

Os gatilhos mentais são armas psicológicas utilizadas para acender a necessidade de ação em quem recebe a mensagem.

Você pode, por exemplo, utilizar o gatilho de escassez, informando que há poucas unidades do produto. Ou o gatilho mental da urgência, com promoções com um prazo muito curto. 

Outros gatilhos mentais que funcionam muito bem em uma loja de roupas são o da novidade e da antecipação, com o famoso “compre antes de todo mundo”.

Um novo recurso em fase de testes tende a facilitar muito a venda pela WhatsApp. Lançado em junho, o aplicativo trouxe um recurso que permite que seus usuários recebam e enviem dinheiro dentro da plataforma. Se os testes forem positivos, em algum tempo as vendas pelo WhatsApp serão ainda mais rápidas e fáceis.

Seja qual for a estratégia utilizada para vender, é fundamental que a sua loja se faça presente na vida dos clientes, oferecendo conteúdo de qualidade, mantendo um atendimento rápido e ofertando produtos com frequência.

Compartilhe com a gente o que você faz na sua loja para vender pelo WhatsApp!

 

Avatar

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *