Erros comuns que acontecem no e-commerce

A experiência de compra dos consumidores está cada vez mais migrando para o ambiente digital, uma tendência que já vinha surgindo, mas que ganhou uma força maior com a chegada da COVID-19. 

Segundo relatório da Ebit/Nielsen, as vendas online no Brasil cresceram 47% no primeiro semestre de 2020, maior alta em 20 anos.

Com os consumidores em casa, coube ao varejo se adaptar a uma nova realidade e, com isso, pensar em estratégias para se comunicar e vender seus produtos de forma online, seja através das redes sociais, ou das lojas virtuais. 

No entanto, é preciso estar atento para conseguir vender os produtos da sua loja da melhor maneira no ambiente online. Confira, no Crescer com Elian, os erros mais comuns que acontecem no e-commerce!

 

Layout com muita informação visual

Saber como montar um e-commerce pode ser um desafio. Antes de tudo, é preciso identificar o seu público e com o que ele se identifica para comprar de maneira online.

©Andrew Neel

Pense que o layout da sua loja online é como a vitrine da sua loja física: se estiver com muitos elementos e não for atrativa para o seu público, seus clientes não se interessarão.

Um dos principais motivos para um consumidor desistir da compra online é, sem dúvidas, se deparar com um e-commerce de difícil navegação, em que seja difícil encontrar os produtos que precisa.

Tente deixar o layout do seu e-commerce o mais limpo possível, com poucos elementos e que faça sentido para o seu público-alvo. Tome cuidado com elementos muito carregados, muitas cores e elementos desnecessários para não sobrecarregar a visão do cliente.

Lembre-se que o foco do seu e-commerce deve ser totalmente para os produtos que você oferece!

 

Imagens com baixa qualidade

As fotos dos seus produtos são um dos elementos principais da sua loja. No e-commerce, ao contrário das lojas físicas, o cliente não pode segurar a peça, sentir o tecido e ver pessoalmente o caimento e detalhes do produto. Assim, é essencial que as fotos deem aos consumidores uma ideia realista de como é o produto.

©Malvestida Magazine

As fotos devem ter boa qualidade, terem a possibilidade de dar zoom, além de ser importante disponibilizar fotos em vários ângulos das peças. Em uma loja de moda feminina ou plus size, também é indispensável fotos em que os produtos estejam vestidos em modelos, para o cliente entender as modelagens e os caimentos.

 

Falta de descrição dos produtos

Outro erro muito frequente em lojas online de roupas é não trazer uma descrição do produto em si. Como seus clientes não podem ver o produto fisicamente, é preciso contrapor isso oferecendo informações sobre o tecido e os atributos da peça – se possui forro, como é o fechamento, se possui botões, bordados, as medidas da peça, ou seja, todos os elementos necessários para entender como é o produto.

 

DICA: para vender ainda mais, avalie a possibilidade de colocar uma ferramenta de provador virtual no seu e-commerce!

 

Veja aqui outras funcionalidade que não podem faltar no seu e-commerce!

 

Não ter um plano estratégico de marketing

Se você quer aumentar o seu lucro e ter bons resultados, você precisa ter um plano de marketing estratégico na sua loja online.

©Campaign Creators

Aqui estão algumas coisas para se manter em mente:

  • Esteja onde seus clientes estão. Isso pode ser em plataformas de mídia social, sites de notícias online, fóruns, blogs… em qualquer lugar! 
  • Se mostre presente. Seja quais forem as estratégias de marketing que você decidir fazer, faça-as de forma constante. Apareça várias vezes por semana no Facebook, tenha um plano de email marketing, poste no Instagram pelo menos uma vez por dia.
  • Tenha um propósito para tudo que você faz. Cada postagem, e-mail, anúncio deve ter um propósito, seja para direcionar mais tráfego para seu site, inspirar as pessoas que seguem você ou vender um produto.

 

Conheça mais algumas estratégias de Marketing Digital para alavancar o seu e-commerce de moda

 

Não otimizar os mecanismos de pesquisa

Pense em quantas coisas você pesquisa no Google a cada dia, semana ou mês. São muitas, certo?

Ter um ótimo SEO é como você pode ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa, levando mais pessoas ao seu site organicamente (também conhecido como tráfego livre).

Veja duas maneiras simples de melhorar seu SEO agora:

 

  • Tenha um blog. As publicações constantes ajudarão os mecanismos de pesquisa a localizar e classificar melhor seu site nos resultados da pesquisa. Assim, blogs são uma ótima maneira de adicionar conteúdo novo e fresco ao seu site.
  • Use palavras-chave. As palavras-chave não devem ser usadas apenas nas postagens do seu blog, mas também nas descrições dos produtos. Use palavras-chave naturalmente em suas descrições de produtos para obter os melhores resultados.

 

Além de todas as dicas, a chave para ter sucesso no seu e-commerce de moda é vender produtos de qualidade e com muita informação de moda. No Venda Mais – a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas – você encontra as novas coleções das marcas Elian, Colorittá, Maelle e Marialícia. Faça agora o seu pedido e venda mais!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *