Como treinar vendedores para um melhor atendimento

O ano de 2020 mudou totalmente a rotina, vida e comportamento de compra dos consumidores. Em paralelo, também mudaram as formas de oferecer um produto e conquistar clientes.

O que é nítido agora é que os clientes estão ainda mais exigentes e cada vez mais conscientes com suas escolhas.

Com isso, surge uma dúvida recorrente entre os varejistas: como atrair e reter clientes nessa nova sociedade? E a resposta é clara: através de um atendimento personalizado e de uma experiência de compra única!

Confira, no Crescer com Elian, dicas para que você treine os seus vendedores, tenha um bom atendimento ao cliente e alcance melhores resultados!

 

O treinamento da sua equipe é importante?

Uma experiência de compra desagradável é um dos principais motivos para o consumidor não efetuar uma compra. Tão importante quanto ter bons produtos na sua loja, é saber oferecer o melhor produto para o seu cliente. E isso, sem dúvidas, só é possível através de uma boa equipe de vendas.

©Linkedin Sales Navigator

Estudos indicam que um cliente satisfeito provavelmente deverá contar a sua boa experiência para uma média de 9 pessoas, enquanto um cliente com experiência ruim irá contar para 16 pessoas. E o que isso quer dizer? Basicamente, que quanto mais a sua equipe for treinada, maiores serão as suas chances de vender mais e – principalmente – vender melhor.

Porém, fazer um bom treinamento de equipe querer dedicação e muito planejamento. Cada equipe possui um perfil e, consequentemente, dificuldades específicas. Para planejar o treinamento dos seus vendedores, você pode seguir 5 etapas:

 

  • Levantamento das necessidades de treinamento
  • Definição dos objetivos – para a loja e para a equipe
  • Elaboração do modo a ser elaborado com a equipe
  • Definição do orçamento
  • Escolha das melhores técnicas a serem implementadas
  • Organização do plano a ser colocado em prática.

 

E nem sempre você precisa ter um investimento tão alto. Você pode começar treinando a sua equipe até mesmo utilizando o Pinterest. Quer saber como? Confira neste post as nossas dicas!

 

Selecione o melhor tipo de capacitação

A chave para o sucesso do seu negócio está na capacitação da sua equipe. E não só financeiramente falando, afinal, uma equipe capacitada pode trazer inúmeros benefícios, como aumento da produtividade, uma maior retenção de talentos e um vínculo entre consumidor e loja. 

Em uma loja de roupas, além da capacitação com técnicas de vendas, é preciso investir na capacitação de informações técnicas sobre os produtos. Sua equipe precisa conhecer sobre tecidos, modelagens e cores, por exemplo, para conseguir ofertar o melhor produto para cada cliente.

©Felipe Furtado

Antes de aplicar a capacitação, é necessário entender o treinamento que mais se encaixa com o perfil do seu time. 

Quer saber quais os nichos e como capacitar a sua equipe da melhor maneira?

Baixe agora o nosso E-book exclusivo Como treinar vendedores para um melhor atendimento!

 

Na prática: como treinar uma equipe campeã em vendas

Depois de criar um planejamento certeiro e selecionar o melhor método para capacitar a sua equipe, é hora de colocar o plano em prática! 

O primeiro passo a ser executado é criar um plano de carreira para os seus funcionários, para que eles se sintam motivados diariamente. Além disso, estabeleça metas justas e possíveis com sua equipe e não deixe de mensurar os resultados através dos indicadores de sucesso.

Outra questão significativa no treinamento da equipe é fazer avaliações periódicas, tanto nos resultados da loja, quanto do desenvolvimento e produtividade dos vendedores. Para mensurar os resultados, utilize métricas estabelecidas e deixe tais métricas muito claras à equipe. Você pode trabalhar com diversos tipos de métricas, como por período de tempo, por quantidade de produtos vendidos, percentual médio de vendas de sucesso e velocidade de vendas.

©CoWomen

E não se esqueça: uma equipe de vendas é o reflexo de seu gestor. Por isso, além de treinar a equipe, é imprescindível que você esteja em constante evolução para ser um bom líder. Confira 5 dicas para fazer uma boa gestão de loja!

E você? Já começou a investir na capacitação da equipe de vendas? Baixe agora o nosso e-book para ter o manual completo de como treinar seus vendedores!

 

Avatar

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *