Máscaras faciais: tipos, tecidos e cuidados essenciais

As máscaras faciais de proteção já fazem parte do dia a dia de todos os brasileiros. Usar uma máscara facial é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a propagação da COVID-19. Outras medidas importantes são praticar distanciamento físico, utilizar álcool 70% e lavar as mãos frequentemente.

Tão importante quanto usar as máscaras de proteção, é saber quais os tipos e os principais cuidados para garantir a sua proteção. Confira, no Crescer com Elian, nossas dicas para utilizar esse item indispensável no seu dia a dia. 

 

Quais os tipos de máscara existem?

Existem alguns tipos diferentes de máscaras faciais para se proteger contra o coronavírus.

É importante lembrar que todas as máscaras faciais devem se ajustar ao rosto, cobrindo o nariz e a boca para serem eficazes. Para proteger a si e aos outros, aprenda que tipos de máscaras existem:

©Engin Akyurt

 

Máscaras cirúrgicas

As máscaras cirúrgicas são coberturas descartáveis ​​geralmente usadas por profissionais da saúde como equipamento de proteção individual (EPI), durante cirurgias ou outros procedimentos. Eles geralmente são feitos de uma combinação de papel e plástico, não sendo reutilizáveis.

Estudos apontam que elas filtram de 60% a 80% das pequenas partículas carregadas pelo ar – isso em condições testadas em laboratório.

As máscaras cirúrgicas são projetadas para proteger contra grandes gotas respiratórias, mas não protegem contra gotas menores. Elas são eficazes para ajudar a proteger outras pessoas ao seu redor, se você for um portador do vírus. 

 

N95 ou máscara médica de nível profissional

Conhecida por ser muito eficaz, seu nome faz alusão ao fato de que pode bloquear pelo menos 95% das partículas minúsculas transportadas pelo ar. Essas máscaras são feitas com poliéster e outras fibras sintéticas.

©Ashkan Forouzani

Os respiradores N95 e outras máscaras médicas de nível profissional são cuidadosamente dimensionados para formar uma vedação entre o ar externo e o rosto. 

Elas são projetadas para proteger os profissionais de saúde das gotas no ar. Os profissionais de saúde que usam máscaras N95 passam por um teste detalhado do ajuste da máscara para garantir que ela crie uma vedação total – um serviço atualmente indisponível para o público em geral.

 

Face Shield

A Face Shield é um protetor facial constituído de folhas de plástico transparentes que pendem de uma faixa de cabeça, cobrindo o rosto do topo da cabeça até abaixo do queixo. Antes da pandemia, eles geralmente eram usados ​​por profissionais de saúde que realizavam procedimentos propensos a respingos de fluidos corporais, por exemplo dentistas. 

Os membros do público em geral que mantêm pelo menos 1,5 metros de distância de outras pessoas e usam algum outro tipo de máscara não necessariamente precisam usar a Face Shield. 

©JESHOOTS.COM

Protetores faciais podem ser usados ​​para fornecer uma camada extra de proteção quando em estreita proximidade com outras pessoas. No entanto, eles não fornecem a mesma proteção que uma máscara porque não fornecem uma barreira para as gotículas respiratórias, que podem subir sob elas.

 

Máscaras de tecido

Para a pessoa comum que não está trabalhando com pacientes em um ambiente de saúde, as máscaras de tecido são as mais indicadas para se proteger contra o coronavírus, afinal, elas podem ser facilmente feitas com suprimentos em casa ou comprados e também podem ser lavadas e ​​reutilizadas.

 

Como escolher o melhor tecido para a máscara de pano caseira?

Vários materiais de tecido são adequados para fazer máscaras de tecido, como algodão, mistura de algodão, flanela, poliéster, chiffon, seda, cetim e linho. O tamanho e o ajuste adequados são fatores essenciais para garantir a eficácia de proteção. 

Além disso, em entrevista coletiva Maria van Kerkhove – epidemiologista da OMS – afirmou que o modelo com três camadas é comprovadamente superior às máscaras mais simples ou de dupla face.

Para garantir uma proteção em um nível considerado satisfatório, o ideal é que cada máscara tenha um forro de algodão, para absorver a água e conter a umidade.

Já a camada externa deve ser confeccionada com um tecido impermeável, como o poliéster. E, no meio, é preciso que haja uma camada que funcione como um filtro. Neste caso, o material mais indicado é o polipropileno, um tipo de fibra sintética.

 

Cuidados essenciais com a sua máscara

As máscaras de proteção facial são comumente utilizadas como uma das barreiras contra a possibilidade de contrair a Covid-19, sendo que pode estar ou ser contaminada na parte externa, por isso se faz extremamente recomendado não tocar na peça. Caso seja necessário tocar, é preciso higienizar bem as mãos antes de qualquer outra ação. 

©Thomas de Luze

Além disso, é importante lembrar que, ao falarmos sobre o manuseio da máscara de proteção facial, é preciso ressaltar que sempre deve-se fazê-lo pelas laterais, ou seja, usando laços, fitas ou elásticos que fixam a peça atrás da orelha.

É preciso também a conscientização de lavar as máscaras de tecido após o uso.

Modelos em tecidos como o algodão podem ser lavados normalmente com água quente.

Máscaras cirúrgicas azuis descartáveis ​​não podem ser lavadas ou limpas e devem ser jogadas fora quando estiverem visivelmente sujas ou danificadas.

Depois de lavar as máscaras de tecido, recomenda-se secá-las na secadora em alta temperatura, ou até mesmo passá-las com ferro elétrico – caso não sejam lavadas em alta temperatura.

Ao comercializar máscaras na sua loja, analise com cautela sobre o tecido, além das especificações necessárias para a proteção de seus consumidores! No Venda Mais, nossa loja exclusiva para o lojista, você encontra diversas opções de máscara. Lá, você encontra máscaras de adulto e infantil para ofertar aos seus clientes. Clique aqui e confira!

 

Avatar

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *