Como fazer um saldão de sucesso

Você tem mercadorias não vendidas em sua loja?

Os produtos não vendidos estão acumulando poeira em suas prateleiras ou ocupando espaço em seu estoque, eles não estão gerando lucros para o seu negócio. Então é hora de uma liquidação!

Fazer um saldão com as peças paradas no estoque pode ser uma estratégia de marketing altamente eficaz. A queima de estoque pode atrair não apenas seus clientes regulares, mas também clientes que, de outra forma, não parariam em sua loja. 

Quer fazer um saldão de sucesso mas não sabe por onde começar? Confira agora dicas exclusivas aqui no Crescer com Elian!

Quando fazer uma queima de estoque?

O estoque parado em uma loja de roupas é sinônimo de dinheiro parado para o varejista. Uma boa alternativa para acabar com as peças paradas é fazer uma queima de estoque com descontos e promoções bem atrativas para os clientes.

É importante você se atentar para que sua queima de estoque não resulte em prejuízos. Assim, uma queima de estoque deve ser atrativa tanto para o cliente (que pode comprar produtos com preços mais atraentes), quanto para você aumentar as vendas da sua loja e renovar o estoque.

Um bom momento para planejar uma queima de estoque é ao final de uma coleção, para que seja possível fazer novos pedidos para as novas tendências e lançamentos da nova coleção.

©Xiaolong Wong

Ao planejar o seu saldão, também é importante analisar as suas expectativas e projeções de vendas, além da margem de lucro e a época do ano que você irá realizar a promoção.

 

Ofereça mais de um tipo de desconto

Os consumidores são bombardeados diariamente com várias promoções, de todos os tipos, principalmente pelas redes sociais.

Por isso, é importante criar uma estratégia eficaz para chamar os seus clientes para a loja no saldão de produtos da sua loja. Oferecer mais do que um tipo de desconto é um ótimo jeito de atrair os mais diversos tipos de consumidores.

Você pode fazer descontos progressivos (quanto mais peças o cliente comprar, maior o desconto), pode fazer um setor de peças com muito desconto (mais de 50%), montar kits promocionais (uma ótima opção para vender produtos que o consumidor não compraria normalmente), ou até mesmo oferecer algum brinde ou desconto extra após um determinado valor.

É essencial que você analise o perfil do seu cliente e identifique quais as melhores promoções para a sua loja.

 

A exposição é o segredo

Ao fazer um saldão, é preciso estar atento à disposição dos produtos na loja para atrair o consumidor. Um erro comum é colocar as peças em promoção no final da loja, o que pode funcionar quando você fizer uma promoção menor, ou até mesmo quando já tiver com a nova coleção na loja, tendo apenas algumas peças restantes da promoção. No caso de uma queima de estoque, é importante que o cliente já entre na loja identificando os produtos em promoção.

Muitas vezes, você pode atrair os clientes a entrar em sua loja colocando os itens de liquidação relativamente perto da porta. Tente também colocar alguns itens de liquidação pequenos perto da fila do caixa. Você ficaria surpreso com quantas pessoas não conseguem resistir a isso.

©Artem Beliaikin

Outra técnica que funciona muito bem e gera o desejo de compra é criar grupos de produtos nos expositores, ou até mesmo em cestas. Para cada grupo, você pode determinar um desconto ou um preço específico. Foque em deixar os cartazes com o desconto ou valor bem à mostra, para chamar a atenção.

 

Defina prazos para o saldão 

Outro erro comum entre os varejistas é deixar a promoção ir acontecendo, sem determinar um prazo final. 

Quando você determina quando o saldão começa e quando termina, faz com o que os clientes tenham um sentimento de urgência, algo como “preciso ir na loja hoje mesmo”. A promoção pode ser válida por alguns dias ou até quando os estoques acabarem, por exemplo. 

Exponha ao cliente a data de encerramento e tente ao máximo cumprir esse prazo. Claro que se a promoção não ocorrer como o esperado e se você ainda tiver produtos do saldão no final da promoção, é possível prorrogar os descontos por alguns dias a mais, mas sem exageros.

 

A divulgação é tudo!

O segredo do sucesso no seu saldão é ser criativo na sua divulgação! Comunicar “Leve 2, pague 1” é a mesma coisa que oferecer um produto com 50% de desconto, mas assim a probabilidade de o seu cliente comprar mais produtos é muito maior.

Tenha materiais de ponto de venda bem atrativos, faça adesivos para a vitrine e intensifique muito a divulgação pelas redes sociais.

©Dan Burton

Tenha muita clareza na comunicação com seus clientes para não gerar transtornos e foque em frases de impacto para o seu saldão, como “saldão imbatível com até 70% de desconto”, “últimos dias com toda a loja a 50%” ou até colocar uma contagem regressiva de quantos dias restam da promoção.

Antes de terminar o seu saldão, não se esqueça de montar o seu estoque com novidades. Seus clientes precisam sentir que, ao acabar a promoção, haverá novos produtos na loja. Para isso, faça seu pedido das marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle pelo Venda Mais, a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

 

Julia Zamoner

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *