Plano de Marketing: 5 passos para criar o seu

Um plano de marketing é um pouco como o conceito de uma loja. Todas deveriam ter um, mas muitas vezes o plano de marketing não é adequado para o propósito, desatualizado e revisado ​​com pouca frequência.

Sem um plano, não há direção para a sua loja ou seus funcionários, as decisões podem ser erradas, as oportunidades podem ser perdidas e as ameaças podem danificar ou destruir os negócios.

Se você está procurando criar estratégias para a sua loja, aqui estão 5 passos para criar um plano de marketing de sucesso!

 

1. Faça uma análise do seu negócio

Um bom plano começa com a pergunta: “onde estamos agora?”.

Isso significa fazer uma análise detalhada de como está o seu negócio e o que é preciso fazer para chegar no objetivo que você quer.

E essa análise não é só financeira. É preciso também ter uma visão por meio de seus clientes sobre o atendimento da loja, os produtos, que tipo de promoções eles mais se atraem, etc. 

©Priscilla Du Preez

Posicionar sua loja de forma competitiva requer uma compreensão do seu nicho de mercado e do seu público-alvo. Você não só precisa ser capaz de descrever o que comercializa, mas também deve ter uma compreensão clara do que seus concorrentes estão oferecendo e ser capaz de mostrar como seu produto ou serviço oferece um valor melhor.

Para isso, nada melhor que construir um bom Plano de Negócios. Confira como começar o seu aqui!

 

2. Defina como é o seu cliente e onde ele está

Desenvolver um perfil simples de um parágrafo de seu cliente em potencial é o segundo passo para desenvolver um plano de marketing. Você pode descrever o seu público-alvo em termos de dados demográficos – idade, sexo, composição familiar, rendimentos e localização geográfica – bem como estilo de vida. 

©Austin Distel

É importante também entender que tipo de conteúdo o seu possível cliente consome. Seja pelas redes sociais – como Instagram, Tiktok, Facebook – ou até mesmo em programas de televisão.

 

3. Faça uma lista do seus objetivos

Sem metas e objetivos, é quase impossível criar um planejamento para a sua loja de roupas. O que você deseja que seu plano de marketing alcance? Quais as suas metas por mês, trimestre ou até anuais?

Escreva uma pequena lista de objetivos – e torne-os mensuráveis ​​para que você saiba quando os alcançou.

Se você precisar de ajuda para criar seus objetivos, você pode levar em consideração alguns aspectos:

 

  • Você tem mais chance de atingir uma meta se ela for específica. Levantar capital não é um objetivo específico. Já faturar R$50.000,00 em um mês, é. 
  • Seja positivo ao definir seus objetivos. 
  • Estabeleça metas realistas e que sejam possíveis de serem alcançadas para não criar frustrações desnecessárias. Uma vez que seu primeiro objetivo seja alcançado, você pode alcançar outros maiores.
  • Crie metas a curto e longo prazo. Metas de curto prazo podem ser atingidas em um período de semanas a um ano. As metas de longo prazo podem ser de cinco, 10 ou até 20 anos – estas devem ser substancialmente maiores do que as metas de curto prazo, mas ainda devem ser realistas.

 

4. Pesquise e escolha as suas estratégias de marketing

O segredo para o sucesso de um plano de marketing é pesquisar muitas estratégias até entender qual funciona melhor com o seu perfil de clientes.

Para definir suas táticas, delineie suas principais estratégias de marketing e, em seguida, inclua uma variedade de métodos que você usará para alcançar clientes potenciais em qualquer ponto de seu ciclo de vendas. Por exemplo, você pode combinar outdoors, anúncios impressos e pesquisas locais online para alcançar clientes, mas usar o e-mail para contatá-los.

©Slidebean

Para identificar seu mix de marketing ideal, descubra em qual mídia seu público-alvo recorre para obter informações sobre o tipo de produto ou serviço que você vende – como as redes sociais ou Google.

 

5. Coloque seu plano em prática

Após definir seu público, metas e a melhor estratégia de marketing para a sua loja, é hora de colocar seu plano em prática! 

Lembre-se de que é muito – essencial, na verdade – delimitar um orçamento realista para as suas campanhas de marketing.

Faça o possível para ganhar o máximo de divulgação espontânea – aquela que você não precisa contratar ou investir (como um cliente que posta um look e marca a sua loja nas redes sociais, por exemplo). Além disso, seu plano de marketing precisa visar campanhas reais, que alcancem de maneira verdadeira os seus clientes para que os mesmos sejam fidelizados.

E não se preocupe se a sua loja de roupas não receber resultados instantâneos. Um bom plano de marketing obtém resultados a partir da constância e também de possíveis mudanças – se necessário.

De nada adianta um plano de marketing incrível se você não oferecer os melhores produtos ao seu cliente. Faça agora o seu pedido das marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle pelo Venda Mais – a loja online exclusiva para lojistas do Grupo Elian!

 

Avatar

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *