Conheça os tecidos mais indicados para roupas infantis

Escolher o melhor produto de moda infantil para oferecer na sua loja de roupas não é tarefa fácil. Além das melhores tendências de moda, é preciso focar em produtos que tragam muita qualidade e conforto ao consumidor.

Existem regulamentações – como A Lei NBR 16365/2015 – que estabelecem parâmetros de segurança para roupas infantis para eliminar qualquer risco que as peças possam causar nas crianças.

Uma delas são os tecidos – elemento essencial para uma peça de roupa de qualidade.

Você tem dúvidas de como escolher os produtos da sua loja? Então conheça agora, no Crescer com Elian, os tecidos mais indicados para roupas infantis!

 

Conhecendo os tecidos

Mais importante do que saber os nomes do tecido, é preciso – em primeiro lugar – saber com quais fibras os tecidos são feitos.

Mas, afinal, o que são fibras?

A Fibra têxtil é a matéria-prima fibrosa a partir da qual os tecidos são fabricados, ou seja, as fibras são transformadas em fios por processos físicos e, assim, os fios são transformados em tecidos. 

©Janko Ferlic

Existem dois tipos de fibras têxteis: as naturais e as químicas. 

 

As fibras naturais, como o próprio nome já diz, são encontradas prontas na natureza e precisam de poucos – ou nenhum – processos para serem transformadas em fios.

Podem ser divididas em origem animal, mineral e vegetal. Alguns exemplos são: algodão, linho, lã, juta e seda.

as fibras químicas ainda podem ser divididas em dois subtipos: as artificiais e as sintéticas.

As fibras químicas artificiais são produzidas quimicamente, mas possuem uma matéria-prima proveniente da natureza (celulose). Temos como um exemplo comum a Viscose ou o Modal.

Enquanto isso, as fibras químicas sintéticas são totalmente produzidas quimicamente, desde a matéria-prima (proveniente do petróleo), até os processos a qual passam para se tornarem fios. Temos como exemplo o Poliéster, Acetato, Lycra e o Elastano.

As informações sobre as fibras de uma peça estão sempre na etiqueta de composição dentro da peça, definidas por porcentagens. 

 

Como saber se estou escolhendo o melhor tecido?

Sabendo as fibras utilizadas para desenvolver uma peça, fica muito mais fácil entender se o tecido é uma boa escolha, ou não.

Os tecidos naturais geralmente são mais frescos, possuem toque mais agradável, são mais duráveis e deixam a pele respirar. Em contrapartida, amassam com maior facilidade e têm maior propensão a desbotar.

©Volha Flaxeco

Já os tecidos sintéticos são mais quentes, não deixam a pele respirar e acumulam eletricidade estática. Mas também têm secagem mais rápida e não amassam.

Levando em consideração que um dos pontos mais importantes que os consumidores buscam ao comprar roupas para um criança é o conforto, vale pensar que talvez os tecidos naturais, como a malha, ou artificiais como a viscose sejam boas opções, principalmente para as partes de cima (blusas, casacos, etc). Nas partes de baixo, como as crianças tendem a não suar tanto nas pernas, tecidos sintéticos podem ser boas opções (principalmente por não amassar).

Os tecidos sintéticos também podem ser utilizados, mas é preciso pesquisar sobre os seus fornecedores para analisar quais utilizam tecidos de qualidade. 

Procurando peças com tecidos de qualidade para a sua loja? O Grupo Elian trabalha com os melhores tecidos do mercado. Faça agora seu pedido pelo Venda Mais – a loja online exclusiva para lojistas!

A mistura de fibras pode ser uma escolha prudente nesses casos. Uma peça com 60% de poliéster e 40% de algodão, por exemplo, tende a ser muito mais fresca e confortável do que uma peça com 100% poliéster.

 

Conheça algumas opções de tecidos para apostar na moda infantil

Existem vários tipos de tecidos que podem ser mais indicados para garantir conforto e qualidade ao vestir para as crianças. Conheça alguns deles:

©Rebecca Grant

Algodão: natural, com toque macio, as peças em malha ou feitas com uma boa porcentagem de algodão vão garantir muito conforto ao vestir.

Algodão + poliéster: a mistura de um tecido natural e sintético pode ser muito boa, já que ainda garante maior conforto, com resistência.

Linho: natural, muito fresco e deixa os looks mais arrumados. É uma ótima opção escolher peças que tragam o linho com mais alguma fibra (como o algodão) para deixar o tecido mais maleável.

Tricô: ótima opção para os dias frios, porém dê preferência aos tricôs com maior porcentagem de algodão. Os tricôs com muito poliéster podem machucar ou coçar ao vestir.

Jeans: produzido através do algodão, pode ser muito confortável para as crianças. Os modelos com elastano trazem mais mobilidade ao dia a dia. Dê preferência aos que têm toque muito macio.

Nos próximos pedidos para renovar o estoque da sua loja, não se esqueça de ficar de olho na composição das peças. Afinal, produtos de qualidade atraem e fidelizam clientes!

 

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *