Como saber se uma roupa é de qualidade?

O que você leva em consideração ao renovar o estoque da sua loja? As principais tendências da coleção? Se é uma marca renomada no mercado? O mix de produtos e sua diversidade em tamanhos?

Tudo isso é muito importante, mas não podemos deixar de fora um fator essencial na decisão de compra: a qualidade de uma peça.

Peças de má qualidade não só são mais difíceis de vender, como criam uma imagem ruim para a sua loja de roupas.

Mas, afinal, como saber se uma roupa é de qualidade? Veja agora no Crescer com Elian!

 

O tecido faz a diferença

O tecido de uma peça é uma parcela importante para determinar se uma roupa é, ou não, de qualidade.

Tecidos que criam bolinhas, que rasgam com facilidade, pinicam ou limitam os movimentos dos consumidores são grandes problemas que um lojista pode vivenciar. Para isso não acontecer, é preciso conhecer mais sobre os tecidos – e também os fornecedores que você trabalha.

©Engin Akyurt

É importante levar em consideração que fornecedores que oferecem para a sua loja produtos absurdamente baratos, podem estar “enxugando” o valor em alguma característica da peça, como tecido, mão de obra escrava e muito mais.

Para descobrir se um tecido é de qualidade ou não, é preciso conhecer sobre as fibras têxteis e quais as suas características.

Quer mais mais? Temos um post exclusivo sobre tecidos aqui!

As coleções de Primavera Verão 2021 das marcas Elian, Colorittá, Maelle e Marialícia trazem opções de algodão, viscose e diversos outros tecidos que fazem a diferença na qualidade das peças! 

 

Atenção aos acabamentos

Para saber se uma peça é ou não de qualidade, é necessário olhar mais a fundo. E isso inclui analisar os acabamentos, costuras e estamparia das peças.

Vire a peça do avesso, veja como estão as costuras. Elas estão alinhadas ou muito remendadas? Peças com costuras ruins geralmente têm mais chances de descosturar e de não possuírem qualidade.

Também olhe o encontro das costuras. Os encontros onde começa uma parte da peça e termina outra (por exemplo onde terminam as cavas e começa o corpo da peça) precisam estar alinhados, principalmente em peças com estampas (mais ainda para as roupas listradas).

©Salvador Godoy

Ao comprar de um fornecedor pela primeira vez, peça para o representante lhe apresentar o mostruário. Pegue na mão as peças e verifique tudo que puder, no avesso e direito. Os caimentos também são muito importantes! Verifique se a modelagem não fica torta ou estranha no corpo.

 

Olhe de perto os detalhes

Não podemos esquecer dos detalhes! Assim como eles atraem os consumidores, também podem afastá-los. Olhe de perto para as estampas (se no mostruário elas já estiverem parecendo craqueladas, provavelmente não terá grande durabilidade).

Outros detalhes muito importantes de investigar em uma roupa são as aplicações (como bordados e pedrarias), além de botões, zíperes e até mesmo etiquetas decorativas.

Marcas que prezam por qualidade também terão bons detalhes.

Dê preferência para fornecedores que se preocupam com o meio ambiente e a sustentabilidade. O Grupo Elian, por exemplo, possui a Certificação ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e é um dos muitos parceiros para alcançar as 17 metas que deverão ser cumpridas até 2030 para vencer os desafios da humanidade e oportunizar condições de vida digna a todos no planeta.

 

Preço x qualidade

Uma roupa cara não necessariamente significa uma roupa de qualidade. Os fatores que determinam se uma peça tem boa qualidade devem ser analisados a partir dos tópicos mencionados acima.

©Priscilla Du Preez

Na teoria, peças com maior valor tem melhores tecidos, trazem melhor acabamento e são mais conscientes. Mas, infelizmente, nem sempre é assim que acontece.

Muitas vezes, o preço de uma peça é determinado pelo valor da marca, ou por seu investimento em marketing. Assim, é importante estar atento ao fazer o pedido das peças para a sua loja.

Veja seus fornecedores, compare tecidos, acabamentos e, só assim, chegue a um veredito de quais peças são melhores e de maior qualidade.

O Grupo Elian é reconhecido nacionalmente por seu cuidado constante em desenvolver peças de qualidade, desde o processo de fiação, até o acabamento das peças. Confira agora as novas coleções das marcas Marialícia, Maelle, Elian e Colorittá pelo Venda Mais – a nossa loja online exclusiva para lojistas!

 

Juliana Maia

Escrito por Juliana Maia

Formada em Gestão de Marketing e em Produção e Design de Moda, com MBA em Gestão de Projetos. Branding, Direcionamento e Gestão de Marcas e Pesquisa de Cultura de Moda. Vivendo no mundo da comunicação e do marketing de moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *