Quais são os melhores tecidos para os dias mais quentes

Conforto, durabilidade e qualidade: tais características são essenciais para uma peça de roupa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e procuram por produtos que realmente agreguem ao guarda-roupa.

No verão, além de conforto e durabilidade, os consumidores buscam roupas que garantam frescor mesmo em temperaturas mais altas. 

E como saber quais os melhores tecidos para trazer ao mix de produtos da sua loja, estando preparado para os dias mais quentes? Confira agora no Crescer com Elian!

 

Por quê saber diferenciar tecidos?

Peças com bons tecidos são mais duráveis, têm melhor caimento, agregam mais valor ao produto e oferecem maior aceitação pelos consumidores. Só com a primeira frase você já tem a resposta para a pergunta deste tópico.

Saber diferenciar um tecido bom de um tecido ruim nem sempre é tarefa fácil, mas essencial para você criar um bom mix de produtos na sua loja e vai te ajudar a criar um estoque ideal para a sua loja de roupas.

Existem tecidos que são mais quentes, outros mais frescos, outros que amassam mais e conhecer isso vai fazer a sua loja ser referência na região. Para entender mais sobre tecidos, você precisa aprender sobre as suas características. Confira nosso post exclusivo para saber se uma roupa é, ou não, de qualidade! 

 

As melhores opções de tecidos para o calor

Como já falamos neste post, entender sobre as fibras têxteis é o mais importante quando falamos sobre tecidos. Enquanto as fibras naturais são mais frescas, deixam a pele respirar e são mais maleáveis (o que pode proporcionar mais conforto), vale pensar que tecidos naturais são ótimas opções para o calor.

Isso quer dizer que tecidos que não são naturais são proibidos no calor? Não necessariamente. 

©Ethan Bodnar

Neste caso, é interessante pensar em tecidos artificiais (aqueles que passam por processos químicos, mas possuem matéria-prima natural – celulose) como a Viscose. Outro ponto interessante é pensar que uma blusa, por exemplo, de tecido sintético (como o Poliéster) pode ser mais fresca com uma modelagem de de alças, do que com mangas ¾, pois deixam mais pele à mostra.

Ainda assim, existem alguns tecidos que são boas opções para os dias de calor, como:

 

ALGODÃO

Feito com fibras naturais que deixam a pele respirar, é confortável e maleável. Possui uma elasticidade natural, sendo apropriado tanto para modelagens mais soltas, quanto mais justas ao corpo. Possui alta capacidade de absorção e tingimento, sem contar que pode ser lavado e passado sem muita preocupação.

 

SEDA

Leve, com toque suave e leve brilho, a Seda é um dos tecidos mais nobres do mundo. Versátil, é ótima para dar aconchego ao inverno e também para deixar os looks de verão frescos, pois é um tecido natural.

É preciso ter atenção para que, na etiqueta de composição, esteja escrito 100% Seda. Muitos fornecedores vendem o tecido como Seda natural, mas na verdade possui uma composição sintética.

 

LINHO

Entre as principais características do tecido de Linho estão a durabilidade, maciez e a sofisticação. Além disso, se trata de um tecido ecológico, pois é proveniente de uma planta herbácea.

Em contrapartida, por ser natural, é um tecido que amassa com facilidade e geralmente é mais estruturado, o que pode não agradar alguns consumidores. Variações de linho com 

algodão também são boas opções, já que podem ser mais baratos e amassar menos. 

 

VISCOSE

A viscose é um tecido artificial (que possui processos químicos, mas que sua matéria-prima é da natureza, a celulose) e, por isso, é uma ótima opção de tecido para o calor, mesmo que não seja natural.

Tem como característica ser um tecido leve, com caimento fluído e toque macio – perfeito tanto para blusas, quanto para partes de baixo como saia e calças, além de vestidos.

 

DICA: se um tecido tiver até 25% de uma fibra sintética em sua composição (poliéster, elastano, acrílico, etc), ele é um bom tecido para o calor.

Um olhar para as cores

As cores também podem influenciar muito para uma roupa ser mais fresca, ou não.

Na teoria, roupas mais claras são mais frescas que roupas pretas, por exemplo. Mas, na verdade, não é bem assim que funciona e quem explica é a ciência. 

©Parker Burchfield

As pessoas tendem a achar que roupas mais claras são mais frescas porque refletem a luz solar, enquanto a preta absorve, mas é preciso levar em consideração que o corpo humano também gera calor. Então, se alguém usa uma roupa larga branca, por exemplo, o calor rebate contra o tecido e não consegue sair. 

Já com o tecido preto o absorve e, se houver vento, leva o calor para longe.

Mas, o que isso significa?

Basicamente, quando for uma roupa justa ao corpo, é melhor sim usar uma cor mais clara do que escura. Em contrapartida, se for uma roupa larga, o melhor é que seja uma peça mais escura – de preferência em tecidos mais naturais.

Agora que você já sabe mais sobre as melhores escolhas de roupas para o verão, como está o estoque da sua loja? Está preparado para atender os seus clientes com os melhores produtos? 

Para oferecer o melhor na sua loja de roupas, faça seu pedido agora no Venda Mais – a loja online exclusiva para lojistas do Grupo Elian, que traz as marcas Maelle, Marialícia, Elian e Colorittá!

 

Avatar

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *